Cultura, Turismo e Esporte

Grupo teatral de Guaçuí participa de Oficina de Residência Artística

O projeto foi aprovado no edital de Artes Integradas da Lei Aldir Blanc, lançado pela Secult-ES e recebe o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo.

Por Comunicação Guaçuí, fonte Secretaria de Cultura
Publicado em 22/02/2021 às 15:59  •  atualizado há 1 dia

Desde o dia 3 de fevereiro, o Grupo Teatral “Gota, Pó e Poeira”, de Guaçuí, está em pleno processo de aprendizado por meio da Oficina de Residência Artística, com o diretor Ribamar Ribeiro, do Rio de Janeiro. A oficina tem base na pesquisa do ator autoral e teatro narrativo. O projeto foi aprovado no edital de Artes Integradas da Lei Aldir Blanc, lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES) e recebe o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo.

Integrando doze componentes, entre atores e técnicos, o processo tem parte virtual e parte presencial respeitando os protocolos sanitários e distanciamento.

A primeira parte foi destinada ao estudo técnico sobre as características do teatro narrativo; leitura dos contos “A vida como ela é”, de Nelson Rodrigues; processo de produção do texto e seu entendimento. Tudo isso em reuniões online.

Já no período de 11 a 17 de fevereiro, aproveitando o feriado de Carnaval, o diretor convidado veio a Guaçuí, e no Teatro Fernando Torres, cedido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, desenvolveu um trabalho que envolveu corpo, voz, marcações e produção de um espetáculo de 45 minutos. Foram em média 6 horas de oficina e ensaios, que resultou na montagem “Os sacrilégios do amor”.

Para o diretor Ribamar Ribeiro está sendo muito prazerosa essa residência por ser uma antiga aspiração do Grupo e por sua vontade de trabalhar com o coletivo que já existe há 37 anos no Estado. “É um elenco disciplinado, disponível, que se lançou com intensidade no projeto produzindo um trabalho que poderá rodar por muitas mostras e festivais”, afirmou.

A residência vai continuar de forma híbrida como encontros virtuais e presenciais, e no dia 28 de fevereiro a companhia pretende realizar um ensaio técnico, com passagens de som, luz e esboços de figurinos, e permanecerão outras passagens de afinação e estudos até o dia 26 de março, quando será mostrado ao público o resultado durante a programação do 21º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí.

O espetáculo

O espetáculo “Os sacrilégios do amor” contará com sete atores e três técnicos, e é inspirado em diversos contos de Nelson Rodrigues, misturando o drama e a comédia, conduzidos na técnica do teatro narrativo. Tem direção de Ribamar Ribeiro, preparação de voz de Getúlio Nascimento, e figurinos de Guilherme Aquino.

Grupo teatral de Guaçuí participa de Oficina de Residência Artística

A Oficina de Residência Artística foi ministrada pelo diretor Ribamar Ribeiro, do Rio de Janeiro. (Comunicação Guaçuí)

Noticia NOVOS CONSELHEIROS DO TURISMO TOMAM POSSE E DISCUTEM PLANOS DE DESENVOLVIMENTO PARA OS PRÓXIMOS ANOS  há 24 dias  •  Cultura, Turismo e Esporte

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ INSTALA PLACAS DE ALERTA NAS CACHOEIRAS DO CABOCLO E TREMEDEIRA Além das Cachoeiras do Caboclo e Tremedeira, em breve serão instaladas placas informativas nas demais cachoeiras e pontos turísticos do município. há 1 mês  •  Cultura, Turismo e Esporte