Prefeitura

II Seminário de Medidas Sócioeducativas discute redução da maioridade penal em Guaçuí

397

Por
Publicado em 27/06/2015 às 01:34  •  atualizado há 1 dia

Participaram mais de 130 pessoas de Guaçuí, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino de São Lourenço, Ibitirama, Iúna, Jeronimo Monteiro, Mimoso do Sul, Marataízes, Muniz Freire e Vargem Alta e Vitória.
 
 
Texto: Prefeitura de Guaçuí
Foto: Prefeitura de Guaçuí/Luiz Ferreira.
 
Para colocar em discussão a redução da maioridade penal, a Secretaria Municipal da Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do programa de Medidas Sócioeducativas em Meio Aberto, realizou o II Seminário de Medidas Sócioeducativas, na quinta-feira (25), no Centro de Inclusão Sócioprodutiva. Neste ano, o tema é “adolescência e maioridade penal”.
 
A abertura do evento foi feita pela prefeita Vera Costa; com a participação da representante da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, a assistente social, Ivane Mendonça; do comandante da 2ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar-ES, tenente Alcemar Teixeira Xavier; da diretora-presidente do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Ana Maria Petronetto; da gerente do programa de medidas sócioeducativas da Região Sul, Aurelina Neto; da coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) de Guaçuí, Adriana Peixoto; da gerente do programa de medidas sócioeducativas em meio aberto de Guaçuí, Vanice Calegário.
 
Participaram, também, mais de 130 pessoas entre profissionais do Iases, da área da assistência social, pedagogos e equipes dos Cras, Creas e Conselhos Tutelares de Guaçuí, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino de São Lourenço, Ibitirama, Iúna, Jeronimo Monteiro, Mimoso do Sul, Marataízes, Muniz Freire e Vargem Alta e Vitória.
 
Com o seminário foi realizado o debate entre os participantes para gerar conhecimento sobre o assunto, num momento em que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, a proposta de redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos de idade, para crimes hediondos, homicídio doloso, roubo qualificado e lesão corporal grave seguida de morte. O texto que ainda está na Câmara, posteriormente seguirá para o Senado Federal.
 
Para contribuir com a discussão do tema, foram realizadas duas palestrar, com a diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (Fafia), que também é coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Alegre, graduada em psicologia, Rosane Maria Souza dos Santos e com a diretora-presidente do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), graduada em serviço social e mestre em educação pela Universidade do Espírito Santo (Ufes), Ana Maria Petronetto.
Para a diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (Fafia), e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Alegre, Rosane Maria Souza dos Santos a educação é fundamental para que o menor esteja fora do crime. “Quanto mais tempo o menor estiver na escola, mais tempo estará longe das drogas e do crime. Precisamos garantir educação para esse menor”, afirma.
 
A prefeita Vera Costa comentou sobre o trabalho que a administração tem realizado na área social. “Hoje nós realizamos ações com muita responsabilidade, para atender a todos, crianças, adolescentes, jovens e idosos. Temos investido, principalmente na qualificação, como os cursos que são oferecidos na agência Findes/Sesi/Senai. Um dos objetivos é atender os adolescentes e jovens, para ocupá-los e não permitir que sejam levados pelo crime”, pontua.
 
 
Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-3389
 
 
*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.

https://guacui.es.gov.br/noticia/2015/06/ii-seminario-de-medidas-socioeducativas-discute-reducao-da-maioridade-penal-em-guacui-out.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade