Prefeitura

Guaçuí inicia implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil

30

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 22/05/2017 às 20:43  •  atualizado há 16 dias

Equipes de todas as unidades básicas de saúde do município recebem treinamento
 
Texto: Superintendência de Imprensa Oficial/ Ana Paula Fassarella
Foto: Prefeitura de Guaçuí/ Luiz Ferreira

Qualificar e ampliar as ações de incentivo ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos de idade. Com este objetivo, a Secretaria Municipal de Saúde de Guaçuí iniciou neste mês a implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde.

A implantação do programa ocorre em todo o Brasil. Em Guaçuí, todas as unidades básicas de saúde realizam oficinas para a implantação da estratégia que visa ao aprimoramento das competências e habilidades dos profissionais de saúde para a promoção frequente do aleitamento materno e da alimentação complementar.

As oficinas são realizadas em cada uma das 10 unidades básicas de saúde do município e contam com a participação de todos os funcionários. Os profissionais envolvidos são médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, recepcionistas, auxiliares de serviços, agentes comunitários de saúde, auxiliares de saúde bucal, técnicos de enfermagem e estagiários. Cada oficina tem duração total prevista de cinco horas.

“A metodologia utilizada visa à troca de experiências e ao conhecimento da realidade local, fundamentais para o bom desenvolvimento das atividades. Toda a equipe é convidada a realizar ações que visem ao incentivo e à promoção da alimentação saudável para crianças menores de dois anos, com intuito de aumentar a prevalência do aleitamento materno e a melhora dos indicadores de alimentação e nutrição em crianças nessa faixa etária”, comenta a nutricionista e tutora da estratégia em Guaçuí, Grezielle Mapeli.
 
Saiba mais sobre aleitamento materno e alimentação saudável para crianças menores de dois anos!

O aleitamento materno exclusivo até os seis meses é preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “Nesse período, não deve ser oferecido chá e nem água à criança, pois o leite materno é um alimento completo para esta faixa etária, sendo fonte de hidratação, de nutrientes para o desenvolvimento e de defesa do organismo, pois possui anticorpos”, explica Grezielle Mapeli.

A partir dos seis meses de idade, é indicada a introdução de alimentação complementar saudável, de acordo com orientação profissional. “Frutas, verduras e legumes são indicados. Devem ser evitados: produtos enlatados, com conservantes e condimentados, doces e acréscimo de açúcar nos alimentos”, diz a nutricionista.

Pesquisa do Ministério da Saúde realizada nas capitais brasileiras e no distrito federal revela que o aleitamento materno exclusivo ocorre, em média, durante apenas 54 dias.

“Práticas alimentares inadequadas nos primeiros anos de vida podem estar relacionados à morte de crianças, doenças infecciosas, respiratórias, excesso de peso, carências nutricionais (anemias e desnutrição)”, destaca Grazielle Mapeli.


Fotos

Guaçuí inicia implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil

https://guacui.es.gov.br/noticia/2017/05/guacui-inicia-implantacao-da-estrategia-amamenta-e-alimenta-brasil-aqrtd.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade