Funcionários Recebem Certificado de Curso do Sebrae
Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 22/05/2017 às 20:47 • atualizado há 4 horas
Nove funcionários da Prefeitura de Guaçuí fizeram o curso de “Compras Governamentais com Aplicação dos Benefícios para as Micro e Pequenas Empresas e 30% da Agricultura Familiar” promovido pelo Sebrae. Na última sexta-feira (21), os funcionários receberam o certificado de conclusão da capacitação, que foi entregue no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). De acordo com o auxiliar administrativo, Antônio Wanner, o curso serviu para dar maior visão sobre o conceito de compras governamentais. “Vimos parte da legislação, aprendemos sobre o enquadramento da lei que fala sobre a micro e pequena empresa, e parte da alimentação escolar. Se não tivéssemos feito o curso, não teríamos adquirido o conhecimento que nos ajudará nas tarefas diárias”, enfatizou. Já o superintendente da Defesa Civil, Luciano Faccine – que também fez o curso – falou da importância de implementar a lei nº 123/06. Luciano sugeriu que seja feito um cadastro com o nome dos produtores rurais para que assim possa ser mais fácil eles participarem da chamada pública da merenda escolar, onde a Prefeitura compra os produtos da Agricultura Familiar. Outra sugestão dada pelo servidor foi uma maior integração entre as Secretarias Municipais. Representando o prefeito de Guaçuí, Vagner Rodrigues Pereira, a secretária municipal de Planejamento, Heliene Coutinho, disse que a reunião não foi apenas para entregar os certificados, mas sim uma reunião de trabalho. “A reunião serviu para os participantes do curso falarem um pouco do que aprenderam, trocar experiências”. O curso de compras governamentais também ofereceu a oportunidade para as pessoas conhecerem um pouco mais sobre a Lei Geral (ou Lei Complementar nº. 123, de 14 de dezembro de 2006) das microempresas, que permite as microemprensas participarem mais efetivamente do suprimento governamental fornecendo para o Poder Público seus bens e serviços. De acordo com o representante do Sebrae, Renato Machado, é importante que essa lei seja implementada no município. Para isso, Renato sugeriu que fosse realizada uma reunião com o poder público, produtores rurais, empresários e Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guaçuí (Acisg). “Precisamos conversar com os produtores e fazer com que eles conheçam a lei. É importante também chamar os empresários e a Acisg”, enfatizou. Outro tópico importante que os participantes viram no curso foi em relação a alimentação escolar com aplicação de 30% dos recursos do FNDE na agricultura familiar. Nesse tópico, os alunos aprenderam a elaborar um Projeto de Venda para a Agricultura Familiar, o cálculo mínimo a ser investido na agricultura familiar e vivenciaram os procedimentos necessários para a aplicação dos 30% do FNDE. Representantes das Secretarias Municipais de Obras, Administração, Educação, Agricultura, Cultura e Meio Ambiente participaram da entrega de certificados. A reunião também contou com a participação de Samuel Graciolli Silva, que também representou o Sebrae. Texto e Fotos: ASSESSORIA DE IMPRENSA OFICIAL / SERRANA FILETTI Informações Adicionais Secretaria Municipal de Planejamento (28) 3553-4946 Informações à Imprensa Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guaçuí (28) 3553-3344 |