Prefeitura

Nova unidade de saúde atenderá 8 mil pessoas em Guaçuí

354

Por
Publicado em 09/06/2016 às 01:51  •  atualizado há 2 meses

A estrutura tem 415 m2 de área construída e conta com 23 salas. Foram investidos R$ 512 mil, por meio de recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS). Inauguração contou com a presença de diversas autoridades.
 
 
 
Texto: Prefeitura de Guaçuí
Foto: Prefeitura de Guaçuí/Luiz Ferreira
 
Melhor localização e mais conforto. São diferenciais que moradores de Guaçuí passaram ter a partir desta segunda-feira (06) com a nova Unidade Básica de Saúde Central (UBSC) “Nina Lúcia Cristiano”, situada na avenida Agenor Thomé (Beira Rio), próximo ao Parque de Exposições Francisco Lacerda de Aguiar, região central da cidade. O espaço foi inaugurado na sexta-feira (03).
 
Participaram da solenidade a prefeita Vera Costa; o vice-prefeito Miguel Riva; o presidente da Câmara Municipal de Guaçuí, Paulinho do Vitalino, além de vários vereadores do município; o secretário municipal da Saúde, Ivan Viana; o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Venda Nova do Imigrante – ES, Dalton Perim; o vice-prefeito de Alegre Nemrod Emerick; servidores e profissionais da área da Saúde.
O evento contou com uma apresentação do coral “vozes da esperança”, formado por homens e mulheres atendidos pelos serviços do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
 
A nova unidade é resultado de parceria entre a prefeitura e o Governo Federal e constitui um investimento de R$ 512 mil, por meio de recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS). A construção segue o padrão do Ministério da Saúde e representa um reforço importante para melhorar o atendimento à população.
 
O espaço vai abrigar duas unidades que funcionavam em imóveis alugados pela prefeitura: a Estratégia Saúde da Família (ESF) Dr. Ilo Miranda Bastos e a ESF Padre Galeno Martins, que atendem cerca de 8 mil moradores da região que contempla os bairros Bela Vista, Centro e rua Rio Grande do Norte.
A nova estrutura tem 415 m2 de área construída e conta com 23 salas. O imóvel tem cinco consultórios médicos, dois odontológicos e salas individuais para vacina; curativo; inalação; expurgo; esterilização e guarda de materiais; atividades coletivas; recepção e espera. Conta, também, com almoxarifado, copa, cozinha, cinco banheiros (três para pacientes e dois para funcionários), área para administração e gerência, além de jardim e espaço para estacionamento.
 
A prefeita Vera Costa destacou a qualidade da estrutura e, ainda, lembrou do esforço para a realização da obra. “Essa unidade é sem dúvida a melhor do Caparaó e vai permitir um atendimento com mais qualidade e conforto para o cidadão. Para a construção da Unidade Básica de Saúde, foi preciso o empenho de toda a administração, pois mais que colocar tijolos, teve antes um trabalho interno de várias secretarias e setores”, pontuou.
 
Vera ressaltou, ainda, que para chegar ao ponto de entregar várias obras como agora, foi preciso um esforço na organização das contas públicas. “Para conseguir recursos para esta unidade e outras construções, antes foi preciso regularizar as contas do município, colocar a casa em ordem e retomar as certidões necessárias. Só aqui na avenida Agenor Luiz Thomé temos oito obras: Unidade Básica de Saúde Central e calçamento da rua que da acesso a essa unidade; Centro de Especialidades Médicas (CEM); Academia da Saúde; sede da 3ª idade ‘Alegria de Viver’; construção de uma praça; campo Bom de Bola II; e reforma e ampliação da pista de skate”, destacou.
Quem também enfatizou em suas falas a qualidade do novo espaço foi o secretário da Saúde, Ivan Viana. “Esta estrutura construída é uma das melhores do Estado e vai servir para que as equipes das ESF’s atendam de forma, ainda melhor, as pessoas que procuram a unidade de saúde”, disse.
 
Nina
 
A Unidade Básica de Saúde Central recebeu o nome da ex-vereadora Nina Lúcia Cristiano, que, também, foi servidora pública com atuação nas áreas da saúde e assistência social, considerada uma pessoa querida pela população de Guaçuí. Nina faleceu em 2015.
Os filhos, o ex-marido, vários familiares e amigos de Nina estiveram presentes na solenidade. O filho mais velho, Gabriel Brasil, agradeceu a homenagem. “Hoje é um dia de emoção para mim e para toda a família, um dia importante para Guaçuí, que conta com uma importante obra, que vai beneficiar muita gente”, afirmou.
 
Os filhos de Nina, Gabriel, Maressa e Saulo presentearam a prefeita Vera Costa com uma flor, em agradecimento pela homenagem feita ao nomear a unidade de saúde.
 
Emocionada, a prefeita Vera Costa, falou sobre Nina. “Eu conheci a Nina e sei que ela se empenhou sempre para ajudar o próximo. Todos sabem do trabalho que ela fez, principalmente na Saúde. Nina foi sinônimo de amor e carinho”, destacou.
 
 
Veja mais fotos do evento
 
Conheça a unidade
 
 
Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-3389
 
 
 
*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.

https://guacui.es.gov.br/noticia/2016/06/nova-unidade-de-saude-atendera-8-mil-pessoas-em-guacui-out.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade