Assistência Social e Direitos Humanos

Programa CDA promove acesso à alimentação saudável e incentiva a agricultura familiar em Guaçuí

A entrega para mais as 70 famílias beneficiadas e instituições aconteceu na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município nesta quarta-feira (30).

Por Comunicação Guaçuí, fonte Secretaria de Assistência Social
Publicado em 01/07/2021 às 16:56  •  atualizado há 20 horas

Foi realizada pela Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Renda (Semasdh), com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semag) e do Incaper, a entrega de cestas verdes, do programa Compra Direta de Alimentos (CDA). O programa é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.  A entrega para mais as 70 famílias beneficiadas aconteceu na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município nesta quarta-feira (30).

Conforme explica a Secretaria de Assistência Social, as famílias que recebem as cestas de alimentos são todas assistidas pelo CRAS. Também recebem cestas, o Lar dos Idosos “Frederico Ozanan”, a Associação Beneficente Dias Melhores (ABdM), o Abrigo Municipal Silvia Riva do Carmo e a Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí.

Um dos objetivos do programa é que sejam sempre distribuídos alimentos frescos às famílias. Para isso, os alimentos são adquiridos de agricultores familiares de Guaçuí, que também são beneficiários do projeto, já que passam a ter a garantia de renda com os produtos comercializados.

O prefeito, Marcos Luiz Jauhar, participou pela manhã do momento em que os produtores de Guaçuí entregaram os alimentos ao município. E à tarde, ele também esteve presente na entrega das cestas verdes.  “Este projeto além de beneficiar 70 famílias assistidas pelo CRAS e instituições, o CDA ajuda a fortalecer a agricultura familiar e gera renda para o município”, destacou Jauhar.

A coordenadora do programa Compra Direta de Alimentos (CDA), Ivane Mendonça, explica que todas as 70 famílias são acompanhadas pela equipe técnica do CRAS. “Essas famílias, que já são acompanhadas, são famílias carentes, em situação de vulnerabilidade e agora passam a receber também esta cesta verde”, explicou.

Entre os alimentos contidos nas cestas verdes estão, pó de café, mel, pão caseiro, canjiquinha, alface, banana, chuchu, couve, farinha de mandioca, fubá, inhame e mandioca.

A secretária de Agricultura, Christiany Fitaroni explica que o Programa CDA promove o fortalecimento da agricultura familiar, garantindo que as famílias beneficiadas recebam alimentos produzidos no próprio município. Além disso, contribui na arrecadação municipal. “Todo o alimento vendido através da Chamada Pública do CDA é emitido Nota Fiscal e isso é contabilizado no Índice de Participação do Município. Que retorna ao agricultor, por meio dos recursos que são direcionados para o município”, pontua a secretária.

E a economista doméstica do Incaper de Guaçuí, Ana Paula Pereira de Castro, declara que este programa é fundamental não só para fortalecimento da agricultura familiar, como também para se promover a segurança alimentar. “É uma forma de contribuir com o desenvolvimento rural, porque compra de agricultores de Guaçuí, então o dinheiro fica no município, contribui também para o desenvolvimento do município. Por outro lado, temos a oferta de alimentos saudáveis, que contribui para a segurança alimentar e saúde destas famílias, como também de outros beneficiados como o Lar dos Idosos e Santa Casa.

O Programa CDA possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. (Comunicação Guaçuí)

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ REALIZA ÚLTIMA ENTREGA DE CESTAS VERDES E APRESENTA AS MUDANÇAS PARA O NOVO CDA  há 8 dias  •  Assistência Social e Direitos Humanos

Noticia JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003 /2024 TERMO DE COLABORAÇÃO ENTRE O MUNICÍPIO DE GUAÇUÍ – ES, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, DIREITOS HUMANOS, TRABALHO E RENDA E A APAE DE GUAÇUÍ há 22 dias  •  Assistência Social e Direitos Humanos

Noticia JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 002 /2024 TERMO DE COLABORAÇÃO ENTRE O MUNICÍPIO DE GUAÇUÍ – ES, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, DIREITOS HUMANOS, TRABALHO E RENDA E A APAE DE GUAÇUÍ há 22 dias  •  Assistência Social e Direitos Humanos