Prefeitura

Lucas Arruda se apresenta neste domingo (30) no Teatro Municipal Fernando Torres

826

Por
Publicado em 27/11/2014 às 17:26  •  atualizado há 26 minutos

O músico capixaba tem traçado carreira profissional no Brasil e no exterior, com estilo que mistura soul, black music, jazz e blues
 
Texto: Superintendência de Imprensa Oficial/ Ana Paula Fassarella
Foto: Divulgação

O cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista Lucas Arruda faz show neste domingo (30), a partir das 20h, no Teatro Municipal Fernando Torres, em Guaçuí.

A entrada é gratuita e os ingressos começarão a ser distribuídos uma hora antes da apresentação, na bilheteria do teatro.

O evento faz parte do projeto “Circulação Cultural”, do governo do estado, com apoio da prefeitura de Guaçuí.

Lucas Arruda é capixaba, de Guaçuí, e tem traçado sua trajetória profissional no Brasil e no exterior (Europa, Estados Unidos e Japão), com estilo musical que mistura soul, black music, jazz e blues.
 
Sobre Lucas Arruda

Vindo de uma família musical, Lucas se interessou muito cedo por música, aos oito anos de idade, influenciado por seu pai e pelo irmão mais velho, o também músico e parceiro em várias produções, Thiago Arruda.

Na infância seus discos foram o Abbey Road dos The Beatles, Back in Black (AC/DC) e uma coletânea da banda norte americana Earth, Wind & Fire. E a seguir seu interesse foi por música pop, rock, o blues, o jazz, além do soul e do funk norte-americano.

Na adolescência, por volta de 2001, 2002, Lucas e Thiago decidiram montar um projeto de funk/soul influenciado pela música brasileira e pelo jazz. Assim nasceu a Du Black, em 2004, com um conceito inovador e pioneiro no Espírito Santo que era de misturar a música negra norte americana com a música brasileira.

A banda gravou seu primeiro disco em 2006, chamado “Soulshine”, lançado oficialmente em 2008. O disco tem 11 faixas próprias e uma regravação de autoria do grande Carlos Dafé, chamada Considerações. Nesta época o disco recebeu elogios de várias pessoas importantes do meio musical como o próprio Carlos Dafé, Ed Motta e Hyldon.

Ao lado da Du Black, Lucas participou e produziu vários projetos importantes no estado, levando a banda a ter um considerável destaque na capital do Espírito Santo. Acompanharam a cantora Tamy em vários projetos, incluindo o Circulação Cultural em 2010. Participaram do projeto Seis e Meia no Theatro Carlos Gomes por duas vezes, abrindo o show de Tamy e Roberto Menescal e na outra ocasião dividiram o palco com Leila Pinheiro, como atração principal do projeto.

Acompanharam também a cantora Idalina Dornellas por diversas vezes em eventos da Secretaria de Cultura do ES e prefeitura de Vitória.
 
Carreira Internacional

Por volta de 2010, 2011, Lucas Arruda deu o primeiro pontapé para sua carreira internacional. Várias músicas do Soulshine foram executadas em rádios internacionais, por exemplo a BBC6 de Londres, a Mariupol FM (Ucrânia), Dublin City FM (Irlanda) e Rodon FM (Grécia). Foi nesta época que Lucas fez seus primeiros contatos com DJs e rádios internacionais. Além do trabalho com a Du Black, tocou com outros artistas em shows como o rapper Jota III, Amaro Lima, B Negão (Planet Hemp), George Israel (Kid Abelha) e Marcelinho da Lua (Bossacucanova).

No fim de 2011, Lucas foi convidado pelo produtor paulista Alexandre Zee a gravar um EP, misturando a música brasileira e o funk com o a música eletrônica. Assim nasceu o EP “Ilê”. Foi seu primeiro trabalho a ser lançado no exterior, pela gravadora canadense Melomania Records. O trabalho figurou por várias vezes no Top 10 do site Traxxsource, especializado em música eletrônica. Também alcançou resultados consideráveis nos sites Afrodesia/Itunes e Amazon.

Com o sucesso de “Ilê EP” Lucas foi convidado pelo produtor inglês Danny Perez a remixar a canção “Cueira”, gravada em parceria com a cantora brasileira radicada na Suécia Clara Mendes.
Em janeiro de 2012, o single “Sambadi” foi lançado na Europa e rapidamente se espalhou pela Europa, EUA e Japão. O trabalho foi lançado em vinil, no formato de compacto simples (7inch) com remix exclusivo do músico francês Bruno “Patchworks” Hovart. Além disso, atingiu por várias vezes o Top 10 no site holandês de vendas de disco Rush Hour e também figurou entre os mais vendidos na loja japonesa Jet Set.

Sambadi foi inteiramente produzido, composto e arranjado pelo próprio Lucas, que também tocou quase todos os instrumentos. Lucas ainda mixou o disco em seu próprio estúdio. A masterização foi feita em Londres, no Carvery Cuts Studios.

Em julho de 2013, o álbum “Sambadi” foi lançado no Japão pela P Vine Records, em uma versão especial com duas faixas bônus. Por lá as faixas do álbum atingiram o top 20 da Rádio North Wave FM, além de figurar entre os álbuns de jazz mais vendidos da loja virtual Itunes (JP). Na Loja Jet Set o disco figurou entre os mais vendidos, estando a frente do single “Get Lucky” do Daft Punk por uma semana.

Sambadi apareceu nas listas de melhores discos de 2013. Na lista anual de discos da loja inglesa Soul Brother Records, Sambadi aparece como um dos melhores discos de jazz do ano, ao lado de Gregory Porter, George Benson e Ed Motta.

No início de 2014, Lucas estreou nos palcos como artista solo. O primeiro show “Sambadi” foi apresentado no Rio de Janeiro, na casa de shows Studio RJ. O show aconteceu dentro do projeto Jazz Mania, por onde passaram João Donato, Marcos Valle e Azymuth. Após o Studio RJ, duas apresentações importantes, ambas em Vitória: Projeto Luzes e Aplausos – Teatro do Sesi e Festival de Jazz e Blues de Manguinhos.
 
*Com informações do release oficial sobre a carreira de Lucas Arruda.
 
 
Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-3389
 
*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.

https://guacui.es.gov.br/noticia/2014/11/lucas-arruda-se-apresenta-neste-domingo-30-no-teatro-municipal-fernando-torres-out.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade