Cultura, Turismo e Esporte

Guaçuí doa 200 livros para montagem de biblioteca em Comunidade Quilombola

Os livros são provenientes da Biblioteca Municipal e fazem parte de um projeto que visa promover o incentivo à leitura

Por Comunicação Guaçuí , fonte Cultura Guaçuí
Publicado em 04/02/2020 às 15:45  •  atualizado há 21 horas

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Semcultes), por meio da Superintendência de Cultura, realizou a entrega de 200 livros para a Comunidade Quilombola do Córrego Sossego, na zona rural de Guaçuí. A ação aconteceu na manhã desta terça-feira (4), com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semag), com o objetivo de ser montada uma minibiblioteca na comunidade, onde também foi realizada uma sessão de contação de história para os membros da comunidade.

De acordo com informações da Semcultes, esses 200 livros são títulos que estavam repetidos na Biblioteca Municipal Dr. Custódio Tristão, depois de uma renovação – com a chegada de novos livros – e nova catalogação de seu acervo. No mês de junho do ano passado, o município comprou um lote contendo 210 exemplares de livros da Literatura Infantil e Infantojuvenil e, logo em seguida, o município recebeu outros 295 exemplares de obras de autores capixabas e outros trabalhos realizados no Estado do Espírito Santo, resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal e a Biblioteca Estadual.

A superintendente de Cultura, Mayara Aparecida Silva de Carvalho – que estava presente à entrega dos livros –, explica que a entrega dos livros na Comunidade Quilombola faz parte do projeto de incentivo à leitura, mas não se limita à doação dos exemplares. “Trata-se de uma ação de incentivo à leitura, na qual, além de doarmos os livros, de 15 em 15 dias, a equipe da Cultura estará no local para realizar a contação de história, visando estimular a pesquisa e utilização dos livros doados”, esclarece.

Quem também esteve na Comunidade Quilombola, foi o secretário municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Leonardo Ridolfi. Ele destacou que o projeto de contação de histórias da Semcultes, por meio da Biblioteca Municipal, também tem percorrido bairros da cidade. “A ideia é levar, até crianças e jovens, a chance de conhecer essas obras literárias, visando a formação de novos leitores de livros”, afirma. O projeto ainda aconteceu nas dependências da Biblioteca, com alunos de escolas do município, antes de seguir para os bairros.

Conforme informações da Semcultes, a Biblioteca Municipal de Guaçuí é um órgão vinculado à Secretaria e tem como objetivo divulgar o espaço e disseminar a informação e o conhecimento, tornando-a mais acessível a toda população. Além disso, busca desenvolver o hábito da leitura, valorizando o conhecimento e trabalhando no enriquecendo do vocabulário.

Guaçuí doa 200 livros para montagem de biblioteca em Comunidade Quilombola

O objetivo é a montagem de uma minibiblioteca na comunidade, onde também foi realizada uma sessão de contação de história para os membros da comunidade. (Divulgação Semcultes)

PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE ABERTURA DOS JOGOS ESCOLARES 2024

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE ABERTURA DOS JOGOS ESCOLARES 2024  há 9 dias  •  Cultura, Turismo e Esporte