Prefeitura

Prefeitura e moradores realizam parceria para plantio de cerejeiras em área pública de Guaçuí

25

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 22/05/2017 às 20:43  •  atualizado há 14 dias

A iniciativa faz parte do projeto de recomposição de áreas verdes no município
 
Por uma cidade mais florida e arborizada. Essa proposta foi o que motivou o plantio de 30 mudas de cerejeiras nos canteiros centrais da avenida Governador Francisco Lacerda de Aguiar. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM) com participação efetiva dos moradores Sebastião e Fátima Lamas, foi realizada no último mês de abril. As mudas de árvores foram doadas pelo casal e plantadas pela equipe de jardinagem da secretaria, com objetivo de melhorar a paisagem na avenida. A planta com floração cor de rosa é comum em áreas públicas como parques e praças no Japão e também em Curitiba, capital do Paraná, no sul do Brasil.

“É indiscutível a relevância do envolvimento da sociedade civil com o poder público nas ações de participação ativa, desempenhando papel transformador e fiscalizador, bem como coibindo as depredações aos espaços públicos. Essas parcerias ajudam a reduzir o déficit de espécies florais na cidade e valorizam muito o trabalho que a secretaria e equipe de jardinagem desempenham, seja na manutenção ou na recomposição das áreas verdes”, analisa o secretário municipal de Meio Ambiente, Weriton Soroldoni.

A ação faz parte do projeto “Plante Um Novo Futuro”, que propõe a criação de parcerias com a sociedade e o setor privado para recompor as áreas verdes de Guaçuí. “A SEMMAM pode auxiliar com as mudas e o plantio, assistência técnica, reposição de nutrientes com adubação, controle de pragas, entre outras medidas para manutenção. Já os parceiros (moradores e empresários) participam com a doação de mudas, auxílio com irrigação e acompanhamento para evitar o ataque de pragas – ou mesmo a intervenção humana – que comprometa o desenvolvimento das plantas”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente.
 

Cuidados com praças e jardins públicos
 
Além do plantio de cerejeiras em parceria com moradores na avenida Governador Francisco Lacerda de Aguiar, outros espaços públicos da cidade  têm sido melhorados com um conjunto de ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Os jardins da praça João Acacinho foram recuperados e, como ocorre em outros espaços públicos, recebem manutenção periódica. No local, a grama antiga estava com falhas e foi substituída por novos tapetes da planta. “Para que o trabalho não seja em vão, pedimos que as pessoas colaborem, evitando pisar ou mesmo passar com bicicleta nas áreas onde há grama e flores, como infelizmente costuma ocorrer”, comenta Weriton Soroldoni.

As áreas que estão recebendo intervenções paisagísticas atualmente são a avenida José Alexandre (próximo à antiga delegacia), os canteiros centrais da avenida Espírito Santo e jardins na entrada do prédio administrativo da prefeitura, com substituição das plantas comprometidas por doenças ou pela ação do tempo.

Como parte integrante do projeto paisagístico que vem sendo executado, foram retirados os arbustos da planta conhecida como murta de parte dos canteiros da avenida José Alexandre, na chegada da cidade sentido Alegre-Guaçuí. “Foi necessário arrancar os arbustos devido ao comprometimento dessas plantas, que já não se recuperavam mesmo após a poda. Estamos preparando nova composição de solo para colocar no lugar da terra carente de nutrientes devido ao desgaste sofrido com o tempo. Depois disso, vamos plantar no lugar da murta espécies florais do tipo icsória, que florescem durante um período mais longo e, por isso, contribuem com o visual da cidade”, explica a subgerente de Jardinagem e Paisagismo, Rosi Bodevan.

O trabalho de acompanhamento e recomposição inclui análises de solo das áreas verdes, nos espaços públicos localizados na região central da cidade, com objetivo de repor os nutrientes de forma adequada, por meio de adubação e calagem. “Com isso, conseguimos eficiência econômica com a compra dos produtos mais apropriados para recuperação e nutrição do solo”, avalia o secretário Weriton Soroldoni.

Cidade mais bonita com sustentabilidade
Para a preparação dos canteiros da avenida Espírito Santo para receber as icsórias, estão sendo utilizadas aparas de material em PVC, usado para compor forros em ambientes diversos. No trabalho de jardinagem realizado pela prefeitura, o produto servirá para conter o crescimento da grama no espaço destinado às flores. “Esse material, doado por uma loja instalada na cidade, possivelmente seria descartado. Mas, com a destinação que daremos, ele terá nova utilidade, além de ajudar a deixar Guaçuí mais bem cuidada”, destaca Soroldoni.

Texto: Superintendência de Imprensa Oficial/ Ana Paula Fassarella
Foto: Divulgação PMG/ Luiz Ferreira
 
 
Mais informações:
Superintendência de Imprensa Oficial

*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.

Fotos

Prefeitura e moradores realizam parceria para plantio de cerejeiras em área pública de Guaçuí

https://guacui.es.gov.br/noticia/2017/05/prefeitura-e-moradores-realizam-parceria-para-plantio-de-cerejeiras-em-area-publica-de-guacui-crdvl.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade