Mais dois casos e Guaçuí agora soma 15 confirmados com Covid-19

O município estava com 13 casos desde o dia 30 de abril, mas nesta terça-feira (5), teve mais dois casos confirmados, entre estes dois novos, uma criança

Por Comunicação Guaçuí, fonte Saúde Guaçuí
Publicado em 05/05/2020 às 21:10  •  atualizado há 2 dias

Depois de ficar cinco dias, sem registrar novos casos de Covid-19, Guaçuí teve a confirmação de dois novos nesta terça-feira (5) e, agora, soma 15 casos confirmados. Entre os dois casos novos, está uma criança com idade entre 5 e 9 anos de idade. O município também subiu de 67 para 70 notificações, ao mesmo tempo que são mais dois casos descartados, subindo de 43 para 45, fazendo os suspeitos caírem de 11 para nove. O número de casos considerados como curados subiu também, de dois para três pessoas. Os dados são do boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Todos os confirmados e suspeitos estão sendo monitorados e apenas um se encontra internado na Santa Casa de Cachoeiro, enquanto os outros estão em isolamento social, em suas residências. Segundo a Vigilância Epidemiológica de Guaçuí, as pessoas que tiveram contato com esses pacientes também estão sendo monitoradas. A Vigilância não passa informações pessoais das pessoas infectadas, apenas os bairros em que residem.

Entre os três curados, dois moram no Centro da cidade e outro no bairro Antônio Martins. Dos outros 12 casos confirmados, quatro são moradores do Centro da cidade, dois do bairro São José (Avenida José Alexandre), dois do Manoel Monteiro Torres, um da Vila dos Professores, um do Cid Moreira, um do bairro Jurema e um do Antônio Martins.

Conforme o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), entre os 15 casos confirmados, até agora, todos por meio de exame laboratorial, nove pacientes são do sexo feminino e os outros seis, do sexo masculino. Nesta terça, foi confirmado o caso de uma criança com Covid-19, no município, com idade entre 5 e 9 anos. Outros dois têm idade entre 20 e 29 anos, enquanto seis têm entre 30 e 39 anos e quatro, entre 40 e 49 anos. O três demais têm entre 60 e 69 anos.

Guaçuí está entre os municípios que tiveram situação de calamidade pública decretada pela Assembleia Legislativa do Estado, junto com outros 16. Essa situação tem validade até 31 de julho e, com ele, as prefeituras ficam dispensadas de cumprir metas fiscais e podem elevar os gastos públicos, mas isso será fiscalizado por uma frente parlamentar composta por deputados estaduais que irão acompanhar as contas municipais referentes a este período.

Além de Guaçuí, também entraram em estado de calamidade pública os municípios de Aracruz, Dores do Rio Preto, Fundão, Guarapari, Ibiraçu, Jerônimo Monteiro, Linhares, Montanha, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Viana, Vila Pavão e Vitória. O pedido para o reconhecimento da situação de calamidade pública foi feito pelos prefeitos em discussão junto com a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).

Na última atualização do Mapa de Gestão de Risco para o contágio do Coronavírus (Covid-19), do Governo do Estado, divulgado no último sábado (2), Guaçuí passou do grupo de Risco Baixo para Risco Moderado. Desta forma, passou a adotar novas medidas de prevenção à pandemia que têm validade até 10 de maio. Outros três municípios estão neste mesmo grupo, enquanto sete compõem o grupo de Risco Alto. O grupo de Risco Baixo agora tem 55 municípios.

Por sua vez, a Prefeitura de Guaçuí segue com as medidas que vêm sendo tomadas desde o começo de março, quando foram suspensas as atividades da Terceira Idade, até a implantação das barreiras sanitárias, desinfecção das ruas e o uso obrigatório de máscaras. Além do isolamento e distanciamento social, evitando aglomerações. “Quem puder tem que ficar em casa e, se sair, tem que usar máscara, porque assinamos um decreto que torna isso obrigatório, e só depende de todos nós fazer com que os casos não cresçam em Guaçuí e a Prefeitura está trabalhando praticamente 24 horas por dia para isso”, afirma a prefeita Vera Costa. E o cidadão que quiser denunciar qualquer atitude que vá contra as medidas previstas nos decretos estadual e municipais, pode denunciar pelo telefone (28)99923-9942, por meio de mensagens.

Mais dois casos e Guaçuí agora soma 15 confirmados com Covid-19

Todos os confirmados e suspeitos estão sendo monitorados e apenas um se encontra internado na Santa Casa de Cachoeiro, enquanto os outros estão em isolamento social. (Comunicação Guaçuí

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023  há 6 dias  •  Saúde