Prefeitura

Catadores de materiais recicláveis recebem capacitação

412

Por
Publicado em 14/04/2014 às 19:56  •  atualizado há 1 mês

Texto – Superintendência de Imprensa Oficial/Ana Paula Fassarella
Foto – Superintendência de Imprensa Oficial/Luiz Ferreira

Trabalhadores de Guaçuí que atuam no serviço de coleta e separação de residuos têm sido capacitados e orientados para possibilitar a criação de uma Associação de Catadores de Materiais Recicláveis no município. O terceiro encontro foi realizado nesta segunda-feira (14), no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizado no centro de Guaçuí.

A capacitação é oferecida pela prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Assistência Social em parceria com o governo do Estado, com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e com o Instituto para Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Espírito Santo (Sindimicro-ES).

De acordo com o levantamento realizado pelas equipes das secretarias municipais envolvidas no projeto, existem em média 15 famílias cujo sustento depende do trabalho de coleta e separação de materiais recicláveis em Guaçuí. “Com o grupo organizado em associação há uma série de vantagens para os associados. Uma delas é que a formalização permitirá que os catadores possam ter seu serviço contratado e os produtos comercializados, sem a necessidade de atravessador”, explica o gerente de programas e projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fabrício Dias Heitor.

Antes dos encontros com os catadores, foram feitas pesquisas para diagnóstico das condições desses profissionais no município. Também foi feito levantamento das famílias que dependem da coleta e a inserção de todas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CADúnico), para que elas passassem a receber o auxílio necessário.

“Constatamos que cada um atua de maneira isolada e que há necessidade de organização do grupo, por meio de uma associação. Agora, estamos na etapa de esclarecimentos sobre a importância de uma entidade associativa, a função de cada um dentro do corpo administrativo formado por presidente, secretário, tesoureiro, para, numa próxima etapa, formalizar a associação”, completa Fabrício Dias Heitor.

A próxima reunião com catadores de materiais recicláveis está agendada para o dia 13 de maio, ocasião em que será formalizada a associação e definido o corpo administrativo da entidade.



Mais informações:
Superintendência de Imprensa Oficial
(28) 3553-3389

https://guacui.es.gov.br/noticia/2014/04/catadores-de-materiais-reciclaveis-recebem-capacitacao-out.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade