Governo e Articulação Institucional

Encontro apresenta diagnóstico sobre compras públicas em Guaçuí

O encontro aconteceu na noite desta quarta-feira, quando foram apresentadas as oportunidades de compras para o ano de 2018

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação PMG)
Publicado em 14/12/2017 às 12:46  •  atualizado há 1 hora

Na noite desta quarta-feira (13), o Sebrae ES e a Prefeitura de Guaçuí, com o apoio da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guaçuí (Acisg), realizou o I Encontro de Oportunidades de Vendas para a Prefeitura Municipal de Guaçui. No encontro, que aconteceu no Cras da cidade, o Sebrae e Prefeitura apresentaram as oportunidades de compras para o ano de 2018 dos negócios locais.

O evento contou com a presença da prefeita Vera Costa, secretários municipais e servidores das Secretarias Municipais de Agricultura e de Administração, envolvidas diretamente na capacitação sobre compras publicas, como o pessoal dos setores de Licitação e Compras, além do diretor da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guaçuí (Acisg), Rodrigo Simões. Os trabalhos foram coordenados pela consultora do Sebrae ES, Fabrine Schwanz.

A prefeita Vera Costa destacou que é muito importante que a Prefeitura possa comprar das empresas de Guaçuí, para que os recursos permaneçam dentro do município. “Esse é ponto crucial para fortalecermos a economia de Guaçuí e, por isso, agradeço a todos que estão nesse trabalho de fortalecimento nossos setores de compras e licitação”, disse a prefeita, salientando que é preciso promover o desenvolvimento sustentável, com geração de renda e empregos para a população.

A consultora Fabrine Schwanz apresentou um diagnóstico com o perfil das aquisições públicas de Guaçuí. A análise, conforme diagnóstico apresentado por ela, colocou a importância da potencialidade econômica do poder público como instrumento capaz de dinamizar a economia local, com a participação das micro e pequenas empresas (MPE) com sede em Guaçuí. “O objetivo é promover um fluxo econômico, aumentando a participação das empresas do município nas licitações realizadas pela Prefeitura”, destacou.

Fabrine apresentou os números do diagnóstico e, entre outros dados, mostrou que 54% das empresas dos municípios são microempreendimentos individuais (MEI) e que 64% das aquisições feitas pela Prefeitura são por intermédio de MPE’s. “No entanto, são poucas as MEPs do município que participam das licitações”, enfatizou a consultora. “Do que é comprado pelo município, 55% é adquirido em Guaçuí, mas 45% vão para fora do município”, completou. Ela também mostrou, no diagnóstico, o volume das aquisições por Secretaria, o número de aquisições da Agricultura Familiar com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), as cidades que mais fornecem produtos para Guaçuí, os principais itens comprados fora do município e os principais desafios a serem vencidos para uma mudança de quadro.

Em seguida, o secretário municipal de Agricultura, Edielson Rodrigues, apresentou dados sobre as compras feitas pelo município da agricultura familiar de Guaçuí, dentro do Plano de Trabalho de Fomento de Aquisições da Agricultura Familiar, em parceria com o Sebrae ES, com a realização de diversas ações estruturantes. O secretário explicou que o PNAE, no mínimo, 30% das aquisições da alimentação escolar deve ser feita na agricultura familiar local. “E nós temos ficado dentro desse limite mínimo, mas tempos condições e produtos para atender todo o cardápio da merenda escolar e aumentar esse percentual”, afirmou Edielson. “Impressiona a quantidade de produtos que Guaçuí possui com produção em quantidade suficiente para atender a merenda escolar”, completou.

E para finalizar, o secretário municipal de Administração Interino, Jean Barbosa Soares, apresentou os resultados das compras públicas da atual administração. Ele mostrou as ações realizadas, desde reuniões de sensibilização e coleta de dados, estudos do perfil das aquisições do município até a elaboração do Planejamento Anual de Compras, passando pelo Mapa de Oportunidades e Plano de Fomento à participação das MPE’s locais.

Ele falou, ainda, sobre editais exclusivos, subcontratação de MPE’s e um decreto que regulamenta a preferência para MPE’s locais e regionais, utilizando essa preferência como critério de desempate nas licitações, permitindo que compras sejam feitas pelo valor até 10% acima do melhor preço válido para a promoção do desenvolvimento local ou regional. “A administração pública é obrigada a destinar os editais ou itens com valor até R$ 80 mil exclusivamente para as micro e pequenas empresas, além de estabelecer cotas de até 25% para o setor nas licitações para aquisição de bens de natureza divisível”, completou.

(28) 99992-5504 - Marcos Freire

Encontro apresenta diagnóstico sobre compras públicas em Guaçuí

O I Encontro de Oportunidades de Vendas para a Prefeitura Municipal de Guaçui aconteceu no Cras.

Noticia PROJETO DE LEI PARA INSTITUIÇÃO DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL É DISCUTIDO EM REUNIÃO NA PREFEITURA DE GUAÇUÍ  há 20 horas  •  Governo e Articulação Institucional

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ RECEBE EQUIPE DO TRIBUNAL DE CONTAS PARA ORIENTAÇÕES PÓS-ENCHENTES  há 1 dia  •  Governo e Articulação Institucional

Noticia ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL REALIZA REUNIÃO COM MORADORES DO BAIRRO HORTO FLORESTAL PARA DISCUTIR REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA  há 7 dias  •  Governo e Articulação Institucional

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ ENTREGA OBRAS DE REFORMA DO TIRO DE GUERRA 01-013  há 13 dias  •  Governo e Articulação Institucional