Prefeitura

Curtas Ambiental lota o teatro Fernando Torres na 25ª Feira do Verde de Guaçuí

766

Por
Publicado em 15/06/2015 às 23:26  •  atualizado há 26 dias

Casa mais que lotada: quase 400 pessoas assistiram a exibição dos vídeos da mostra e premiação dos vencedores
 
 
Texto: Prefeitura de Guaçuí/Jackson Vimercati Passos
Foto: Prefeitura de Guaçuí/Divulgação
 
Alegria, gargalhadas, muita conscientização ambiental e comemoração estiveram presentes na 3ª Mostra de vídeos Curtas Ambiental, realizada na quarta-feira (10), no teatro Fernando Torres, que ficou completamente lotado. O evento, que marcou a abertura oficial da 25ª Feira do Verde, premiou a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), Deocleciano de Oliveira, como o melhor curta pelo júri técnico. Outras escolas também foram premiadas.
 
Participaram a prefeita Vera Costa; o secretário municipal do Meio Ambiente, Weriton Soroldoni; o presidente da Câmara, vereador Paulinho do Vitalino; além dos vereadores Sandra Machado e Thayro Zini; secretários municipais; alunos, pais e familiares, além de professores, diretores e equipe técnica das escolas municipais, estaduais e particulares de Guaçuí.
 
A iniciativa que é da Secretaria do Meio Ambiente e conta com o apoio das Secretarias da Cultura, Turismo e Esporte e da Educação, reúne vídeos de produções curtas metragens, idealizadas e produzidas pelos alunos de todas as escolas de Guaçuí. A ideia central são temas relacionados a questões ambientais, numa abordagem de situações vivenciadas no cotidiano da população, com o objetivo principal de sensibilizar e educar ambientalmente e socialmente a população.
 
Representando o corpo técnico de jurados da mostra, o gerente de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema), Chander Rian de Castro Freitas, falou da qualidade do trabalho. “A mostra é muito importante pelo envolvimento de todos com temas relacionados ao meio ambiente, já é um evento de destaque e ano passado foi vencedora do Prêmio Ecologia, do Governo do Estado. Fiquei impressionado com o trabalho de vocês e pela qualidade, acredito que vamos nos encontrar novamente no prêmio”, afirmou.
Gerente do Iema, Chander Rian.
Secretário do Meio Ambiente, Weriton Soroldoni.
 Neste ano o tema da feira e da mostra é “A sede que seca. Água e nosso futuro” e explora a discussão sobre a escassez e a importância da água. A exibição foi assistida por quase 400 pessoas, que se divertiram com as produções audiovisuais. A premiação pelo júri técnico (veja o perfil dos jurados abaixo) contemplou categorias como: melhor roteiro, melhor fotografia, melhor edição, melhor alinhamento ao tema e o grande prêmio, melhor curta metragem.
 
“Quero agradecer a todos os envolvidos e participantes das produções. Essa mostra está sendo feita com responsabilidade, um trabalho de alunos, professores e equipe da secretaria. É uma ação que está funcionando muito bem na questão da educação ambiental, um evento que se tornou vitrine e ganhador de prêmios. Todo reconhecimento é mérito do esforço conjunto que temos feito, com o envolvimento das escolas e da comunidade”, disse o secretário do Meio Ambiente, Weriton Soroldoni.
 
“É muito gratificante e bonito o trabalho que as escolas estão fazendo. A nossa preocupação com o meio ambiente, principalmente com os recursos hídricos é grande, ainda mais com a seca que enfrentamos. Esse evento é importante para mudar a visão da população por isso todos os alunos estão de parabéns. Mesmo com toda a dificuldade, fazer a Feira do Verde foi uma prioridade nossa, por conta dos resultados que são gerados”, disse a prefeita Vera Costa.
 
Premiados pelo júri técnico
 
- Melhor roteiro: Emef Deocleciano de Oliveira, com o vídeo “D.O. Alerta” (Veja o vídeo no Facebook: https://goo.gl/Co683r)
- Melhor fotografia: Emef Deocleciano de Oliveira, com o vídeo “D.O. Alerta” (Veja o vídeo no Facebook: https://goo.gl/Co683r)
- Melhor edição: Colégio São Geraldo, com o vídeo “O Segredo” (Veja o vídeo no Facebook: https://goo.gl/pDu1CL)
- Melhor alinhamento ao tema: Eeef Antônio Carneiro Ribeiro, com o vídeo “Além da Chuva” (Veja o vídeo no Facebook: https://goo.gl/PWMgT4) e Emef Elvira Bruzzi, com o vídeo “Programa Nascentes” (Veja o vídeo no Facebook: https://goo.gl/RXZREr)
- GRANDE VENCEDOR – Melhor curta metragem: Emef Deocleciano de Oliveira, com o vídeo “D.O. Alerta” (Veja o vídeo no Facebook: https://goo.gl/Co683r)
 
A Emef Deocleciano de Oliveira, grande vencedora da mostra, foi premiada com um kit notebook e mochila. Já os alunos participantes da produção ganham uma visita técnica, onde irão conhecer mais sobre a recuperação de nascentes.
 
Voto popular
 
Para gerar mais envolvimento, a Secretaria do Meio Ambiente resolveu abrir, também, à votação popular para uma segunda premiação. As pessoas presentes na exibição da quarta receberam cédulas para indicar as produções que mais gostaram. Além disso, os vídeos foram postados na Fan Page da prefeitura no Facebook (facebook.com/prefeituradeguacui/videos) para voto com curtidas – cada curtida vale um voto – sendo validadas as curtidas feitas até às 16h da próxima sexta-feira (19).
 
Serão somados o maior número de votos das cédulas e o maior número de curtidas nos vídeos. O mais votado e curtido será o grande vencedor pela votação popular. A escola vencedora será premiada com um kit notebook e mochila e os alunos participantes da produção ganham uma visita técnica, onde irão conhecer mais sobre a recuperação de nascentes.
 
Iniciativa premiada
 
De 21 vídeos escolhidos neste ano, em todo o Brasil, para a 6ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – Circuito Tela Verde – dos Ministérios do Meio Ambiente e da Cultura, sete trabalhos da 2ª Mostra de Vídeos Curtas Ambiental participam. Os vídeos guaçuienses são as únicas produções do Espírito Santo que estão presentes no Circuito, que conta com projetos de instituições renomadas como o Greenpeace.
 
É a segunda vez que a Curtas Ambiental está presente no Tela Verde. Três vídeos da 1ª mostra foram escolhidos para a 5º edição do Circuito, em 2014. No ano passado o projeto de Guaçuí, também, foi vencedor do Prêmio Ecologia, na categoria “Municípios Sustentáveis”, realizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo em parceria com a TV Vitória/Rede Record.
 
Conheça os jurados
 
- CHANDER RIAN DE CASTRO FREITAS: é gerente de Educação Ambiental do Iema. Pós-Graduado em Gestão de Pessoas pela FUCAPE e Graduado em Ciências Sociais pela UFES e em Psicologia pela FAVI. Tem experiência na área de licenciamento ambiental – meio socioeconômico, comunicação social e educação ambiental.
 
- GERALDO JOSÉ ALVES DUTRA: historiador e educador socioambiental no Caparaó há mais de 26 anos é assessor de comunicação no Projeto Plantadores de Água.
 
- HERCULES DA SILVA MIGLIO: possui mestrado e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos e pós doutorado pelas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal de Uberlândia. É professor e Coordenador de Área do Curso de Licenciatura em Química do CCA/UFES.
 
JOATAN NUNES MACHADO JUNIOR: tem especialização em Literatura, Cultura e Artes na Educação pela Faculdade de Educação da Serra e é professor do IFES-Campus Piúma. Também é ator formado no curso de Artes Cênicas pela Escola de Atores do Rio de Janeiro.
 
- MARIA DE LOURDES ALVES SCHWARTZ: pedagoga, com atuação na Superintendência Regional de Educação de Guaçui (Órgão do Estado do Espírito Santo gerenciado pela SEDU). Coordenou as Ações da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente em 12 municípios.
 
- ROSANE MARIA SOUZA DOS SANTOS: possui licenciatura e bacharelado em Psicologia pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Psicóloga efetiva da Prefeitura de Alegre-ES desde 1996 é também professora da área de Psicologia desde 1985.
 
- SÂMIA D'ANGELO ALCURI GOBBO: Doutora em Produção Vegetal pela UENF e mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR, atualmente é professora IFES - Campus Alegre. Além de ser membro da Equipe Gestora do Pólo de Educação Ambiental da Mata Atlântica do IFES-Campus de Alegre.
 
Informações para a imprensa
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-3389
 
*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Guaçuí.

https://guacui.es.gov.br/noticia/2015/06/curtas-ambiental-lota-o-teatro-fernando-torres-na-25-feira-do-verde-de-guacui-out.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade