Carnês do IPTU e da Coleta de Lixo estão sendo distribuídos em Guaçuí

Quem pagar até o dia do vencimento, 10 de maio, em cota única, terá um desconto de 15% no IPTU

Por Comunicação Guaçuí , fonte Finanças Guaçuí
Publicado em 19/03/2019 às 14:45  •  atualizado há 51 minutos

A Gerência de Arrecadação, do Setor de Tributação, da Prefeitura de Guaçuí, começou a distribuir os carnês do IPTU 2019. E conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Finanças, quem pagar o imposto em cota única, até o vencimento, dia 10 de maio, terá direito a um desconto de 15%. Ainda está sendo distribuído o carnê para pagamento da Coleta de Lixo que também pode ser pago em cota única ou parcelado. Uma taxa vista como muito importante pelo município que utiliza esses recursos para ter uma coleta cada vez melhor e manter a cidade sempre limpa.

O gerente de Arrecadação Tributária, João Manoel Cunha, explica que os dois carnês estão sendo distribuídos de acordo com um cronograma, de residência em residência, em cada bairro da cidade. Um trabalho que requer tempo e mão de obra, já que Guaçuí possui mais de 11.500 unidades, entre terrenos com e sem construção.

Ele ressalta a importância do contribuinte pagar em dia o imposto, destacando o desconto de 15%, mas destacando que pode ser parcelado. “A pessoa pode ter um bom desconto – 15% - pagando em cota única até o dia 10 de maio, mas se não for possível, há a possibilidade de pagar o tributo parcelado, só que sem direito a desconto”, ressalta. Ele lembra que, desde o ano passado, os terrenos baldios (sem construção) tiveram um reajuste maior, assim como, dentro do ajuste dos impostos, também se leva em conta a localização de cada unidade.

João Manoel destaca, ainda, o pagamento da taxa de coleta de lixo que, desde 2018, está sendo cobrada em outro carnê, ou seja, separado do IPTU. Esse carnê também está sendo entregue nas residências dos contribuintes, destacando que é um imposto que deve ser pago por quem produz o lixo. “No caso de um imóvel alugado, deve ser pago pelo inquilino, por quem está morando no imóvel”, afirma.

A Secretaria Municipal de Finanças destaca que os recursos arrecadados com o IPTU voltam para o cidadão como investimentos, em obras e serviços

O gerente enfatiza ainda a importância da taxa de coleta de lixo para o município. “É uma taxa muito importante, porque são recursos que permitem à Prefeitura realizar uma coleta cada dia melhor, como todos podem ver que está sendo feito, porque vivemos numa cidade limpa e bem cuidada, mas para manter isso, o município depende de recursos”, destaca. E conforme informações veiculadas pelo município, Guaçuí tem sido destaque na sua maneira de manter as ruas limpas, inclusive, com a Prefeitura fazendo a coleta de entulhos e móveis velhos, além de conseguir recordes na coleta seletiva de resíduos recicláveis, alcançando números expressivos, como as 40 toneladas de lixo reciclável coletado no mês de janeiro.

A Secretaria Municipal de Finanças também destaca que os recursos arrecadados com o IPTU voltam para o cidadão como investimentos, em obras e serviços realizados pela Prefeitura de Guaçuí. E lembra que o contribuinte que não paga os impostos acaba inscrito na chamada Dívida Ativa do município, o que pode acabar numa cobrança judicial. Essa ação judicial é determinada por lei federal que obriga o município a fazer a cobrança, caso contrário, comete renúncia de receita tributária, o que caracteriza ato de improbidade administrativa.

Carnês do IPTU e da Coleta de Lixo estão sendo distribuídos em Guaçuí

A Prefeitura de Guaçuí está fazendo a distribuição de dois carnês: um do IPTU e outro da coleta de lixo. (Comunicação PMG)

PREFEITURA DE GUAÇUÍ ENCERRA COM CHAVE DE OURO A CAMPANHA GUAÇUÍ MAIS PRÊMIOS

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ ENCERRA COM CHAVE DE OURO A CAMPANHA GUAÇUÍ MAIS PRÊMIOS Foram sorteados um smartphone e uma moto 0 km para as campanhas "Consumidor Sua Nota Tem Valor" e "Agricultor Sua Nota Tem Valor". há 3 meses  •  Finanças