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Melhoria na gestão da Saúde com informatização

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Publicado em 05/02/2016 às 21:32  •  atualizado há 6 minutos

 

Foram investidos aproximadamente R$ 140 mil na aquisição de 51 computadores com nobreaks e 26 impressoras multifuncionais. Além disso, a iniciativa contempla a implantação de um sistema gerencial.
 
 
 
 
Texto: Prefeitura de Guaçuí
Foto: Prefeitura de Guaçuí/Divulgação
 
Otimizar os serviços, reduzir custos e melhorar o atendimento. São alguns objetivos esperados pela Secretaria da Saúde de Guaçuí, com um novo processo de informatização dos seus pontos de atendimento, que está em andamento. O trabalho de implantação de computadores, impressoras, outros equipamentos e um sistema gerencial foi iniciado na última segunda-feira (01) e tem a previsão de ser concluído até o fim de março.
 
Nesta semana as Unidades Estratégia Saúde da Família (UESF) do distrito de São Tiago e dos bairros Vale do Sol e Manoel Monteiro Torres, além do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), receberam os equipamentos e sistemas. Além dessa iniciativa, os servidores das unidades passaram por treinamento para utilização da nova tecnologia.
 
Outros locais que já estão com computadores e sistema funcionando são a farmácia básica e a sala de exames. Receberão, ainda, computadores e sistema gerencial, o setor de agendamento de consultas, laboratório e os setores administrativos da Secretaria Municipal da Saúde.
 
Foram investidos aproximadamente R$ 140 mil na aquisição de 51 computadores com nobreaks e 26 impressoras multifuncionais. O processo de informatização contempla, ainda, a implantação de um sistema gerencial unificado. Nas UESF são três computadores distribuídos nas salas do médico, do enfermeiro e na recepção.
 
De acordo com o secretário municipal da Saúde, Ivan Viana, um dos principais objetivos é aumentar o controle e reduzir desperdícios. “Essa iniciativa vem de encontro com o trabalho que estamos fazendo com o recadastramento dos prontuários municipais de atendimento, para acabar com um antigo problema: Guaçuí tem cerca de 30 mil habitantes e mais de 70 mil carteiras de saúde. Assim vamos evitar que pessoas de outros municípios tenham a carteirinha e possam ter acesso ao sistema de saúde de Guaçuí, com consultas, exames e remédios que não estão inseridos na programação pactuada integrada”, destaca.
 
A marcação de consultas será otimizada e a dispensação de medicamentos terá ainda mais controle, com garantia de melhor atendimento. As ações seguem protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. Com as medidas só terá acesso às consultas, exames e medicamentos, o guaçuiense que possuir a nova Carteira Municipal de Saúde. Para informações sobre o recadastramento e como solicitar a nova carteira é preciso procurar o Agente de Saúde do bairro/região ou a Secretaria Municipal da Saúde, localizada na av. Espírito Santo, s/n.
 
Ivan explica que é importante a população realizar o recadastramento e que aqueles que ainda não tenham feito, não deixarão de ser atendidos. “Mesmo quem ainda não tem a nova carteira, vai conseguir pegar seu remédio e marcar sua consulta ou exame, mas depois será encaminhada para fazer o recadastramento. Esperamos finalizar esse trabalho no mês de abril e para agilizar já está previsto a realização de um mutirão para finalizarmos o trabalho”, conclui.
 
Como vai funcionar?
 
O sistema gerencial garante mais controle na gestão dos serviços da saúde, o que consequentemente vai gerar economia para os cofres públicos. Levantamentos da Secretaria Municipal da Saúde mostram que há um grande número de pessoas que faltam aos atendimentos. Com o novo sistema, se um paciente faltar a uma consulta ou exame e não comunicar o não comparecimento até o dia marcado ficará bloqueado para novo atendimento, por período determinado: o bloqueio para nova consulta é de 30 dias e para novo exame é de 90 dias.
 
O sistema é baseado em protocolos do Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, que estabelecem prazos para consultas e novas consultas. A partir de uma consulta uma nova para a mesma especialidade só deve ser marcada depois de 30 dias. Já os exames são válidos por 90 dias.
 
De acordo com a técnica da Secretaria da Saúde, Jaqueliny Aquino, o novo modelo de gestão informatizada contribui para um melhor atendimento e faz com que a população tenha responsabilidade no uso dos serviços. “Dessa maneira criamos uma participação da população, que deverá ter o comprometimento de avisar caso não possa comparecer ao exame ou consulta, pois para essa falta é uma vaga que foi tirada de outro cidadão que às vezes tinha até mais urgência no atendimento”, destaca.
 
PMAQ
 
A iniciativa faz parte do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), do Ministério da Saúde e tem o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços da Atenção Básica. Nesse programa a equipe de profissionais da UESF deve conhecer cada um dos seus pacientes por suas necessidades e a partir daí traçar metas de ações voltadas ao cuidado desse público. Com o melhor atendimento é pretendido melhorar a qualidade dos serviços do SUS. Estão inseridos no programa, em Guaçuí, 10 equipes das UESF, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e o NASF.
 
 
 
 
 
 
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https://guacui.es.gov.br/noticia/2016/02/melhoria-na-gestao-da-saude-com-informatizacao-out.html

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