Saúde

Região e Estado discutem implantação da Rede Cuidar em Guaçuí

Reunião realizada nesta segunda (05) serviu para tomada de decisões para implantação do projeto até o final de março

1.386

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação PMG)
Publicado em 05/02/2018 às 17:30  •  atualizado há 3 dias

Uma reunião realizada nesta segunda-feira (05), em Guaçuí, com a presença do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, e de 10 prefeitos da região Caparaó e sul do Estado serviu para a tomada de decisões para a implantação da Rede Cuidar, que irá atender a 14 municípios dessas regiões, até o final de março. A reunião aconteceu no Centro de Convivência da Terceira Idade de Guaçuí, que fica ao lado do prédio, onde vai funcionar a unidade que será gerida pelo Consórcio Público da Região Polo Sul (CIM Polo Sul).

A reunião foi coordenada pelo presidente do CIM Polo Sul, o prefeito de Mimoso do Sul, Ângelo Guarçoni Júnior – Giló. Ele apresentou a pauta da reunião que tratou sobre a mudança em rúbricas dos orçamentos que passem a permitir o direcionamento de recursos para a Rede Cuidar e também sobre a contratação de duas pessoas que irão tocar a implantação do projeto até o início de seu funcionamento. “E precisamos fazer tudo da forma mais transparente possível, para que o processo possa ser concretizado sem entraves”, disse.

O secretário Ricardo de Oliveira colocou que a implantação da Rede Cuidar deve ser um processo de construção coletiva e disse que a meta é colocar a unidade em funcionamento até o final de março. “A meta é desafiadora, mas temos que buscá-la, porque isso representa a melhoria na qualidade de vida das pessoas”, afirmou. “E a região é que deve administrar a Rede e não o Estado, porque o correto na Saúde é a descentralização dos serviços”, completou.

Anfitriã do encontro, a prefeita de Guaçuí, Vera Costa, destacou a preocupação do Governo do Estado em colocar a Rede Cuidar para funcionar na região e salientou a necessidade de explicar que não se trata de um Pronto Socorro ou Unidade de Saúde. “Os municípios vão continuar realizando a Atenção Básica, em suas unidades de saúde na busca de diminuir o atendimento nos prontos socorros”, colocou. “E temos também o sonho de vermos a Rede Cuidar funcionando aqui, não por ser em Guaçuí, mas por pertencer a toda região, onde as pessoas vão ser atendidas em especialidades, se for necessário, depois de passar pela Atenção Básica”, complementou.

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde, Superintendência Regional da Saúde do Sul do Estado e da Rede Cuidar Norte apresentaram detalhes e tiraram dúvidas sobre o funcionamento do projeto onde já está implantado e destacaram passos a serem seguidos. Sobre isso a prefeita de Guaçuí também falou que é preciso aprender com os exemplos apresentados. “Temos que aproveitar e aprender com os exemplos do que foi realizado no norte do Estado”, enfatizou.

Também estavam presentes os prefeitos de Iúna, Coronel Weliton; de Dores do Rio Preto, Ninho; de Divino de São Lourenço, Eleardo Brasil; de São José do Calçado, José Carlos de Almeida; de Bom Jesus do Norte, Marquinhos Messias; de Muniz Freire, Carlinhos Bazzarella; de Apiacá, Fabrício Thieubald; e de Muqui; Renato Prucoli, além do superintendente regional de Saúde do Sul do Estado, Jair Ferraço, entre demais secretários e representantes dos municípios envolvidos.

 

Rede Cuidar

De acordo com a Sesa, a Rede Cuidar é uma nova forma de atenção à saúde que pretende levar o atendimento próximo e humanizado aos capixabas. A ideia é diminuir as viagens de pacientes em busca de exames e consultas especializadas. Para isso, quando o paciente procurar a Unidade de Saúde de seu município, se for necessário, será encaminhado para a unidade da Rede Cuidar – um Centro de Especialidades Médicas, onde receberá atendimento integral e sairá com o Plano de Cuidado Individual.

 

Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
(28) 3553-1387
Marcos Freire
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov

Fotos

Região e Estado discutem implantação da Rede Cuidar em Guaçuí

A reunião aconteceu em Guaçuí, com a presença do secretário Ricardo de Oliveira e 10 prefeitos da região

 

 

 

 

https://guacui.es.gov.br/noticia/2018/02/regiao-e-estado-discutem-implantacao-da-rede-cuidar-em-guacui.html

Publicações relacionadas

LISTA DE MEDICAMENTOS

Noticia LISTA DE MEDICAMENTOS 2025  há 21 dias  •  Saúde

LISTA DE MEDICAMENTOS

Noticia JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 033 /2024 TERMO DE COLABORAÇÃO ENTRE O MUNICÍPIO DE GUAÇUÍ – ES, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS – APAE há 1 mês  •  Saúde

LISTA DE MEDICAMENTOS

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ DIVULGA RESULTADO FINAL DOS CANDIDATOS APTOS À CONCESSÃO DE CADEIRAS DE RODAS MOTORIZADAS  há 2 meses  •  Saúde

LISTA DE MEDICAMENTOS

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ LANÇA EDITAL PARA CONCESSÃO DE CADEIRAS DE RODAS MOTORIZADAS As inscrições serão realizadas presencialmente, entre os dias 17 de outubro e 4 de novembro de 2024, das 7h às 13h, na Sala do Bolsa Família – Antigo NASF. há 3 meses  •  Saúde

LISTA DE MEDICAMENTOS

Noticia EDITAL SEMUS Nº 02-2024 PARA A CONCESSÃO DE USO DE CADEIRAS DE RODAS MOTORIZADAS O presente Edital tem como objetivo à concessão de uso de 09 (nove) cadeiras de rodas motorizadas à pessoa com deficiência com vulnerabilidade social deste Município, há 3 meses  •  Saúde

LISTA DE MEDICAMENTOS

Noticia SAÚDE DE GUAÇUÍ DISPONIBILIZA CONTATO DIRETO COM UNIDADES VIA CELULAR  há 3 meses  •  Saúde

LISTA DE MEDICAMENTOS

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE DE GUAÇUÍ REALIZA AÇÕES DO OUTUBRO ROSA NAS ESFs COM AGENDAMENTO DE MAMOGRAFIA E PREVENTIVO A campanha segue até o final do mês, com atendimentos e orientações em todas as ESFs do município. há 3 meses  •  Saúde

LISTA DE MEDICAMENTOS

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ, ANUNCIA O LANÇAMENTO DE APLICATIVO DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS ONLINE Em Guaçuí, a partir do dia 08 de julho, será possível marcar consultas pelo aplicativo CONSUS. há 6 meses  •  Saúde

LISTA DE MEDICAMENTOS

Noticia JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024 COOPERAÇÃO FINANCEIRA PARA MANUTENÇÃO DO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA IDOSOS DESENVOLVIDO PELO LAR DOS IDOSOS FREDERICO OZANAM DE GUAÇUÍ há 8 meses  •  Saúde

LISTA DE MEDICAMENTOS

Noticia GUAÇUÍ DESTACA-SE NO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA: APLICAÇÃO DE 1632 DOSES GARANTE 2º LUGAR NO RANKING ESTADUAL  há 9 meses  •  Saúde

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade