Farmácia Cidadã completa um ano de funcionamento em Guaçuí

Além da Farmácia Básica Municipal, Guaçuí conta com o Projeto Farmácia Cidadã, do Governo do Estado, que dá acesso a medicamentos especializados

Por Comunicação Guaçuí, fonte Saúde Guaçuí
Publicado em 03/12/2020 às 13:31  •  atualizado há 6 horas

A Farmácia Cidadã de Guaçuí completa um ano de existência nesta sexta-feira (4) e foi a 12ª unidade implantada no Espírito Santo. Além da Farmácia Básica Municipal que oferece medicamentos básicos, Guaçuí conta com esse projeto, do Governo do Estado, que dá acesso a medicamentos especializados. Ela funciona na Rede Cuidar, no Centro da cidade, próximo à Unidade Básica de Saúde Central (UBSC) do município.

A Farmácia Cidadã, em Guaçuí, foi uma conquista dos municípios que compõem o Consórcio Público da Região Polo Sul (CIM Polo Sul), incluindo os 11 que são atendidos pela Rede Cuidar localizada no município, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência Regional de Saúde de  Cachoeiro de Itapemirim. Os municípios atendidos pela Rede Cuidar, além de Guaçuí, são Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro e São José do Calçado.

Ou seja, hoje, a ampliação de acesso a esses medicamentos se tornou uma realidade para os 11 municípios da região do Caparaó. Assim como o aprimoramento da qualidade dos atendimentos ofertados aos usuários que utilizam remédios de alto custo no Estado. O programa traz um conceito moderno em farmácia pública com maior disponibilidade de medicamentos, estrutura física adequada, ambiente climatizado, atendimento farmacêutico especializado, informatização e desburocratização, além da disponibilização de serviços pela internet e comunicação via torpedo.

A coordenadora das Farmácias Cidadãs Estaduais, Laís Frigini Postay, lembra que, antes, os usuários eram atendidos pelo representante do município na unidade de Cachoeiro de Itapemirim. “Agora, eles têm toda a estrutura da farmácia disponibilizada”, afirma. Além disso, os usuários contam com o atendimento de quatro farmacêuticos, preseentes em período integral de funcionamento, um assistente social e quatro auxiliares administrativos.

Aproximadamente 3 mil pacientes são contemplados, totalizando 24.630 atendimentos neste primeiro ano. E os pacientes de Guaçuí e dos municípios vinculados à Farmácia Cidadã estão felizes e satisfeitos com o serviço prestado, como pode ser constatado na declaração da usuária Lúcia Maria Pirovani Castro, residente do município sede. “Na Farmácia Cidadã, em Guaçuí, recebi um atendimento de primeira linha, muito satisfatório, com horário marcado – não precisei esperar fila –, ambiente climatizado, profissionais muito simpáticos, prestativos, e  consegui, sem custos, um medicamento que custaria, para mim, o valor de R$ 700,00”, conta. “Só tenho a agradecer, mas tenho consciência que, com os impostos que pago, tenho direito a receber a medicação, mas os impostos não pagam a simpatia, o sorriso e a agilidade das pessoas que me atendem”, completa.

Atendimento

Os medicamentos disponíveis nas Farmácias Cidadãs Estaduais pertencem ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) que consiste em uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial. Essas linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) publicadas pelo Ministério da Saúde.

A pessoa que precisa de algum medicamento especializado deve recorrer à Farmácia Cidadã Estadual localizada em seu município ou àquela que for referência para o seu local de residência. O paciente deve apresentar exames e documentos fornecidos pelo médico (ou seja, antes, é preciso procurar assistência médica), e a farmácia abrirá um processo para avaliar a solicitação. Quando a avaliação é concluída, a Farmácia Cidadã envia uma mensagem por SMS (torpedo) para o telefone celular do paciente ou do responsável, informando se a solicitação foi aprovada ou não, e dizendo da necessidade de entrar em contato com a farmácia para agendar o atendimento, nos casos aprovados.

Farmácia Cidadã completa um ano de funcionamento em Guaçuí

A Farmácia Cidadã, em Guaçuí, foi uma conquista dos municípios que compõem o Consórcio Público da Região Polo Sul (CIM Polo Sul) (Divulgação)

Noticia GUAÇUÍ DESTACA-SE NO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA: APLICAÇÃO DE 1632 DOSES GARANTE 2º LUGAR NO RANKING ESTADUAL  há 2 dias  •  Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO AO AUTISMO  há 15 dias  •  Saúde