Guaçuí faz balanço da campanha nacional de vacinação contra a gripe

38

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 29/05/2017 às 21:45  •  atualizado há 1 mês

A Secretaria Municipal de Saúde fez um balanço sobre a vacinação da gripe H1N1 na cidade e nos Distritos. Dos grupos que podem tomar a vacina pelo SUS, os idosos têm até o momento, a maior cobertura: 90% desse público já se vacinaram. Entre as puérperas, mulheres que tiveram bebê recentemente o alcance foi de 85%. Os grupos que menos se vacinaram foram gestantes, com 56% de cobertura, crianças com 81%, trabalhadores de saúde com 70% e, 840 pessoas portadoras de doença crônicas. Este ano, a novidade da campanha foi à inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo. Até o momento, 273 deles se vacinaram. De acordo com o Coordenador Werton dos Santos Cardoso, Guaçuí atingiu até o momento 83, 94% da cobertura total de imunizações “esse resultado só foi possível, graças ao empenho de todos os profissionais que atuam na área. Conseguimos concluir as ações que foram propostas na Zona Rural, através de todo um trabalho de parceria com as equipes das unidades de saúde”. Alertamos ainda, a importância das pessoas se imunizarem. Quem ainda não vacinou, não deixe de ir até a Policlínica – localizada próximo ao Pronto Socorro no Bairro Quincas Machado no horário 7:30h às 11h e de 13h às 16:30h para se imunizarem, nossa meta é atingir 100%. A campanha foi prorrogada até o dia 09 de junho, de acordo com o Ministério da Saúde Veja quem recebe a vacina pelo SUS:
  • Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)
  • Gestantes
  • Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)
  • Idosos (a partir de 60 anos)
  • Profissionais da saúde
  • Povos indígenas
  • Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional
  • Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade
  • Professores de escolas públicas ou privadas
As doses da vacina estão disponíveis para o público-alvo nos postos de saúde em todo o país. A imunização protege contra os três sorotipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano: H1N1, H3N2 e Influenza B.

Guaçuí faz balanço da campanha nacional de vacinação contra a gripe