Guaçuí sedia Fórum de debate sobre tratamento do câncer

O Fórum é organizado pelo Hospital Evangélico de Cachoeiro, GAPPCI e Femama, com o apoio da Prefeitura de Guaçuí

Por Comunicação Guaçuí , fonte Saúde Guaçuí
Publicado em 13/03/2019 às 14:57  •  atualizado há 1 dia

Com o apoio da Prefeitura de Guaçui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), foi realizado, no município, o “Fórum de debate sobre o acesso ao tratamento do câncer”, na manhã desta quarta-feira (13), no Teatro Municipal Fernando Torres. O evento é organizado pelo Hospital Evangélico de Cachoeiro, Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (GAPPCI) e Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

O encontro contou com a presença de servidores de todas as unidades de saúde do município que, por isso, ficaram fechadas durante o dia de hoje. Quem também esteve presente foi a prefeita de Guaçuí, Vera Costa, que elogiou o empenho dos organizadores do evento. “Como sempre digo, com amor tudo se constrói, e podemos sentir isso nas pessoas envolvidas nesse trabalho”, disse. Ela agradeceu pelo o que é realizado na Casa de Apoio, em Cachoeiro, onde pacientes são recebidos com carinho. “Muitas pessoas de nosso município são atendidas por uma equipe maravilhosa que as ajudam num momento em que estão precisando de apoio, por isso, Guaçuí está de portas abertas, porque é o mínimo que podemos fazer para retribuir”, complementou.

Uma das organizadoras do Fórum, a oncologista Sabina Aleixo, muito emocionada, abriu os trabalhos e apresentou os objetivos da iniciativa. Ela explicou que o objetivo é levar o Fórum a cidades polos de diversas regiões do Estado e buscar soluções que façam o paciente chegar cada vez mais rápido ao tratamento. “Lá em Cachoeiro, não atendemos só o sul do Estado e, por isso, resolvemos realizar ações para sensibilizar sobre prevenção e tratamento”, disse. “Em 2018, foram mais de 7.500 atendimentos de assistência a pacientes e, só em janeiro e fevereiro, esse número chegou a mais de 1.300, na Casa de Apoio, com almoço e jantar”, completou, para destacar o empenho de Guaçuí em ajudar. “Guaçuí atendeu de pronto, assim que falamos com o Márcio (Clayton, secretário municipal de Saúde), conseguimos organizar o Fórum”, enfatizou.

Márcio Clayton colocou que Guaçuí se prontificou em realizar o evento, visando também trazer informações para os servidores da sua Secretaria, que vão passar a lidar ainda melhor no atendimento a possíveis pacientes de câncer. “E o atendimento do Hospital Evangélico é essencial, é nossa referência, para a assistência de pacientes que precisam passar pelo tratamento”, afirmou.

O Fórum foi dividido em duas mesas de debate. A primeira foi apresentada pelo médico oncologista, José Zago Polido, e tratou sobre o “Registro Compulsório do Câncer como ferramenta de dados e quais as perspectivas com a nova lei”. Assunto que também contou com a participação do coordenador de Atenção Primária à Saúde (APS) de Guaçuí, Werton dos Santos Cardoso. Já a segunda mesa tratou sobre “A influência da legislação para o acesso a tratamento ágil e adequado – Lei dos 60 dias e Projeto de Lei dos 30 dias”. Também participaram o superintendente regional da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), José Maria Justo, a representante do Sistema Único de Saúde (SUS), Eliza dos Santos Daroz, e o diretor da Santa Casa de Guaçuí, Dênis Vaz.

O “Fórum de debate sobre o acesso ao tratamento do câncer” já está marcado para acontecer em Castelo, no dia 27 deste mês, no Teatro Municipal, a partir das 8 horas. E depois em Cachoeiro de Itapemirim, dia 17 de abril, no auditório do Hotel Bristol, no mesmo horário. A pauta dos eventos será a mesma discutida em Guaçuí.

Guaçuí sedia Fórum de debate sobre tratamento do câncer

O Fórum aconteceu na manhã desta quarta-feira (13), no Teatro Municipal Fernando Torres, com participação de servidores de Guaçuí. (Divulgação PMG)

Noticia GUAÇUÍ DESTACA-SE NO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA: APLICAÇÃO DE 1632 DOSES GARANTE 2º LUGAR NO RANKING ESTADUAL  há 3 dias  •  Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO AO AUTISMO  há 16 dias  •  Saúde