Realizado na Câmara Municipal de Guaçuí, o primeiro encontro do Comitê de Bacia do Itabapoana

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 22/06/2017 às 18:12  •  atualizado há 12 horas

Guaçuí recebeu nesta quarta-feira (21), integrantes do recém instituído Comitê da Bacia Hidrográfica do Itabapoana e integrantes do Governo do Estado, para uma oficina de Contextualização do Projeto Diagnóstico e Prognóstico das condições de uso da água da porção Capixaba da Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana. Durante a oficina, realizada na Câmara Municipal de Guaçuí, foram apresentados resultados preliminares quanto aos aspectos históricos do uso e ocupação do solo da bacia; avaliação econômica; ambiental; saneamento; hidrologia; hidrogeologia; qualidade de água e questões inerentes á comunicação e mobilização da sociedade.

A gestão dos recursos hídricos requer a organização de todos os seguimentos da sociedade e cidadãos envolvidos e comprometidos com o reconhecimento das consequências das atividades exercidas pelo homem ao longo da ocupação e exploração dos recursos naturais, especialmente, os recursos hídricos – a água. A execução está sob a responsabilidade da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), do Instituto do Jones dos Santos Neves (IJSN), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) e da Diretoria Provisória do Comitê.

Participaram da oficina representantes da CESAN e do SAAE, escritórios locais do INCAPER, de Sindicatos e Associações de Produtores Rurais Familiares, Iniciativa Privada, ainda secretários e equipes técnicas das prefeituras de Divino de São Lourenço, Guaçuí, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Minoso do Sul e Muqui.

A oficina oportunizou momentos importantes de interação e colaboração com a equipe técnica responsável pela elaboração do diagnóstico e prognóstico da bacia. Os participantes puderam opinar sobre os produtos que estão em elaboração, e ainda expor as realidades vivenciadas em cada um dos municípios representados, fatos importantes para nortear os pesquisadores na construção de resultados que reflitam o dia a dia dos cidadãos que compõem a porção Capixaba da Bacia do Itabapoana.

*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos,  mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.