Prefeitura

Projeto Guaçuí em Cena

32

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 22/05/2017 às 20:49  •  atualizado há 1 mês

O Projeto "Guaçuí em Cena", contemplado como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, começa nesta terça-feira, 08, com suas aulas de teatro. Inicialmente será apenas uma turma no turno da noite, até formar outra no turno da tarde. No dia 03 teve um aulão aberto ao público, no Teatro Fernando Torres, quando foi falado dos objetivos do Ponto de Cultura, coordenado pelo Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira.

O Projeto “Guaçuí em cena” realiza aulas de interpretação, corpo, voz, e iluminação, focando desde a origem do teatro até a prática de montagem com o aluno tendo acesso a esses conhecimentos tanto na teoria quanto na prática, podendo atuar como ator ou como técnico. Nessas aulas o participante tem consciência de seu corpo, adquire melhor performance nas leituras, recebe técnicas de interpretação tanto de textos como para atuar, tornando-se mais participativo na sociedade e um cidadão mais consciente de suas ações.
 
O Projeto “Guaçuí em Cena” funciona com prioridade na área teatral, oferecendo os conteúdos necessários à formação de técnicos e atores, com aulas, duas vezes por semana: no período da tarde e à noite, durante a semana, no Salão dos Vicentinos e no Teatro Fernando Torres, e aos sábados no Salão dos Vicentinos, abrangendo um público formado basicamente de jovens entre 14 a 22, de qualquer segmento da comunidade, desde que queira aprender sobre as artes cênicas.
 
A inserção dessas oficinas dentro de um Ponto de Cultura certamente irá não só formar novos atores, atrizes, diretores e técnicos, mas também continuar o processo permanente de formação de público para as manifestações cênicas que acontecem no município, ampliando a discussão filosófica, social e artística da cidade de Guaçuí e distritos.
 
Outro fator a ser destacado é que o teatro deixará de ser visto apenas como um coadjuvante nas atividades realizadas em situações ocasionais (festas, seminários, encontros, feiras, formaturas) e passará a ter um status de protagonista nas atividades nas comunidades e terá importância de ser mais um elemento na formação de nossos jovens.
 
A diversidade étnica, cultural, sexual e econômica também são fatores que se exploram nas atividades cênicas quebrando tabus, orientando para uma maior aceitação e sendo um instrumento social para as questões que envolvem comportamento, pois o teatro permite desde o estudo literário na produção ou execução de um texto, aos estudos de ângulos matemáticos para composição de cenas; até mesmo no estudo de época, nos fatos históricos ou nas questões socioeconômicas do contexto de cada espetáculo.
 
As aulas são gratuitas, e as matrículas devem ser feitas na sede do Ponto, no Salão dos Vicentinos, ou no Teatro Fernando Torres.
 
Informações enviadas pela ASSESSORIA DE IMPRENSA OFICIAL / SERRANA FILETTI
 
Informações Adicionais
Secretaria Municipal de Cultura
(28) 3553-4455
 
Teatro Municipal Fernando Torres
(28) 3553-2826

https://guacui.es.gov.br/noticia/2017/05/projeto-guacui-em-cena-dvnxk.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade