Encontro em Guaçuí reuniu bandas de nove municípios
O 3º Encontro de Bandas de Guaçuí aconteceu neste domingo (14), na Praça João Acacinho, que recebeu um bom público durante todo o dia
Por Comunicação Guaçuí , fonte Cultura Guaçuí
Publicado em 15/07/2019 às 17:07 • atualizado há 4 dias
Com a presença de um bom público, durante todo o evento, o 3º Encontro de Bandas de Guaçuí reuniu agremiações vindas de nove municípios, num total de 12 (somando bandas e fanfarras), incluindo a Lira Santa Cecília, de Guaçuí – que deu apoio ao evento organizado pela Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Semcultes). O encontro aconteceu na Praça João Acacinho, começando na parte da manhã e seguindo pela parte da tarde e também contou com estandes de artesãos do município de Guaçuí, com opções de artesanato e produtos da gastronomia local.
Alem da Lira Santa Cecília, que fechou o encontro, sob a regência do maestro Helder de Souza, se apresentaram a Banda de Música Tenente Jair da Luz (São Gabriel da Palha) – maestro: Patrício Bandeira; Lira Santa Cecília de Varre Sai (RJ) – maestro: Wildes José Ferreira; Sociedade Musical Santo Antônio de Bacaxá (Saquarema – RJ) – maestro: Ricardo dos Santos Bandeira; Lira Munizfreirense (Muniz Freire) – maestro: Jovani Anacleto de Faria; Banda Musical Pedro Bernardes da Veiga (Espera Feliz – MG) – maestro: Joseph Cleber Vieira; Orquestra o Som das Águas do Caparaó – Projeto Educarte (Irupi) – maestro: Wagner de Castro; Orquestra de Ibatiba – Projeto Encanto dos Tropeiros (Cras Ibatiba) – maestro: Diogo Nolasco; e Banda de Laje do Muriaé (Laje do Muriaé – RJ) – maestro: Araceli Resende. Também se apresentaram a Fanfarra Altivo Leopoldino de Souza (Espera Feliz – MG) – instrutor maestro: Moisés Antônio da Silva; Banda Fanfarra Amigos para Sempre (Guaçuí) – instrutor maestro: Miguel Mateus Machado; e Fanfarra Projeto Encantos dos Tropeiros (Cras Ibatiba) – instrutor maestro: Marcos Cruzeiro.
Presente ao evento, a prefeita Vera Costa se divertiu e confraternizou com os presentes, destacando a importância da valorização dessa tradição. “Temos investido na promoção de eventos, visando o fortalecimento de nosso turismo, além de valorizarmos tradições de Guaçuí, como as bandas e fanfarras, que fazem parte de nossa história e da formação de nossa cultura”, destacou.
A prefeita participou da entrega de placas em homenagem às bandas, recebidas pelos maestros, entre eles o que conduzia a banda Lira Munizfreirense, de Muniz Freire, Jovani Anacleto de Faria, que é de Guaçuí e filho de um personagem do dia a dia da cidade, o engraxate Pelé. Ele homenageou o pai, num momento emocionante. Também estavam presentes, o secretário municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Leonardo Ridolfi, a superintente de Cultura da Semcultes, Tida Miranda, o superintendente de Turismo da Semcultes, Judney Vargas, o presidente da Câmara de Guaçuí, o vereador Angelo Moreira, e os também vereadores Paulinho do Vitalino e Marcos do Goes.
Conforme coloca a Semcultes, além do intercâmbio cultural que o evento proporciona, o encontro faz parte da intenção do município em promover um turismo cultural e de eventos. “É o terceiro encontro organizado pelo município e, a cada ano, temos recebido mais bandas de outras cidades que querem participar, além do público que fica esperando por esse dia”, destaca o secretário Leonardo Ridolfi.
Arraiá Alegria de Viver
E a festa continuou, no final da tarde deste domingo, em Guaçuí. O grupo da Terceira Idade realizou o “Arraíá Alegria de Viver”. O evento aconteceu em frente ao Centro de Convivência Maria da Penha Rocha Couzi, organizado pelo setor da Terceira Idade, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Renda (Semasdh), e contou também com um bom público e a presença da prefeita Vera Costa e demais autoridades.
Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
Marcos Freire
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-1387
Fotos

O encontro aconteceu na Praça João Acacinho, começando na parte da manhã e seguindo pela parte da tarde e também contou com estandes. (Comunicação Guaçui)




















https://guacui.es.gov.br/noticia/2019/07/encontro-em-guacui-reuniu-bandas-de-nove-municipios.html
Publicações relacionadas

Noticia EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003/2025 EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003/2025 SELEÇÃO ESPAÇO, AMBIENTES E INICIATIVAS ARTÍSTICO-CULTURAIS PARA RECEBERSUBSÍDIO PARA MANUTENÇÃOCOM RECURSOS DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA – PNAB (LEI Nº 14.399/2022) há 8 dias • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2025 EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2025 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FIRMAR TERMO DE EXECUÇÃO CULTURAL COM RECURSOS DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA – PNAB (LEI Nº 14.399/2022) há 8 dias • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia GUAÇUÍ PROMOVE PASSEIO CICLÍSTICO NO FERIADO DE 1º DE MAIO há 21 dias • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 002/2025 CELEBRAÇÃO DE TERMO DE FOMENTO ENTRE O MUNICÍPIO DE GUAÇUÍ/ES, POR MEIO DA SECRETARIA COMPETENTE, E A ASSOCIAÇÃO GUARDIÕES DO CAPARAÓ MOTO CLUBE, VISANDO O APOIO À REALIZAÇÃO DO EVENTO "8º MOTOROCK GUARDIÕES DO CAPARAÓ" há 1 mês • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia GUAÇUÍ SE TORNA CAMPEÃO DA COPA SUB-11 há 1 mês • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia GUAÇUÍ PROMOVE ENCONTRO PARA FORTALECER O TURISMO REGIONAL há 1 mês • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia ESPETÁCULO “CADÊ MAFALDA?” EM GUAÇUÍ — DIVERSÃO PARA TODA A FAMÍLIA! há 1 mês • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia GUAÇUÍ DÁ INÍCIO À COPA RENASCER E REALIZA INSCRIÇÕES PARA A ESCOLINHA MUNICIPAL DE FUTEBOL. há 2 meses • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia GUAÇUÍ DEFINE REPRESENTANTE PARA ELEIÇÃO DO CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA há 2 meses • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia SÃO PEDRO CONQUISTA A "TAÇA WASHINGTON DA SILVA" NO CAMPEONATO MUNICIPAL MASTERS 2024 há 5 meses • Cultura, Turismo e Esporte