Guaçuí tem 35 vagas no processo seletivo do IBGE

São 28 vagas para recenseador, outras cinco para agente censitário supervisor e uma para agente censitário municipal

Por Comunicação Guaçuí , fonte Prefeitura de Guaçuí
Publicado em 09/03/2020 às 11:45  •  atualizado há 3 dias

As inscrições para o processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão abertas desde o dia 5 de março e vão seguir até o dia 24 do mesmo mês. Para Guaçuí, serão abertas 35 vagas, sendo 28 para recenseador, outras cinco para agente censitário supervisor e uma para agente censitário municipal. As inscrições devem ser feitas somente pela internet, no site da Cebraspe (www.cebraspe.org.br/concursos/) e as taxas variam entre R$ 23,61 e R$ 35,80, de acordo com a função pretendida.

A contratação é temporária e o serviço vai durar de três a quatro meses, podendo ser prorrogado, caso seja necessário. Os editais foram publicados no Diário Oficial da União (DOU), no dia 5, visando a contratação de 208.695 pessoas, de todo o país, para a realização do Censo Demográfico 2020. E no momento que for se inscrever, o candidato que for de Guaçuí pode escolher sua área de trabalho dentro do município.

Na função de recenseador é exigido nível fundamental e a remuneração será feita de acordo com a produção, numa jornada de trabalho de 25 horas semanais, pelo menos. Já no caso dos agentes censitários, tanto municipal (ACM) quanto supervisor (ACS), os candidatos devem ter o ensino médio. Com uma carga horária de 40 horas, a remuneração mensal para ACM é de R$ 2.100,00 e, para ACS, R$ 1.700,00.

Provas e treinamento

As provas para as vagas de agentes censitários serão aplicadas no dia 17 de maio e, para recenseador, no dia 24 do mesmo mês, provavelmente, das 13 às 17 horas, o que deve ser confirmado pelo IBGE. Haverá locais de prova em todas as cidades do país, logo não haverá necessidade do candidato deslocar-se para um município vizinho.

Os resultados serão divulgados nos meses de junho (agentes) e julho (recenseadores) e as contratações ocorrerão logo em seguida. O trabalho de campo do Censo 2020 começa em agosto.

Mas antes da contratação, haverá um período de treinamento para os recenseadores aprovados nas provas, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de cinco dias e carga horária de 8 horas diárias. Os candidatos que tiverem, no mínimo, 80% de frequência no treinamento receberão ajuda de custo.

Guaçuí tem 35 vagas no processo seletivo do IBGE

A contratação é temporária e o serviço vai durar de três a quatro meses, podendo ser prorrogado, caso seja necessário. (Divulgação)