Confirmado segundo caso de Covid-19 em Guaçuí nesta quarta-feira

O caso foi confirmado na tarde desta quarta-feira (22) e também subiram os números de casos notificados e suspeitos

Por Comunicação Guaçuí, fonte Saúde Guaçuí
Publicado em 22/04/2020 às 18:09  •  atualizado há 3 dias

Depois de ter registrado a primeira confirmação de um caso de Covid-19, nesta terça-feira (21), no município, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Guaçuí informou que mais um caso foi confirmado no dia seguinte, quarta-feira (22). No boletim da terça-feira, Guaçuí apresentava 13 casos notificados, sendo que sete haviam sido descartados por laboratório e cinco casos suspeitos permaneciam aguardando resultado, além do caso confirmado.

Agora, os números subiram. Além da confirmação do segundo caso, as notificações subiram para 26, ou seja, um aumento de 100%, e os casos suspeitos aguardando resultado foram para 17. Os casos descartados permaneceram em sete. E o caso confirmado, de acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, da Semus, trata-se de uma mulher, de 39 anos, moradora do bairro Manoel Monteiro Torres. Ela se encontra em isolamento social, na sua residência. Segundo a Vigilância Epidemiológica de Guaçuí, as pessoas que estiveram em contato com essa paciente estão sendo monitorados, assim como ela, para acompanhar seu estado de saúde.

Decreto estadual

No sábado (18), o Governo do Espírito Santo anunciou a adoção de um Mapa de Gestão de Risco para estabelecer medidas qualificadas em cada município no combate ao novo Coronavírus (Covid-19). O mapa leva em consideração o número de casos registrados e os municípios estão divididos em três grupos de risco (Baixo, Moderado e Alto). Guaçuí foi classificado como Risco Baixo e assim continua, mesmo com os dois casos confirmados.

No entanto, a prefeita Vera Costa assinou o decreto 11.375, na manhã desta quarta-feira (22), que torna obrigatório o uso de máscara facial durante o deslocamento de pessoas em todo o município, em estabelecimentos comerciais e repartições públicas. “Neste momento, o correto é ficar em casa, só sair se for muito necessário, mas como as pessoas precisam sair de casa, algumas vezes, decidimos decretar obrigatório o uso de máscara”, afirma. “E siga todas as medidas de prevenção”, disse, destacando que o isolamento e o distanciamento social são as maneiras mais eficientes de evitar a contaminação, além de lavar sempre as mãos, com água e sabão, ou usar álcool em gel, além de tomar banho quando chegar em casa e colocar as roupas que usou no dia para lavar.

A população tem que manter isolamento social e quem sair para a rua, o distanciamento social, além das máscaras e as medidas de higiene

Medidas a serem seguidas

Por estar classificado como Risco Baixo, o comércio de Guaçuí voltou a funcionar, nesta quarta-feira (22), com todos os estabelecimento podendo abrir das 10 às 17 horas e mantendo a média de um cliente para cada 10 metros quadrados (m²), com os funcionários utilizando máscaras, obrigatoriamente, e sendo observado o distanciamento social nas filas (pelo menos um metro de distância entre cada pessoa). Supermercados, bares, lanchonetes, academias, reuniões públicas, cultos religiosos, teatro, biblioteca e atividades esportivas continuam com as orientações já especificadas em decretos publicados pelo estado e município.

Ao mesmo tempo, a população tem que manter isolamento social (principalmente as pessoas que fazem parte do grupo de risco) e quem sair para a rua, o distanciamento social (para todos os casos), além das máscaras e as medidas de higiene.

No transporte público, as empresas têm que manter a higienização de veículos em nível Covid-19, providenciar a proteção obrigatória para tripulação (máscaras, álcool e luvas), instalar dispositivos de álcool em gel nos terminais e manter o distanciamento entre pessoas em filas para embarque. E a Prefeitura irá realizar o monitoramento de casos suspeitos e infectados, além de instalar o Sistema de Comando de Operações, assim como elaborar o plano de contingência e realizar barreiras sanitárias.

A população também pode colaborar, denunciando o descumprimento dessas medidas e orientações. A denúncia pode ser feita, apenas por mensagens, pelo telefone (28)99923-9942.

Confirmado segundo caso de Covid-19 em Guaçuí nesta quarta-feira

Além da confirmação do segundo caso em Guaçuí, as notificações subiram para 26 e os casos suspeitos aguardando resultado foram para 17. (Comunicação Guaçuí)

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023  há 6 dias  •  Saúde