Prefeitura

Produção da mostra de vídeos “Curtas Ambiental” fica com primeiro lugar no Prêmio Ecologia

518

Por
Publicado em 08/12/2015 às 18:22  •  atualizado há 2 meses

Vídeo da escola particular de Guaçuí, Colégio São Geraldo, produzido para a 3ª Curtas Ambiental, foi o vencedor na categoria recém criada, Curtas Ambientais.
 
 
 
 
Texto: Prefeitura de Guaçuí
Fotos: Divulgação/Everton Nunes/Folha Vitória
 
Mais um prêmio para a mostra de vídeos “Curtas Ambiental”. A produção da escola particular de Guaçuí, Colégio São Geraldo, feita para a 3ª edição da mostra, foi a vencedora da categoria Curtas Ambientais. O anúncio foi feito durante uma cerimônia na última sexta-feira (04), no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador do Estado, Paulo Hartung, secretários de Estado, outras autoridades e empresários.
 
Participaram da cerimônia a prefeita de Guaçuí, Vera Costa; o gerente de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fabrício Heitor; a vereadora Sandra Machado, além de professores e alunos do Colégio São Geraldo.
O Prêmio Ecologia é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) em parceria com a Rede Vitória de Comunicação, para promover o reconhecimento e incentivo a pesquisas, projetos, atividades, obras e empreendimentos que se destacaram na área socioambiental capixaba, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural do estado do Espírito Santo.
 
Segundo a organização, foram inscritos 458 projetos nas categorias: Pesquisa, Educacional; Municípios Sustentáveis; Fotografia; Desenho de 05 a 10, e de 11 a 16 anos; Inovação Empresarial e Inovação Experiência de Sucesso; além da nova categoria Curtas Ambientais. Os ganhadores levaram pra casa um troféu e um notebook. O tema deste ano foi Recursos Hídricos.
 
Pela segunda vez a Curtas Ambiental é vencedora no Prêmio Ecologia, desta vez com um vídeo especifico da mostra. No ano passado o projeto da mostra em sua totalidade foi vencedor na categoria “Municípios Sustentáveis”.
 
A prefeita Vera Costa, junto com professores e alunos da escola, recebeu o prêmio com alegria. “Esse prêmio é um reconhecimento do trabalho sério que fazemos com a mostra de vídeos, que inclusive ano passado ganhou este mesmo prêmio. É um evento vencedor desde sua criação. Outro ponto importante e que mostra que estamos no caminho certo é o envolvimento e aceitação das escolas do município, seus alunos e professores”, comenta.
 
Curtas Ambiental
 
A Mostra de Vídeos “Curtas Ambiental” – iniciada em 2013 – neste ano, em sua 3ª edição, envolveu 200 alunos e professores nas produções. Em 2014, foi assistida por mais de quatro mil pessoas. Mais do que um evento com forte potencial sensibilizador para à educação ambiental, se tornou uma iniciativa premiada.
 
De 21 vídeos escolhidos neste ano, em todo o Brasil, para a 6ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – Circuito Tela Verde – dos Ministérios do Meio Ambiente e da Cultura, sete trabalhos da 2ª Mostra de Vídeos Curtas Ambiental participam. Os vídeos guaçuienses são as únicas produções do Espírito Santo que estão presentes no Circuito, que conta com projetos de instituições renomadas como o Greenpeace.
 
É a segunda vez que a Curtas Ambiental está presente no Tela Verde. Três vídeos da 1ª mostra foram escolhidos para a 5º edição do Circuito, em 2014. No ano passado o projeto de Guaçuí, também, foi vencedor do Prêmio Ecologia, na categoria “Municípios Sustentáveis”, realizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo em parceria com a TV Vitória/Rede Record.
 
Ainda em 2015, no fim do mês de junho, a mostra foi vencedora, na categoria “órgão público”, do Prêmio Sustentabilidade – Troféu Biguá, promovido pela TV Gazeta Sul, afiliada da Rede Globo.
 
Mais prêmios
 
Dois projetos de Guaçuí foram finalistas no Ciclo 2015 do Prêmio Inovação da Gestão Pública do Espírito Santo (Inoves), no dia 03 de dezembro, em Vitória. A Secretaria do Meio Ambiente e a escola municipal de ensino fundamental (Emef) Deocleciano de Oliveira, participam da cerimônia de premiação no Centro de Convenções de Vitória.
 
A Secretaria do Meio Ambiente concorreu com a “Destinação Adequada dos Resíduos de Poda Urbana”, na categoria “Práticas Transformadoras”. O trabalho consiste na separação dos resíduos da poda urbana, por tipo e espécie de madeira, que são armazenados e depois doados para produtores rurais proprietários de secadores de grãos do município, devidamente licenciados. Toda a ação tem a parceria do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e da Polícia Militar Ambiental.
 
Já a Emef Deocleciano de Oliveira disputou com a “Turminha da Sustentabilidade”, na categoria “Projetos Inovadores voltados para sustentabilidade”. A iniciativa é uma oficina do programa escola de tempo integral, que aborda com os alunos o tema sustentabilidade, desenvolvendo atividades inovadoras.
 
Os projetos de Guaçuí foram os únicos dos 11 municípios da região do Caparaó no Inoves 2015 e apesar de não terem sido os vencedores em suas categorias, mostraram potencial como práticas inovadoras.
 
 
 
 
Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-3389
 
*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.

https://guacui.es.gov.br/noticia/2015/12/producao-da-mostra-de-videos-curtas-ambiental-fica-com-primeiro-lugar-no-premio-ecologia-out.html

Publicações relacionadas

(Comunicação Guaçuí)

Noticia Prefeito de Guaçuí decreta luto oficial pelo falecimento de José Avematias de Oliveira O luto oficial será de três dias em memória ao servidor municipal. há 2 meses  •  Prefeitura

(Comunicação Guaçuí)

Noticia Guaçuí permanece em risco baixo no 65º Mapa de Risco. Confira as medidas de prevenção: Confira as medidas da classificação que é válida até domingo (1). há 2 meses  •  Prefeitura

(Comunicação Guaçuí)

Noticia Prefeito reúne secretariado para avaliação e planejamento de ações A reunião de secretariado aconteceu na manhã desta segunda-feira (19), no gabinete do prefeito. há 2 meses  •  Prefeitura

(Comunicação Guaçuí)

Noticia Guaçuí permanece em risco baixo no 64º Mapa de Risco, mas não podemos descuidar. Confira as medidas de prevenção: Confira as medidas da classificação que é válida até domingo (25). há 2 meses  •  Prefeitura

(Comunicação Guaçuí)

Noticia Guaçuí passa para risco baixo no 62º Mapa de Risco. Confira as medidas de prevenção: Confira as medidas da classificação que é válida até domingo (11). há 2 meses  •  Prefeitura

(Comunicação Guaçuí)

Noticia Turma do Tiro de Guerra 01-013 participa de palestra sobre Proteção e Defesa Civil A palestra foi ministrada pelo coordenador da Defesa Civil, José Carlos de Aguiar Neto. há 2 meses  •  Prefeitura

(Comunicação Guaçuí)

Noticia Guaçuí recebe representantes da Superintendência do Patrimônio da União no Espírito Santo (SPU/ES) para visita técnica A SPU/ES apresentou diversos projetos da União que tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da cidade. há 2 meses  •  Prefeitura

(Comunicação Guaçuí)

Noticia Mais uma semana de risco moderado em Guaçuí. Confira as medidas de prevenção: Confira as medidas da classificação que é válida a partir de hoje (21) e vai até domingo (27). há 2 meses  •  Prefeitura

(Comunicação Guaçuí)

Noticia Guaçuí permanece em risco moderado no 59º Mapa de Risco Covid-19. Confira as medidas de prevenção: Confira as medidas da classificação que é válida a partir de hoje (14) e vai até domingo (20). há 2 meses  •  Prefeitura

(Comunicação Guaçuí)

Noticia Prefeito de Guaçuí decreta luto oficial pelo falecimento de Valdir Ribeiro (Agora é Nós). O luto oficial será de três dias em memória ao servidor municipal. há 2 meses  •  Prefeitura

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade