Cultura, Turismo e Esporte

Realizado encerramento do projeto Lidera Turismo em Guaçuí

Na oportunidade, será feita a entrega solene do Mapa Estratégico dos municípios participantes e apresentação dos projetos prioritários

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação PMG)
Publicado em 11/04/2018 às 18:00  •  atualizado há 3 dias

Em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (11), foi realizado o encerramento do projeto Lidera Turismo, trazido pelo Sebrae ES para a região, com o apoio da Prefeitura de Guaçuí, Incaper, Consórcio Caparaó, Circuito Caparaó Capixaba, ICMBio, Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guaçuí (Acisg) e Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região do Caparaó. A solenidade aconteceu no Teatro Municipal Fernando Torres, com a presença de autoridades e representantes de entidades, órgãos e setores envolvidos.

Os grupos de cada município envolvido – Guaçuí, Dores do Rio Preto e Ibitirama – apresentaram seus projetos prioritários preparados durante as oficinas do programa, além da entrega solene do Mapa Estratégico destes mesmos municípios. O Mapa traz cinco ações prioritárias que visam alavancar o turismo nos municípios e toda a região. Alguns projetos, inclusive, estão em execução e sendo monitorados pelas partes interessadas.

O prefeito de Ibitirama, Reginaldo Simão, disse que seu município ficou um tempo sem se voltar para o turismo. “Mas eu acredito nesse trabalho e sei que Ibitirama vai tomar o rumo certo neste setor”, disse. Enquanto o prefeito de Dores do Rio Preto, Ninho, colocou que houve certo retrocesso no turismo, durante anos anteriores, e que seu município vai evoluir. “Sempre tivemos uma evolução de destaque no turismo”, afirmou.

A prefeita de Guaçui, Vera Costa, colocou que toda parceria é importante entre os municípios e também entre as secretarias municipais para desenvolver qualquer setor, “E o turismo precisa do apoio de outras áreas, como cultura, meio ambiente, obras e tantos outros”, destacou. Segundo ela, as idéias são muito importantes, mas é preciso planejamento e traçar metas, sempre buscando parcerias que não dependam apenas do setor público. “Este é o caso da Feira de Negócios, do Festival de Inverno, do Ecotrilhas e outros eventos em nosso município que são independentes, então, têm tudo para não acabar, se mudar o prefeito”, afirmou, destacando a importância da parceria público-privada.

O diretor superintendente do Sebrae ES, José Eugênio Vieira, colocou que seria importante que alguns projetos fossem leis para que tivessem a continuidade garantida, com a mudança de administrações, mas com as metas traçadas, acredita que seja necessário apenas um acompanhamento efetivo para que sejam alcançadas. “E o trabalho de equipe, com todos os setores juntos, é possível realizar, e temos exemplos disso aqui mesmo em Guaçuí”, disse. “E quando esses projetos unem a sociedade, a chance é enorme para dar certo”, finalizou.

Também estavam presentes o diretor de atendimento do Sebrae ES, Ruy Dias, o presidente da Câmara de Guaçuí, Paulinho do Vitalino, os secretários municipais de Guaçuí de Cultura, Turismo e Esportes, Leonardo Ridolfi, de Meio Ambiente, Roberto Martins, e de Agricultura, Edielson Rodrigues, além do gerente de Estudos e Negócios da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Rafael Brambilla, e representantes do Sebrae Nacional e da região, assim como de outros segmentos ligados ao turismo da região do Caparaó.

Os grupos e os prefeitos de cada um dos três municípios receberam certificados do Sebrae ES pela participação do projeto Lidera Turismo que tem como objetivo a capacitação de lideranças da região no setor de turismo. Para isso, visa o encontro dessas lideranças, para a elaboração de uma agenda positiva em prol do setor.

Realizado encerramento do projeto Lidera Turismo em Guaçuí

Solenidade de encerramento do Lidera Turismo aconteceu no Teatro Fernando Torres, com a presença de autoridades e representantes de setores envolvidos.

PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE ABERTURA DOS JOGOS ESCOLARES 2024

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE ABERTURA DOS JOGOS ESCOLARES 2024  há 10 dias  •  Cultura, Turismo e Esporte

PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE ABERTURA DOS JOGOS ESCOLARES 2024

Noticia JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 05/2024 TERMO DE FOMENTO ENTRE O MUNICÍPIO DE GUAÇUÍ – ES, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E ESPORTE E A ASSOCIAÇÃO DA LIRA SANTA CECÍLIA – DE GUAÇUÍ há 16 dias  •  Cultura, Turismo e Esporte