Prefeitura

Saae adota sistema de rodízio para garantir abastecimento de água tratada

407

Por
Publicado em 19/04/2016 às 20:35  •  atualizado há 10 dias


São mais de 30 dias sem chover em Guaçuí, situação que fez o volume de água captada sofrer redução de aproximadamente 40%.
 
 
 
 
Texto: Prefeitura de Guaçuí
Foto: Saae/Divulgação
 
São mais de 30 dias sem chover em Guaçuí e o nível dos córregos e rios está bem abaixo do normal. Situação que causa reflexo direto, com a redução do volume de água bruta captada para tratamento. Para ter condições de atender a todos os bairros, nesta segunda-feira (19), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) passou a adotar medidas de rodízio para distribuição de água tratada.
 
Em períodos normais de captação o volume de água bruta que chega à Estação de Tratamento de Água (ETA) do morro do Cristo, gira em torno de 120 litros/segundo. Com o longo período de estiagem houve uma redução de aproximadamente 40%, deixando a quantidade captada em um nível crítico de 82 litros/segundo.
 
O sistema de rodízio iniciado é válido para todos os bairros e será feito com a divisão da cidade em três áreas, que receberão água tratada em horários alternados, conforme quadro abaixo:
 
BAIRROS
HORÁRIO DE DISTRIBUIÇÃO
Tancredo Neves, Bairro da Fiat, Rua das Palmeiras, Bairro São Miguel, Rua da Palha, Vale do Sol, Reservatório: Antônio Francisco Moreira 1ª, 2ª e 3ª etapa, Vila dos Professores e Manoel Monteiro Torres.
 
 17h às 05h

Balança, Manoel Alves Siqueira, Edith Castro, Horto Florestal, Nova Guaçuí, Santa Cecília, Av. José Ferreira Alves.
 
19h às 07h
Av. José Alexandre, Av. Espírito Santo, Quincas Machado, Praça da Matriz, Centro e adjacências. (Motivo de concentração das escolas, hospital e pronto socorro).
 
05h às 19h.
 
“Acompanhando a previsão do tempo, não existe previsão de chuva para os próximos dias e a recomendação à população é de que se economize água e evite desperdícios”, alerta do diretor do Saae, Wagner Martinho. 
 
Decreto
 
Está vigente o decreto que determina restrições ao uso de água potável fornecida pelo Saae para residências, indústrias, comércios e prédios públicos. A medida visa a garantir o atendimento das necessidades fundamentais da população. De acordo com o documento, fica proibido utilizar água tratada para lavar veículos, calçadas, frentes de imóveis, ruas, encher piscinas e outras situações que caracterizem desperdício.
 
Em caso de mau uso da água tratada, na primeira constatação será feita uma notificação. E em caso de segunda e outras infrações, será aplicada multa no valor correspondente a 100 UFGs (Unidades Fiscais de Guaçuí), ou seja, R$ 224,52 por incidência. O desperdício poderá ser caracterizado pelo despejo de água tratada na rede pluvial (que capta a água da chuva) ou na rede de esgoto.
 
A população também pode contribuir denunciando situações de desperdício de água tratada pelos telefones: (28) 3553-2367 – horário comercial das 8h às 17h e (28) 99916-8543 – plantão 24h.
 
Nova adutora
 
A obra da nova adutora foi retomada em fevereiro deste ano e segue o cronograma estabelecido. Dos 8,8 km de tubulações PVC de 300 mm, que terão capacidade para distribuir 100 litros de água por segundo, já está concluído um trecho de 2,5 km.
 
A obra vai canalizar água do ponto de captação na comunidade de São Felipe, na área rural de Guaçuí, até a estação de tratamento, constituindo uma segunda linha de captação e ampliando o volume de água para tratamento. O investimento total é de R$ 2.337.619,35 por meio de convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). (Saiba mais: http://goo.gl/zSdHyO)
 
 
 
 
 
Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-3389
 
 
 
*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.

https://guacui.es.gov.br/noticia/2016/04/saae-adota-sistema-de-rodizio-para-garantir-abastecimento-de-agua-tratada-out.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade