Coleta Seletiva de resíduos sólidos é realizada de segunda a sábado em Guaçuí

O serviço é considerado essencial e uma das metas prioritárias da Semmam.

Por Comunicação Guaçuí, fonte Secretaria de Meio Ambiente
Publicado em 22/01/2021 às 08:37  •  atualizado há 1 minuto

A Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), alerta a população de que o serviço de Coleta Seletiva de resíduos sólidos continua sendo feito. O trabalho é realizado por 16 famílias que compõem a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Guaçuí (Asguamar) de segunda a sábado.

Atualmente o município conta com oitenta e oito Pontos de Entrega Voluntária (PEV), distribuídos em locais estratégicos da cidade, além da implantação da coleta seletiva nas escolas.

A Semmam destaca que a reciclagem é fonte de renda para os catadores que, antes de 2015, viviam do que conseguiam coletar do antigo lixão, que foi extinto pelo município, conforme determina a legislação.

Alerta neste período de pandemia

Segundo o secretário de Meio Ambiente Roberto Martins, "os membros da Asguamar foram orientados quanto aos procedimentos de segurança desde o início da pandemia. Contudo, é importante e indispensável que a população faça a sua parte".

Assim a Semmam informa algumas dicas para reforçar os cuidados com os sacos de lixo:

Coloque os resíduos em dois sacos resistentes e bem fechados;

Preencha os sacos com, no máximo, dois terços da sua capacidade;

Acondicione objetos cortantes em caixas de papelão ou garrafas pets;

Respeite os dias e também horário de coleta, descartando o lixo até duas horas antes do horário previsto;

Se houver um infectado na família, o lixo deve ser retirado e bem fechado por outra pessoa não infectada. É preciso garantir que não vaze ar ou líquidos para fora do saco de lixo.

Confira as recomendações para quem tem sintomas ou foi diagnosticado com o novo coronavírus

Separar uma lixeira de uso exclusivo da pessoa infectada ou suspeita no cômodo reservado para ela;

Não separar mais o lixo reciclado do lixo comum;

Usar dois sacos para acondicionar o lixo e não esquecer de fechá-los e lacrá-los bem;

Uma pessoa não infectada deve retirar o saco do cesto pelo lado de fora e fechá-lo de forma que não vaze nem ar nem líquidos, para que o vírus fique dentro do saco de lixo;

Higienizar pontos de contatos, como alças e tampas de lixeiras;

Colocar os sacos para a coleta de acordo com os dias e horários que o caminhão passa na sua rua.

O que pode ser reciclado

Papéis: todos os tipos são recicláveis, inclusive, caixas do tipo longa-vida e de papelão. Não se deve enviar, para a reciclagem, papel com material orgânico, como caixas de pizza cheias de gordura, pontas de cigarro, fitas adesivas, fotografias, papéis sanitários e papel-carbono.

Plásticos: 90% do lixo produzido no mundo são à base de plástico. Por isso, esse material merece uma atenção especial. Podem ser reciclados sacos de supermercados, garrafas de refrigerante (pet), tampinhas e até brinquedos quebrados.

Vidros: quando limpos e secos, todos são recicláveis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou temperados, cerâmica e porcelana.

Metais: além de todos os tipos de latas de alumínio, é possível reciclar tampinhas, pregos e parafusos. Atenção: clipes, grampos, canos e esponjas de aço devem ficar de fora.

Isopor: Ao contrário do que muita gente pensa, o isopor é reciclável. No entanto, esse processo não é economicamente viável. Por isso, é importante usar o isopor de diversas formas e evitar ao máximo o seu desperdício. Quando tiver que jogar fora, coloque na lata de plásticos. Algumas empresas transformam em matéria-prima para blocos de construção civil.

Coleta Seletiva de resíduos sólidos é realizada de segunda a sábado em Guaçuí

Os dias e também horário de coleta devem ser respeitados, descartando o lixo até duas horas antes do horário previsto. (Comunicação Guaçuí)

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2024 - LEI PAULO GUSTAVO

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA DE GUAÇUÍ REALIZA OPERAÇÃO DE RETIRADA DE SOLO SATURADO NA REGIÃO DA MIÇANGA  há 1 mês  •  Educação