Saúde

Equipe do Hospital Evangélico visita Guaçuí para planejamento da expansão de serviços de Oncologia na região

Por Comunicação Guaçuí, fonte Secretaria de Saúde
Publicado em 12/03/2021 às 16:53  •  atualizado há 1 dia

Na tarde desta sexta-feira (12), o prefeito, Marcos Luiz Jauhar, recebeu em seu gabinete o diretor clínico do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, médico Bruno Resende, e o coordenador do departamento de oncologia, médico José Pulido. A pauta foi a expansão dos serviços de Oncologia para a região, com a criação de um núcleo de atendimento para pacientes oncológicos em Guaçuí.

A vinda à Guaçuí da equipe do Hospital Evangélico também foi para analisar algumas possibilidades de local para funcionamento do núcleo de atendimento. “Viemos olhar a cidade, algumas possibilidades de locais, onde o nosso consultório satélite de câncer poderia ser instalado. E pudemos discutir com o prefeito, de uma maneira mais próxima, a materialização desse projeto, que é de suma importância para todo o Caparaó”, declara o médico Bruno Resende.

Ainda segundo o diretor do hospital, “o objetivo é atender os nossos pacientes nas primeiras consultas, fazer os segmentos e as revisões de tratamentos, todas aqui em Guaçuí, para ficar muito mais perto para as pessoas que moram em todo o Caparaó”.

O coordenador do departamento de oncologia destacou a localização geográfica de Guaçuí como um dos pontos primordiais na escolha do município para receber o núcleo oncológico. “A questão de Guaçuí ser essa cidade em potencial é por uma questão geográfica. E pretendemos com isso, aliviar o sofrimento das pessoas, para diminuir esse deslocamento. E também, facilitar o acesso do paciente oncológico”.

Um dos articuladores para que este projeto aconteça é o vereador Wanderley de Moraes, que também participou da reunião e destacou que a criação deste núcleo agiliza o atendimento e proporciona mais qualidade de vida aos pacientes.

“O Hospital Evangélico tem o comprometimento de cuidar das pessoas. É uma proposta do Hospital. E o consultório oncológico no Caparaó é um projeto audacioso, pioneiro, que vem de encontro para atender o paciente precocemente. Baseando-se nisso, você dá uma maior chance de curo para o paciente”, pontuou o vereador.

Diminuir o número de vezes que um paciente precisará se deslocar de sua cidade, até o Hospital Evangélico para receber tratamento, é para o secretário municipal de Saúde, Weton Cardoso, um dos maiores ganhos com este projeto. “Evita que o paciente tenha o desgaste de ficar se locomovendo à Cachoeiro de Itapemirim, que é nossa referência. Isso melhora a qualidade de vida do paciente. Além de melhorar a comunicação entre as equipes, de oncologia e saúde do município”.

Jauhar agradeceu a vinda da equipe do Hospital Evangélico. “Agradeço a presença do diretor clínico do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, médico Bruno Resende, o coordenador do departamento de oncologia, médico José Pulido. Nós daremos todo o apoio possível para diminuir as dores dos pacientes, diminuir as viagens à Cachoeiro, que é um sofrimento para quem está enfrentando um câncer. Isso dará mais humanização ao atendimento e ainda contribuirá na diminuição de custos”, disse Jauhar.

Também participaram da reunião, o secretário de Governo, Denis Lesqueves, e a procuradora geral do município, Danielle Leite Freitas.

A vinda à Guaçuí da equipe do Hospital Evangélico também foi para analisar algumas possibilidades de local para funcionamento do núcleo de atendimento. (Comunicação Guaçuí)

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023  há 6 dias  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023