Saúde

Mais de 28 mil camisinhas serão distribuídas no GuaçuFolia 2018

Os preservativos ficarão à disposição da população, num primeiro momento, em bares que vão funcionar durante o Carnaval

2.379

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação)
Publicado em 08/02/2018 às 16:30  •  atualizado há 7 horas

A Prefeitura de Guaçuí vai colocar à disposição da população 28.800 preservativos (camisinhas), que serão disponibilizadas para distribuição em pontos estratégicos, durante os quatro dias do GuaçuFolia 2018. O serviço será coordenado pelo Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), da Secretaria Municipal de Saúde, sempre com o objetivo de chamar atenção sobre a importância do uso de preservativos para evitar doenças sexualmente transmissíveis e a Aids (DST/Aids), o que deve ser ainda mais salientado num evento como o Carnaval.

O coordenador e enfermeiro do SAE, Fabiano dos Santos e Souza, adianta que, num primeiro momento, os preservativos estarão disponíveis, para quem quiser, no Bar do Beto, Oposto, Pão de Casa, Bombocados, Seu Juquita, GTC e Pronto Socorro. “Num primeiro momento estão definidos esses quatro locais, mas podemos estender a distribuição para outros pontos, para que as pessoas que desejarem tenham facilidade para pegarem os preservativos”, explica

Como em outras ocasiões, o coordenador destaca que dados mostram um grande aumento das notificações das DST, em nível nacional, e a única forma de se prevenir dessas doenças é o uso correto do preservativo. E o hábito de não usar camisinha tem impactado diretamente no aumento de casos de Aids entre os jovens. No Brasil, a epidemia avança na faixa etária de 20 a 24 anos, na qual a taxa de detecção subiu de 14,9 casos por 100 mil habitantes, em 2006, para 22,2 casos, em 2016. Entre os jovens de 15 a 19 anos, o índice aumentou, passando de 3,0, em 2006, para 5,4, em 2016 “Precisamos conscientizar sobre a importância de se prevenir”, ressalta Fabiano, destacando que não houve aumento apenas de casos de Aids, mas também de sífilis, gonorréia e outras doenças sexualmente transmissíveis. “Por isso, temos sempre que manter a sociedade informada sobre os riscos de contrair o vírus do HIV e outras DSTs e a importância de usar os preservativos”, completa.

 

Serviço

O SAE/CTA de Guaçuí é um serviço que oferta o tratamento e acompanhamento de pessoas vivendo com HIV/AIDS, DST e Hepatites Virais. Também oferece a realização do teste de HIV/Sífilis/Hepatite B e C. Os resultados ficam prontos em 20 minutos e às pessoas que, por acaso, tenham a confirmação de alguma doença, são oferecidos os medicamentos padronizados pelo Ministério da Saúde, e o usuário é atendido e acompanhado por uma equipe multidisciplinar, composta por médico, farmacêutico, enfermeiro, psicólogo e técnico de enfermagem. O SAE/CTA fica localizado na Avenida Espírito Santo – no antigo posto de saúde e o telefone de contato é (28)3553-3865.

 

Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
(28) 3553-1387
Marcos Freire
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov

Fotos

Mais de 28 mil camisinhas serão distribuídas no GuaçuFolia 2018

As 12 mil camisinhas serão distribuídas pelas barracas armadas no Parque de Exposições de Guaçuí durante a festa.

https://guacui.es.gov.br/noticia/2018/02/mais-de-28-mil-camisinhas-serao-distribuidas-no-guacufolia-2018.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade