Finanças

Desconto de 15% no IPTU para quem pagar em cota única

Quem pagar a cota única até o dia do vencimento terá direito ao desconto. Carnês começam a ser distribuídos na segunda

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Arquivo PMG)
Publicado em 04/04/2018 às 12:42  •  atualizado há 7 dias

Na segunda-feira (09), a Gerência de Arrecadação da Prefeitura de Guaçuí inicia a distribuição dos carnês do IPTU 2018. E quem pagar o imposto em cota única, até o vencimento, dia 10 de maio, terá direito a um desconto de 15% e ficar em dia com o município, conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Finanças.

Segundo o gerente de Arrecadação Tributária, João Manoel Cunha, os carnês serão distribuídos seguindo um cronograma, de residência em residência, em cada bairro da cidade, destacando que Guaçuí possui mais de 11.500 unidades, entre terrenos com e sem construção. “Se a pessoa pagar em cota única, dentro do vencimento, terá direito a desconte de 15%, mas o pagamento também pode ser parcelado, sem direito a desconto”, explica João Manoel.

Outra novidade é que o contribuinte poderá ter acesso aos seus boletos para pagamento do IPTU no site da Prefeitura de Guaçuí. A partir de segunda-feira, na barra “Acesso rápido” do site, haverá o botão “IPTU 2018” que irá proporcionar o acesso imediato ás informações de cada contribuinte.

João Manoel coloca que houve um reajuste um pouco mais elevado no IPTU cobrado dos terrenos baldios (sem construção), conforme mudanças que foram realizadas com o objetivo de ajustar o tributo cobrado, inclusive, levando em conta a localização de cada unidade no município. E lembra que o taxa de coleta de lixo, agora, está sendo cobrada separadamente do IPTU. “Isto porque essa taxa deve ser paga por quem produz o lixo, ou seja, no caso de um imóvel alugado, deve ser pago pelo inquilino, por quem está morando no imóvel”, explica.

O gerente também destaca que aquele que não paga o imposto acaba inscrito na chamada Dívida Ativa do município. “As pessoas devem evitar entrar na Dívida Ativa, porque a cobrança vai parar na Justiça, como determina a lei federal que obriga o município a fazer essa cobrança”, enfatiza.

Além disso, a Secretaria Municipal de Finanças destaca que os recursos arrecadados com o IPTU voltam para o cidadão como investimentos em obras e serviços realizados pela Prefeitura de Guaçuí. “Pagando o IPTU, a pessoa está contribuindo com o crescimento do município”, afirma João Manoel.

Desconto de 15% no IPTU para quem pagar em cota única

Os recursos arrecadados com o IPTU voltam para o cidadão de Guaçui como investimentos em obras e serviços.

PREFEITURA DE GUAÇUÍ ENCERRA COM CHAVE DE OURO A CAMPANHA GUAÇUÍ MAIS PRÊMIOS

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ ENCERRA COM CHAVE DE OURO A CAMPANHA GUAÇUÍ MAIS PRÊMIOS Foram sorteados um smartphone e uma moto 0 km para as campanhas "Consumidor Sua Nota Tem Valor" e "Agricultor Sua Nota Tem Valor". há 3 meses  •  Finanças

PREFEITURA DE GUAÇUÍ ENCERRA COM CHAVE DE OURO A CAMPANHA GUAÇUÍ MAIS PRÊMIOS

Noticia PREFEITURA REALIZA TERCEIRO SORTEIO DA CAMPANHA GUAÇUÍ MAIS PRÊMIOS O evento aconteceu na última sexta-feira (27), em frente a Prefeitura, durante a feira do produtor rural. há 5 meses  •  Finanças