Prefeitura

Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor: final nacional foi nesta terça (03)

30

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 22/05/2017 às 20:43  •  atualizado há 2 meses

O projeto de reestruturação da feira livre do produtor rural de Guaçuí foi o único vencedor das regiões Sul e Caparaó na etapa estadual, que classificou para a final nacional
 
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgou na noite desta terça-feira (03) a lista dos vencedores nacionais da 8ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. É o resultado final da seleção e avaliação que envolveu 1.348 projetos inscritos, proporcionando 118 finalistas com 123 projetos inscritos sobre desenvolvimento sustentável com o apoio aos pequenos negócios.

A prefeita de Guaçuí, Vera Costa, esteve na solenidade de premiação, em Brasília (DF). Ela concorreu com outros 23 prefeitos finalistas de vários estados brasileiros na categoria “Pequenos Negócios no Campo”, com o projeto de reestruturação da Feira Livre do Produtor Rural de Guaçuí. O vencedor da categoria foi o gestor municipal Ricardo Fávaro Neto, da cidade de Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul, com o projeto “Gereleite 1 – Fortalecendo o homem do campo”. Prefeitos de todas as regiões prestigiaram a cerimônia de entrega dos troféus.

“Minha felicidade com o resultado do prêmio é imensa, e não diminui pelo fato de não ter recebido o troféu nacional, pois já vencemos a etapa estadual. A concorrência em todas as fases foi bastante acirrada, com projetos de elevado padrão. No Espírito Santo, nas regiões Sul e Caparaó, Guaçuí foi o único vencedor da fase estadual, o que é motivo de grande alegria. O projeto de reestruturação da Feira Livre em si já é vitorioso, uma conquista, principalmente para os produtores rurais, que hoje têm melhores condições de trabalho e vivem com mais qualidade”, comenta Vera Costa.

A prefeita destaca que os resultados da modernização da feira são nítidos para os produtores rurais e para o município como um todo. “Com o aumento das vendas, os produtores passam a investir mais em suas propriedades, geram emprego e o local onde eles adquirem o que necessitam é o comércio de Guaçuí. Isso quer dizer que há mais recurso circulando na cidade, o que movimenta e dinamiza nossa economia”, avalia Vera Costa.

Entenda como funciona o prêmio
 
Realizado a cada dois anos, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor visa reconhecer e incentivar gestores públicos de todo o Brasil que implantam projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município.

Para chegar à final nacional, foram realizadas várias etapas estaduais. Após a inscrição realizada pelas prefeituras, a comissão julgadora avalia cada projeto, a fim de analisar se estão aptos a concorrer, ou seja, se atendem aos critérios exigidos no regulamento proposto pelo Sebrae.

No Espírito Santo, a comissão julgadora é composta por entidades representativas das micro e pequenas empresas: Banco de Desenvolvimento do ES (Bandes), Transparência Capixaba (organização não-governamental), Sistema OCB-Sescoop, Federação da Agricultura (Faes), Movimento ES em Ação, Federação do Comércio (Fecomércio), Secretarias Estaduais de Gestão Estratégica (Seger) e de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Federação das Indústrias (Findes) e Universidade Federal do ES (Ufes).

Em seguida, vem a fase de pré-seleção, em que é atribuída uma nota aos inscritos. Aqueles que não atingem o mínimo de 50 do total de 100 pontos são eliminados. Após esta avaliação, os aprovados recebem visita técnica da equipe julgadora e uma nova pontuação, que define os vencedores na etapa estadual. Estes estão aptos a participar, finalmente, da competição nacional.

Nova Feira Livre: mais qualidade de vida para as famílias de produtores rurais
 
As principais mudanças na feira foram a padronização das barracas e o funcionamento que passou a ser em dias, horário e local diferentes. As alterações atraíram mais consumidores, o que resultou em aumento das vendas em cerca de 40%. Por isso, os produtores rurais estão produzindo mais e gerando trabalho e renda. No Espírito Santo, o projeto foi o único premiado das regiões Sul e Caparaó na etapa estadual, garantindo a classificação para concorrer na fase nacional. O prêmio é uma realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Conheça os vencedores do 8º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor!
 
Nos destaques temáticos, os vencedores nacionais foram os seguintes:
 
Pequenos Negócios no Campo
Ricardo Fávaro Neto Prefeito de Itaquiraí – MS
Projeto: Gereleite 1 – Fortalecendo o homem do campo
 
Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos
José Rechuan Junior
Prefeito de Resende – RJ
Projeto: A prática de esportes fomentando o desenvolvimento econômico através do turismo

Implementação da Lei Geral
Cícero Neco Morais
Prefeito de Estreito – MA
Projeto: Lei Geral promove o desenvolvimento local de Estreito

Compras Governamentais
Eduardo Medeiros Cabral
Prefeito de Cristália – MG
Projeto: “O Futuro é Agora”
 
Desburocratização Charles Fernandes Silveira Santana
Prefeito de Guanambi – BA
Projeto: Guanambi: Cidade Empreendedora
 
Novos Projetos
Laurez da Rocha Moreira Prefeito de Gurupi – TO
Projeto: InovaGurupi – Ciência & Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável
 
Na categoria Melhor Projeto por Região, os demais vencedores regionais foram os seguintes com seus respectivos municípios e projeto:
 
Região Norte
Paulo Pombo Tocantins - Prefeito de Paragominas – PA
Projeto: Paragominas Município Verde
 
Região Nordeste
Douglas Lucena Moura de Medeiros - Prefeito de Bananeiras – PB
Projeto: Bananeiras Cidade Empreendedora
 
Região Centro-Oeste
Maurílio Ferreira Azambuja - Prefeito de Maracaju – MS
Projeto: SIMPAF – Fortalecendo a Agricultura Familiar através da Certificação de Qualidade
 
Região Sul
Nestor Tissot  - Prefeito de Gramado – RS
Projeto: As Pequenas Empresas em face do maior evento natalino do Brasil: Natal Luz de Gramado
 
Mérito Empreendedor
Consórcios Intermunicipais
Altair Cardoso Rittes - Prefeito de Dionísio Cerqueira – SC
Projeto: Consórcio Intermunicipal da Fronteira

Texto: Superintendência de Imprensa Oficial/ Ana Paula Fassarella
Foto: Divulgação
 
 
Mais informações:
Superintendência de Imprensa Oficial

*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.

Fotos

Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor: final nacional foi  nesta terça (03)

https://guacui.es.gov.br/noticia/2017/05/premio-sebrae-prefeito-empreendedor-final-nacional-foi-nesta-terca-03-nmfux.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade