Governo e Articulação Institucional

Prefeita Vera Costa participa de seminário sobre Rede Cuidar

O seminário aconteceu em Vitória, nesta quinta-feira (03), onde o projeto foi apresentado pela Secretaria Estadual de Saúde

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação PMG)
Publicado em 03/08/2017 às 16:36  •  atualizado há 12 dias

A prefeita de Guaçuí, Vera Costa, e o secretário municipal de Saúde, Márcio Clayton da Silva, além da superintendente municipal de Saúde, Márcia Couzi, participaram nesta quinta-feira (03), de um seminário sobre a Rede Cuidar, que trata sobre o novo sistema de saúde que está sendo implantado no Espírito Santo, pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). O encontro aconteceu no American Gran Hall, anexo ao Emescam, em Vitória.

No seminário, a Sesa apresentou a Rede Cuidar como uma nova forma de atenção à saúde que pretende levar o atendimento próximo e humanizado aos capixabas. A ideia é diminuir as viagens de pacientes em busca de exames e consultas especializadas. Para isso, quando o paciente procurar a Unidade de Saúde de seu município, se for necessário, será encaminhado para a Rede Cuidar – um Centro de Especialidades Médicas, onde receberá atendimento integral e sairá com um plano de cuidado individual. E um desses Centros da Rede Cuidar – que faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) – está sendo concluído em Guaçuí, que irá atender a região do Caparaó.

Este Plano de Cuidado, conforme explica a Sesa, será elaborado junto com o paciente e para o paciente, de acordo com suas necessidades. Além da consulta com o médico, que conhecerá todo seu histórico de saúde, o paciente passará por uma equipe composta por vários profissionais, como psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, entre outros. Junto com o médico e com o paciente, eles vão construir um plano de cuidado individual, com metas a serem alcançadas, dicas e orientações para que o paciente também possa contribuir no cuidado de sua própria saúde.

A prefeita Vera Costa destaca a importância do novo projeto e principalmente a construção de um dos Centros de Especialidades em seu município. “Guaçuí será referência e irá atender a pacientes da nossa região que antes tinham que se deslocar até Cachoeiro ou Vitória, inclusive pacientes do nosso município que, agora, serão atendidos aqui”, destaca. “No centro de especialidades, que está sendo construído e recebendo equipamentos, são 74 salas e serão atendidos exames e consultas em especialidades, o que vai facilitar a vida de muita gente”, completa.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Clayton da Silva, adianta que alguns equipamentos para equipar o centro da Rede Cuidar começaram a chegar ao município. “Chegaram os primeiros equipamentos, como armários, móveis de escritório, computadores e outros, mas ainda falta chegar o equipamento para atendimento médico e exames, o que deve acontecer em breve”, esclarece. O secretário não disse o prazo para que a Rede Cuidar entre em funcionamento em Guaçuí.

A Rede Cuidar na região do Caparaó vai:

- Ampliar o acesso à Atenção Ambulatorial Especializada

- Preencher um grande vazio assistencial

- Reduzir o tempo de espera para consultas e exames especializados

- Reduzir as distâncias para os pacientes, aproximando os serviços dos usuários

- Garantir a economia de escala de profissionais

- Reduzir custos, principalmente com transportes

- Evitar acidentes nas estradas

- Buscar cofinanciamento justo entre o Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

(28) 99992-5504 - Marcos Freire

Prefeita Vera Costa participa de seminário sobre Rede Cuidar

A prefeita Vera Costa participou do Seminário que apresentou como vai funcionar a Rede Cuidar da Sesa.

Noticia SERVIDORES DE GUAÇUÍ SE UNEM EM MUTIRÃO DE LIMPEZA NO MUNICÍPIO DE MIMOSO DO SUL  há 17 horas  •  Governo e Articulação Institucional

Noticia REUNIÃO DO GGIM DESTACA EFICÁCIA DO VIDEOMONITORAMENTO E AVANÇOS NA SEGURANÇA PÚBLICA DE GUAÇUÍ  há 14 dias  •  Governo e Articulação Institucional

Noticia PROJETO DE LEI PARA INSTITUIÇÃO DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL É DISCUTIDO EM REUNIÃO NA PREFEITURA DE GUAÇUÍ  há 21 dias  •  Governo e Articulação Institucional

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ RECEBE EQUIPE DO TRIBUNAL DE CONTAS PARA ORIENTAÇÕES PÓS-ENCHENTES  há 22 dias  •  Governo e Articulação Institucional