Saúde

Guaçuí confirmou seu primeiro caso de Covid-19 nesta terça-feira

De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, da Semus, trata-se de um profissional da saúde, com pouco mais de 30 anos, morador do centro da cidade

1.731

Por Comunicação Guaçuí, fonte Saúde Guaçuí
Publicado em 21/04/2020 às 15:40  •  atualizado há 1 dia

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Guaçuí informa que, na manhã desta terça-feira (21), foi confirmado o primeiro caso de Covid-19 no município. Até esta segunda-feira (21), Guaçuí tinha 13 casos notificados, sendo que sete foram descartados por laboratório e seis casos suspeitos permaneciam aguardando resultado. E nesta terça, um destes seis foi confirmado para contaminação por Coronavírus.

De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, da Semus, trata-se de um profissional da saúde, com pouco mais de 30 anos, morador do centro da cidade e que já estava em isolamento em sua residência, desde que apresentou sintomas. Os profissionais de saúde são os que estão mais vulneráveis à contaminação, principalmente, num município como Guaçuí que é referência regional, tanto para atendimento no Pronto Socorro como para internações e isolamento, seja em UTI ou enfermaria. Contudo, os casos graves são transferidos para a Santa Casa de Cachoeiro, referência para Covid-19 no sul do Estado.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sueli Valéria Moreira, os procedimentos de isolamento social do paciente, que já estavam sendo tomados, foram intensificados. “Os profissionais de saúde estão mais expostos e, por isso, acompanhamos todos os procedimentos, junto com a Santa Casa de Guaçuí, sobre a prevenção, e todos seguem uma orientação rígida sobre equipamento de proteção individual, no trabalho, e de higienização quando chegam em suas residências, permanecendo em isolamento de suas famílias em casa, tomando todos os cuidados com roupas, calçados, para evitar riscos”, explica.

A prefeita Vera Costa gravou vídeo para anunciar a confirmação do caso de Covid-19 e também para pedir que as pessoas sigam as medidas de prevenção

No sábado (18), o Governo do Espírito Santo anunciou a adoção de um Mapa de Gestão de Risco para estabelecer medidas qualificadas em cada município no combate ao novo Coronavírus (Covid-19). O mapa leva em consideração o número de casos registrados e os municípios estão divididos em três grupos de risco (Baixo, Moderado e Alto). Guaçuí foi classificado como Risco Baixo e assim continua, mesmo com esse caso confirmado, já´que permanece abaixo do coeficiente estipulado que é de 23 casos por 100.000 habitantes, o que dá 0,00023.

Contudo, a prefeita Vera Costa gravou vídeo para anunciar a confirmação do caso de Covid-19 e também para pedir que as pessoas sigam as medidas de prevenção estipuladas pelo Mapa de Gestão de Risco, principalmente, o uso de máscaras. “Se você puder, fique em casa, mas se precisar sair, use máscara e siga todas as medidas de prevenção”, disse, destacando que o isolamento e o distanciamento social são as maneiras mais eficientes de evitar a contaminação.

Medidas a serem seguidas

Por estar classificado como Risco Baixo, o comércio de Guaçuí voltará a funcionar, nesta quarta-feira (22), com todos os estabelecimento podendo abrir das 10 às 17 horas e mantendo a média de um cliente para cada 10 metros quadrados (m²), com os funcionários utilizando máscaras, obrigatoriamente, e sendo observado o distanciamento social nas filas (pelo menos um metro de distância entre cada pessoa). Supermercados, bares, lanchonetes, academias, reuniões públicas, cultos religiosos, teatro, biblioteca e atividades esportivas continuam com as orientações já especificadas em decretos publicados pelo estado e município.

Ao mesmo tempo, a população deve manter isolamento social (principalmente as pessoas que fazem parte do grupo de risco) e quem sair para a rua, o distanciamento social (para todos os casos). Essas pessoas ainda devem usar máscaras e manter a higiene, lavando as mãos com água e sabão ou utilizando álcool em gel, sempre que possível. E quando voltarem para casa, seguir as mesmas medidas de higiene, se possível, tomando um banho e colocando a roupa para lavar.

No transporte público, as empresas têm que manter a higienização de veículos em nível Covid-19, providenciar a proteção obrigatória para tripulação (máscaras, álcool e luvas), instalar dispositivos de álcool em gel nos terminais e manter o distanciamento entre pessoas em filas para embarque. E a Prefeitura irá realizar o monitoramento de casos suspeitos e infectados, além de instalar o Sistema de Comando de Operações, assim como elaborar o plano de contingência e realizar barreiras sanitárias.

A população também pode colaborar, denunciando o descumprimento dessas medidas e orientações. A denúncia pode ser feita, apenas por mensagens, pelo telefone (28)99923-9942.

Informações para a imprensa

Superintendência de Imprensa Oficial

(28) 3553-1387

Marcos Freire

comunicacao@guacui.es.gov.br

www.guacui.es.gov.br

www.facebook.com.br/prefeituradeguacui

www.youtube.com/prefeituradeguacui

www.twitter.com/guacui_gov

Fotos

Guaçuí confirmou seu primeiro caso de Covid-19 nesta terça-feira

Guaçuí tinha 13 casos notificados, sendo que sete foram descartados e seis suspeitos, sendo que um destes foi confirmado nesta terça. (Comunicação Guaçuí)

https://guacui.es.gov.br/noticia/2020/04/guacui-confirmou-seu-primeiro-caso-de-covid-19-nesta-terca-feira.html

Publicações relacionadas

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024 COOPERAÇÃO FINANCEIRA PARA MANUTENÇÃO DO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA IDOSOS DESENVOLVIDO PELO LAR DOS IDOSOS FREDERICO OZANAM DE GUAÇUÍ há 1 dia  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia GUAÇUÍ DESTACA-SE NO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA: APLICAÇÃO DE 1632 DOSES GARANTE 2º LUGAR NO RANKING ESTADUAL  há 1 mês  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO AO AUTISMO  há 1 mês  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ DÁ INÍCIO À CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE  há 1 mês  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023  há 2 meses  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia PREFEITURA REALIZA MUTIRÃO DE PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE EM GUAÇUÍ  há 2 meses  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia EDITAL SEMUS Nº 01-2024 PARA A CONCESSÃO DE USO DE CADEIRAS DE RODAS MOTORIZADAS A Prefeitura de Guaçuí torna público o Edital para a concessão de uso de cadeiras de rodas motorizadas feitas sob medida que serão doadas à portadores de deficiência com vulnerabilidade social há 2 meses  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia LISTA DE MEDICAMENTOS 2024  há 4 meses  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia SERVIDORES DA PREFEITURA REALIZAM MUTIRÃO CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE NOS BAIRROS E DISTRITOS DE GUAÇUÍ  há 4 meses  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA DIA D DA CAMPANHA DEZEMBRO VERMELHO  há 5 meses  •  Saúde

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade