Começa Semana da Amamentação em Guaçuí
Em decorrência da Semana Mundial da Amamentação, Secretaria de Saúde de Guaçuí vai realizar série de palestras no município
Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Ilustrativa)
Publicado em 01/08/2017 às 12:40 • atualizado há 1 mês
Foi dado início, nesta manhã de terça-feira (01), a Semana da Amamentação em Guaçuí. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Guaçuí, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Centro de Especialidades da Mulher, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município. Segundo a Secretaria, o maior objetivo é incentivar a amamentação e a doação de leite materno.
A Semana de Amamentação foi aberta com uma palestra com a nutricionista Grezielle Mapeli Couzzi, que falou sobre alimentação saudável na gestação, amamentação e doação de leite materno. Também foram homenageadas as mulheres que são doadoras de leite materno.
Segundo a enfermeira coordenadora do Centro de Especialidades da Mulher, Juliana Ferreira Fonseca Borges, até agora, este ano, sete mulheres fizeram doação de leite materno, que foi coletado no Centro de Especialidades da Mulher para serem enviados ao Banco de Leite do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim. “O leite é coletado toda semana e tem que ser enviado até 10 dias depois da coleta, no máximo”, explica. O leite coletado é enviado para atender, principalmente, as crianças que estão internadas nas Unidades de Tratamento Intensivo Infantis (Utins).
Juliana coloca que a preocupação principal é com as crianças recém-nascidas que precisam ser amamentadas, porque o leite materno é muito importante para o desenvolvimento do bebê. “É tudo que o bebê precisa e muita gente não tem consciência disso, então, por isso, a campanha para que as pessoas conheçam a necessidade e importância do leite materno para a criança”, destaca. Essa falta de conhecimento, segundo Juliana, resulta numa baixa taxa de doação. “As pessoas não têm conhecimento de que a doação de leite materno salva vidas”, completa.
Jociane Oliveira Faria é de Divino de São Lourenço e uma das sete doadoras que coletaram leite materno e enviaram para o ponto de apoio do Banco de Leite, no Centro de Especialidades da Mulher. Ela conta que tinha muito leite, quando sua filha estava com um mês de nascida. “Então, pensei nas pessoas, nas crianças que estão precisando e resolvi ajudar, porque poder ajudar quem está necessitando é muito gratificante”, afirma. “Eu acho que isso devia ser mais divulgado, porque na minha cidade não tem ponto de coleta, por isso, deve ter mais palestras, para incentivar as mães a fazerem a doação, porque, da mesma forma que nosso filho precisa a do outro também precisa”, enfatiza.
O secretário municipal de Saúde, Márcio Clayton da Silva, também ressalta a importância da Semana da Amamentação. “Esta iniciativa é muito importante para conscientizar as mulheres a fazerem a doação para aquelas crianças que, infelizmente, a mãe não tem como amamentar”, afirma. “É um ato de solidariedade, humanidade, de salvar vidas, porque o leite materno é fundamental para a criança nos seus primeiros seis meses de vida”, completa. “A equipe do Centro de Especialidades da Mulher está de parabéns e fica aqui nosso – e da prefeita Vera Costa – agradecimento e homenagem a todas as doadoras que são exemplos de amor ao próximo”, conclui.
Agora, no decorrer da semana, serão realizadas diversas atividades, no próprio Centro de Especialidades, ESFs, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e na Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí. Na programação, estão previstas palestras sobre a importância da amamentação e da doação de leite materno.
Programação
02/08 – Quarta-feira
Palestra: “Importância da amamentação e doação de leite materno”.
8h – Sala de Espera do Centro de Especialidades da Mulher
Assistente social Neiza e enfermeira Rozilene.
13h – Centro de Referência de Assistência Social (Cras)
Nutricionista Bianca.
03/08 – Quinta-feira
Palestra: “Importância da amamentação e doação de leite materno”.
8h – Sala de Espera ESF Vale do Sol
Nutricionista Fernanda.
13h – Sala de Espera do Centro de Especialidades da Mulher.
Assistente social Neiza.
14h – Maternidade da Santa Casa de Guaçuí
Enfermeiras Juliana e Rozilene.
19h30 – Sala de Espera na ESF José Rezende Vargas - “Casinhas”
Nutricionista Bianca.
04/08/2017- Sexta-feira
Palestra: “Importância da amamentação e doação de leite materno”.
8h – Sala de Espera no Centro de Especialidades da Mulher.
Nutricionista Bianca.
8h – Sala de Espera na ESF Balança
Nutricionista Fernanda
Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
(28) 3553-1387
(28) 99992-5504 - Marcos Freire
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
Fotos

Doadoras de leite como Jociane foram homenageadas durante a abertura da Semana da Amamentação em Guaçuí.



https://guacui.es.gov.br/noticia/2017/08/comeca-semana-da-amamentacao-em-guacui.html
Publicações relacionadas

Noticia BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 29/12/2024 a 12/04/2025 há 10 dias • Saúde

Noticia PALESTRA EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA SAÚDE há 16 dias • Saúde

Noticia BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 29/12/2024 a 05/04/2025 há 16 dias • Saúde

Noticia PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÇUÍ PROMOVE CONSCIENTIZAÇÃO NO ABRIL VERDE E ABRIL AZUL há 22 dias • Saúde

Noticia BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 29/12/2024 à 29/03/2025 há 24 dias • Saúde

Noticia BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 29/12/2024 A 22/03/2025 há 31 dias • Saúde

Noticia BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 29/12/2024 A 15/03/2025 há 1 mês • Saúde

Noticia BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 29/12/2024 A 09/03/2025 há 1 mês • Saúde

Noticia BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 29/12/2024 À 22/02/2025 há 1 mês • Saúde

Noticia CRONOGRAMA FUMACÊ há 2 meses • Saúde