Prefeitura realiza semana de mobilização contra a dengue

Além do trabalho de rotina que foi intensificado, foi montado estande na Praça João Acacinho e na sexta será realizada passeata

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação Semsa)
Publicado em 25/10/2017 às 12:34  •  atualizado há 13 dias

A Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e de seu setor de Vigilância em Saúde, iniciou a Semana de Mobilização contra a Dengue na cidade. Além do serviço de rotina que é realizado todos os dias, que foi intensificado, a equipe da Vigilância montou um estande na Praça João Acacinho, para passar informações  população `sobre a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O estande permanecerá na praça até as 16 horas desta quarta-feira (25). Também foi realizada uma palestra no Tiro de Guerra, na parte da manhã.

A gerente de Vigilância em Saúde, Luciana Barrada da Silva Souza, conta que também está programado um mutirão de limpeza no centro da cidade, nesta quinta-feira (26) e, na sexta-feira, acontece uma passeata de mobilização de combate à dengue, com o tema “Mobilizar e Educar - #Mosquito Não. A passeata vai sair da Praça João Acacinho, às 8 horas.

Luciana também destaca que a equipe da Vigilância em Saúde trabalha o ano inteiro no combate ao mosquito, realizando a limpeza de bueiros, ribeirões e fazendo a visita às residências. Na limpeza de bueiros ribeirões, a coordenadora explica que é jogado o veneno para combater as larvas do mosquito que também mata ratos e baratas. “E a população também pode ajudar sempre jogando cloro nos ralos das casas e nos bueiros em frente às suas residências”, afirma Luciana. “O cloro evita o desenvolvimento de larvas do mosquito”, completa.

Ela lembra que a prevenção depende muito da população. “A limpeza dos terrenos baldios, sem construção, é de responsabilidade de seus proprietários”, enfatiza a coordenadora. Ela coloca que a população deve estar atenta para evitar focos do mosquito, mantendo as caixas d’água bem fechadas e não deixar a água acumular em outros recipientes, com vasos de plantas, garrafas e qualquer outro que possa acumular água. “Até tampinhas de garrafas servem para a larva do mosquito se desenvolver”, acrescenta.

Armadilhas

Além do trabalho de prevenção e combate, a Secretaria Municipal de Saúde, desde 5 de fevereiro deste ano, está participando do Monitoramento Integrado M.I. Aedes, do Governo Federal, quando foram instaladas armadilhas MoquiTRAP. Estas armadilhas contêm um atraente sintético que serve para capturar fêmeas grávidas do Aedes aegypti e do Aedes Albopictus (o tigre aisático) que é o vetor da doença em países da Ásia e vem sendo estudado no Brasil.

Foram instaladas 10 armadilhas em Guaçuí, nos bairros Balança, Tancredo Neves, Quincas Machado, Vale do Sol, Fiat e Centro (duas), além da Avenida José Alexandre, Rua do Norte e AABB. E além de facilitar e tornar mais eficaz as atividades de monitoramento do mosquito e proporcionar melhores condições para o trabalho do agente de campo, as armadilhas visam oferecer índices de infestação durante todo o ano, com a produção de resultados semanais que são apresentados em mapas georreferenciados e fornecer informações que servem para elaboração de ações preventivas de controle do mosquito transmissor de tantas doenças.

Contudo, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, até agora as armadilhas instaladas em Guaçuí capturaram apenas pernilongos comuns, sem a presença de qualquer dos dois Aedes. Ou seja, o município não está apresentando a presença dos vetores transmissores da dengue, zika e chikungunya, o que, para o secretário municipal de Saúde é o resultado do trabalho realizado pela equipe de Vigilância em Saúde e também da conscientização da população. “Nós não apresentamos, até agora, a presença do vetor transmissor nas armadilhas, conforme foi confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde, e isso é resultado de um trabalho bem feito e da participação efetiva da população”, afirma. “No entanto, esse é mais um motivo para continuarmos trabalhando, com o auxílio da população, para que fiquemos livres desse mosquito que causa tanto mal”, completa.

(28) 99992-5504 - Marcos Freire

Prefeitura realiza semana de mobilização contra a dengue

A Vigilância em Saúde montou um estande na Praça João Acacinho, nesta quarta-feira (25), visando passar informações para população.

Noticia GUAÇUÍ DESTACA-SE NO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA: APLICAÇÃO DE 1632 DOSES GARANTE 2º LUGAR NO RANKING ESTADUAL  há 9 dias  •  Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO AO AUTISMO  há 22 dias  •  Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ DÁ INÍCIO À CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE  há 23 dias  •  Saúde

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023  há 1 mês  •  Saúde