Saúde

Guaçuí volta para Risco Moderado e comércio não abre mais em dias alternados

Todos os estabelecimentos da cidade voltam a abrir de segunda a sexta, das 10 às 16 horas, com exceção de lanchonetes e restaurantes que terão horário ampliado

2.943

Por Comunicação Guaçuí, fonte Saúde Guaçuí
Publicado em 12/07/2020 às 18:23  •  atualizado há 7 dias

Nesta segunda-feira (13), entra em vigor o 13º Mapa de Risco COVID-19 do Espírito Santo e Guaçuí saiu de Risco Alto e retornou para Risco Moderado. Com isso, vão acontecer mudanças no funcionamento do comércio e outros serviços na cidade, pelo menos, até o anúncio do novo mapa, como a alternância no funcionamento dos estabelecimentos comerciais, em dias pares e ímpares.

Uma das mudanças foi a retirada da necessidade da permanência do município, pelo período mínimo de 14 dias, quando estiver no Risco Alto, e da classificação única das cidades da Grande Vitória. Também foi retirada a regra limítrofe. Ou seja, todas as cidades capixabas serão classificadas de forma individual, sem influência do grau de risco dos municípios vizinhos.

Então, a partir desta semana, por estar entre as cidades de Risco Moderado, Guaçuí vai poder flexibilizar algumas medidas restritivas. Não vai haver mais a alternância no funcionamento dos estabelecimentos comerciais, em dias pares e ímpares, ou seja, todos os estabelecimentos voltarão a funcionar de segunda à sexta-feira, mas o horário está mantido de 10 às 16 horas. As regras mudaram para lanchonetes e restaurantes que poderão abrir de segunda à sexta, das 10 às 18 horas, e também aos sábados até as 16 horas. Está vedada a venda de bebidas alcoólicas durante a semana, fora do horário das 12 às 18 horas.

No caso das academias de ginástica, também há alterações no funcionamento, dentro dos municípios de Risco Moderado

Nas cidades de Risco Alto, as lanchonetes e restaurantes também poderão funcionar até as 18 horas, mas apenas de segunda a sexta-feira. Nos municípios classificados como Risco Baixo, não haverá mais limitação do horário de funcionamento. Mas não há qualquer município em Risco Baixo ou Risco Extremo, atualmente, no Estado.

No caso das academias de ginástica, também há alterações no funcionamento, dentro dos municípios de Risco Moderado. A partir de segunda, estes estabelecimentos não precisarão mais limitar o atendimento a até cinco alunos, ao mesmo tempo, mediante agendamento. Esta restrição permanece para as cidades que estão em Risco Alto. No entanto, todos os municípios – em qualquer nível de risco – precisam continuar a seguir o protocolo de distanciamento mínimo entre os usuários.

Ajustes

Na sexta-feira (10), o governador Renato Casagrande já havia anunciado ajustes na metodologia da Matriz de Risco que classifica os municípios com base nas ameaças e vulnerabilidades frente à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Com isso, o novo Mapa divulgado mostra que, esta semana, 41 cidades seguem em Risco Alto e outras 37 em Risco Moderado.

Além de Guaçuí, saíram do alto para o moderado, Boa Esperança, Divino de São Lourenço, Fundão, João Neiva, Montanha, Mucurici, Ponto Belo, Santa Teresa e Viana. Entram em risco alto Afonso Claudio, Apiacá, Atílio Vivácqua, Brejetuba, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Pinheiros, Sooretama, Venda Nova do Imigrante e Vila Valério.

Essa estratégia de mapeamento de risco começou a ser feita no dia 20 de abril, considerando apenas o coeficiente de incidência da doença, mas, no dia 4 de maio, a Matriz de Risco passou a ser considerada como ferramenta do mapa de risco, levando em conta, ainda, o coeficiente de incidência e taxa de ocupação de leitos de UTI. Para, no dia 25 do mesmo mês, a matriz ser ampliada com a inserção da taxa de letalidade, índice de isolamento social e percentual da população acima de 60 anos.

Agora, a partir desta segunda-feira, dia 13 de julho, passa a valer a Matriz de Risco Ajustada que leva em conta o coeficiente de incidência e a taxa de letalidade dos municípios, além dos dados relativos às estratégias dos municípios, no período epidemiológico das últimas 4 semanas, ou seja, últimos 28 dias. Desta forma, todas as decisões dentro do mapa de risco, no Estado, são tomadas seguindo seguem parâmetros técnicos e orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle, composto pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Defesa Civil, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Ufes e Ifes.

Informações para a imprensa

Superintendência de Imprensa Oficial

(28) 3553-1387

Marcos Freire

comunicacao@guacui.es.gov.br

www.guacui.es.gov.br

www.facebook.com.br/prefeituradeguacui

www.youtube.com/prefeituradeguacui

www.twitter.com/guacui_gov

Fotos

Guaçuí volta para Risco Moderado e comércio não abre mais em dias alternados

O novo Mapa divulgado mostra que, esta semana, 41 cidades seguem em Risco Alto e outras 37 em Risco Moderado. (Divulgação)

https://guacui.es.gov.br/noticia/2020/07/guacui-volta-para-risco-moderado-e-comercio-nao-abre-mais-em-dias-alternados.html

Publicações relacionadas

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024 COOPERAÇÃO FINANCEIRA PARA MANUTENÇÃO DO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA IDOSOS DESENVOLVIDO PELO LAR DOS IDOSOS FREDERICO OZANAM DE GUAÇUÍ há 28 dias  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia GUAÇUÍ DESTACA-SE NO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA: APLICAÇÃO DE 1632 DOSES GARANTE 2º LUGAR NO RANKING ESTADUAL  há 2 meses  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO AO AUTISMO  há 2 meses  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ DÁ INÍCIO À CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE  há 2 meses  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023  há 2 meses  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia PREFEITURA REALIZA MUTIRÃO DE PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE EM GUAÇUÍ  há 3 meses  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia EDITAL SEMUS Nº 01-2024 PARA A CONCESSÃO DE USO DE CADEIRAS DE RODAS MOTORIZADAS A Prefeitura de Guaçuí torna público o Edital para a concessão de uso de cadeiras de rodas motorizadas feitas sob medida que serão doadas à portadores de deficiência com vulnerabilidade social há 3 meses  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia LISTA DE MEDICAMENTOS 2024  há 5 meses  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia SERVIDORES DA PREFEITURA REALIZAM MUTIRÃO CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE NOS BAIRROS E DISTRITOS DE GUAÇUÍ  há 5 meses  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA DIA D DA CAMPANHA DEZEMBRO VERMELHO  há 6 meses  •  Saúde

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade