Saúde

Registrado o 4º óbito por Covid-19 em Guaçuí na manhã desta quinta-feira

O município registrou mais uma morte e agora soma quatro óbitos pela doença, enquanto o vírus se espalha por todo o município

4.697

Por Comunicação Guaçuí, fonte Saúde Guaçuí
Publicado em 04/06/2020 às 10:53  •  atualizado há 5 dias

Guaçuí registrou mais uma morte por Covid-19 nesta manhã de quinta-feira (4). Com isso, agora, o município soma quatro óbitos provocados pela pandemia do novo Coronavírus que, conforme pode ser observado no Boletim da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está se espalhando pela cidade e até distritos da zona rural.

A senhora que ia completar 90 anos este mês, no próximo dia 21, estava internada em estado grave na UTI da Santa Casa de Guaçuí, em um dos 10 leitos que a unidade hospitalar preparou e isolou para atender pacientes de Covid-19, era moradora do bairro Antônio Martins. Desde que a Santa Casa de Cachoeiro, referência da região para este atendimento, chegou a 100% de ocupação, a Santa Casa de Guaçuí passou a ser uma das referências regionais com leitos de UTI para a internação de pacientes vítimas da pandemia.

No boletim desta quarta-feira (3), quando Guaçuí ainda apresentava três óbitos, o número de casos confirmados da doença havia chegado a 47 no total, com outros 70 casos suspeitos. Os casos curados continuavam em 28 e os descartados haviam subido para 86, enquanto as notificações haviam chegado a 203. O boletim desta quinta-feira, sai no final do dia, com a confirmação desta 4ª morte e a atualização dos demais dados.

Por toda a cidade

Contudo, o que chama a atenção, analisando os números apresentados no boletim desta quarta-feira, é o fato dos casos confirmados se localizarem em diversos pontos da cidade e até fora dela, como o distrito de São Pedro de Rates, onde existem dois pacientes com Covid-19. No começo, os casos estavam concentrados no centro da cidade, onde agora existem sete confirmados, e no bairro São José, com dois, que fica próximo do centro. Mas agora, pode-se ver que o vírus está em pontos distantes da cidade, como a Vila dos Professores (1), Morada das Palmeiras (1), Antônio Martins (1 – óbito), Santa Cecília (1), e no km 94 da BR482 (1), considerando apenas os confirmados do boletim desta quarta-feira.

No dia 30 de maio, o Governo do Estado publicou o decreto 4659-R que trata sobre novas medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública, decorrente do novo Coronavírus (Covid-19)

Se forem considerados os curados, pode-se ver que também houve casos em bairros como o João Ferraz de Araújo, Manoel Monteiro Torres, Balança e Nova Guaçuí. E se forem levados em conta os casos suspeitos que aguardam análise do exame de laboratório, há possibilidades de confirmação em locais como os bairros Cid Moreira, Roberto Mendes, Vila Nova, Santa Cruz, Vale do Sol, São Miguel, Vista Alegre, Antônio Francisco Moreira, Horto Florestal, Quincas Machado, Manoel Alves Siqueira e nos distritos de São Miguel do Caparaó e São Tiago, entre outros já citados. Lembrando que esses casos suspeitos podem não ser confirmados, ou seja, ser descartados.

Prevenção

Mas os números mostram que é importante que as pessoas sigam as orientações de isolamento e distanciamento social, ficando em casa o maior tempo possível e usando máscaras quando for à rua. A Prefeitura de Guaçuí segue fazendo sua parte, com o monitoramento dos casos confirmados e suspeitos que estão em isolamento social, em suas casas. As pessoas que tiveram contato com esses pacientes, inclusive os casos de óbito, também estão sendo monitoradas.

No dia 30 de maio, o Governo do Estado publicou o decreto 4659-R que trata sobre novas medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública, decorrente do novo Coronavírus (Covid-19). Ao mesmo tempo, no Diário Oficial, da mesma data, também foi publicada a Portaria 100-R, da Secretaria do Estado da Saúde (Sesa), que define as medidas, dentro dos termos do decreto 4636-R, do dia 19 de abril.

Dessa forma, se mantêm as medidas de distanciamento social e higiene, como lavar as mãos com água e sabão, usar e manter álcool 70% (em gel ou líquido) ao alcance dos clientes nos casos das empresas, e manter a distância de 1,5 metro, no mínimo, entre as pessoas. Outras regras quanto ao funcionamento do comércio estão especificadas em decretos municipais, como o 1.401/2020 que define o limite de um cliente no interior do estabelecimento a cada 10 metros quadrados (m²).

Outras regras

Guaçuí se encontra no nível de Risco Moderado. Por isso, deve continuar seguindo as medidas de Risco Baixo mais outras restrições colocadas no nível de sua classificação que também serão usadas por municípios de Risco Alto. Sendo assim, a partir desta segunda-feira (1), os estabelecimentos comerciais só podem abrir das 10 às 16 horas, de segunda à sexta-feira, ou seja, sem funcionar aos sábados, com algumas exceções.

As exceções que não precisam obedecer a esse limite de horário e não permissão de abertura aos sábados, são farmácias, comércio atacadista, distribuidoras de gás de cozinha e água, supermercados, minimercados, hortifrutis, padarias, lojas de produtos alimentícios, lojas de cuidados de animais e insumos agrícolas, postos de combustíveis, lojas de conveniências (mas sem consumo no interior do estabelecimento), borracharias, oficinas de reparo de veículos automotores e de bicicletas e de estabelecimentos de vendas de materiais hospitalares. A limitação de horário também não se estende à prática do delivery, ou seja, podem ser feitas entregas domiciliares fora desse horário, por meio de vendas online, maneira em que também se pode manter contato com clientes e realizar as demais atividades para o andamento da empresa

Informações para a imprensa

Superintendência de Imprensa Oficial

(28) 3553-1387

Marcos Freire

comunicacao@guacui.es.gov.br

www.guacui.es.gov.br

www.facebook.com.br/prefeituradeguacui

www.youtube.com/prefeituradeguacui

www.twitter.com/guacui_gov

Fotos

Registrado o 4º óbito por Covid-19 em Guaçuí na manhã desta quinta-feira

A senhora ia completar 90 anos este mês, no próximo dia 21, e estava internada em estado grave na UTI da Santa Casa de Guaçuí. (Comunicação Guaçuí)

https://guacui.es.gov.br/noticia/2020/06/registrado-o-4-obito-por-covid-19-em-guacui-na-manha-desta-quinta-feira.html

Publicações relacionadas

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023  há 6 dias  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia PREFEITURA REALIZA MUTIRÃO DE PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE EM GUAÇUÍ  há 9 dias  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia EDITAL SEMUS Nº 01-2024 PARA A CONCESSÃO DE USO DE CADEIRAS DE RODAS MOTORIZADAS A Prefeitura de Guaçuí torna público o Edital para a concessão de uso de cadeiras de rodas motorizadas feitas sob medida que serão doadas à portadores de deficiência com vulnerabilidade social há 9 dias  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia SERVIDORES DA PREFEITURA REALIZAM MUTIRÃO CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE NOS BAIRROS E DISTRITOS DE GUAÇUÍ  há 3 meses  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA DIA D DA CAMPANHA DEZEMBRO VERMELHO  há 3 meses  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia MPES REALIZA REUNIÃO EM GUAÇUÍ PARA APRESENTAÇÃO DO NÚCLEO DE APOIO ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA (NAVV) O objetivo central da reunião foi dialogar sobre a importância da defesa das vítimas, visando a concretização de direitos e a promoção da Justiça. há 4 meses  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ CELEBRA FORMATURA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DE ENDEMIAS NO CURSO "SAÚDE COM AGENTE O Curso Programa Saúde com Agente  é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. há 4 meses  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ REALIZA ENTREGA DE CORDÕES DE IDENTIFICAÇÃO PARA CRIANÇAS AUTISTAS  há 4 meses  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ ADQUIRE DOIS CONSULTÓRIOS ODONTOLÓGICOS PORTÁTEIS PARA AMPLIAR ACESSO AOS CUIDADOS DE SAÚDE BUCAL A compra demonstra um avanço significativo na missão de tornar os serviços odontológicos mais acessíveis e convenientes para a comunidade. há 4 meses  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia ASSINADA ORDEM DE SERVIÇO PARA REFORMA E AMPLIAÇÃO DO PRÉDIO DA AGÊNCIA MUNICIPAL DE AGENDAMENTO - AMA  há 5 meses  •  Saúde

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade