Prefeitura

Canteiro no centro de Guaçuí ganha novo paisagismo em homenagem ao Dia das Mães

40

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 11/05/2017 às 19:27  •  atualizado há 8 dias

Texto: Prefeitura de Guaçuí/Vitor José de Moraes Saraiva
Foto: Prefeitura de Guaçuí/Leo Ola
 
 
Um canteiro no centro de Guaçuí ganhou um novo paisagismo na manhã desta quinta-feira (11), por meio de uma parceria público-privada, homenageando as mães do município. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e contou com o apoio da Secretaria de Obras.
 
A revitalização teve início três semanas atrás quando as espécies antigas plantadas no local foram retiradas, a terra adubada, o local lavado e a área receberam uma nova pintura. Em seguida, uma nova adubação foi realizada para que pudesse receber as novas espécies.
 
Após contato da Semmam junto ao proprietário do Sítio Sant´ana, Marcos Louzada sugerindo a parceria na doação da espécie SunPatiens, o mesmo mostrou-se favorável, indo ao local sendo discutido informações desde a adubação necessária até dados importantes como a irrigação que a planta necessita em manutenção diária.
 
Marcos Louzada que é o atual presidente da Associação dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais (Sulcaflor), contando atualmente com vinte e quatro produtores de Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Ibitirama, Muqui, Muniz Freire E Vargem Alta, aceitou a parceria por conta do entusiasmo do secretário e a proposta muito bem vinda de homenagear as mães. “Gostei do que ouvi por parte do secretário de Meio Ambiente Roberto Martins, dos seus projetos de revitalização dos jardins de nossa cidade e principalmente pela iniciativa muito simpática em homenagear as mães revitalizando um dos canteiros centrais, que está em um local estratégico da cidade, ao lado da rodoviária, porta de entrada para muitos turistas”, informou.
 
Segundo Marcos, a espécie escolhida para a homenagem foi a SunPatiens, patenteada pela Sakata Seed Corporation no Japão, hibrida da Impatiens  ou beijinho, como é popularmente conhecida. Disse ainda que é o pioneiro na produção e comercialização de SunPatiens no sul do Espírito Santo, por meio de contrato comercial junto a um laboratório de São Paulo especializado em modificação genética de plantas, e por isso, possui o direito de comercializar a espécie. Uma das grandes vantagens da planta é a capacidade de suportar calor intenso, chuvas e geadas leves.
 
O secretário de Meio Ambiente Roberto Martins ressaltou a importância da parceria e se colocou à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade. “Acredito que a atitude altamente positiva do presidente da Sulcaflor, Marcos Louzada em aceitar o nosso convite, irá estimular ainda mais novas parcerias que venham contribuir com a beleza de nossa cidade, estimulando o alto potencial turístico”. Disse ainda que outros projetos estão sendo discutidos, inclusive para a área do monumento ao Cristo redentor.
 
Já a prefeita Vera Costa que acompanhou toda pareceria, comemorou a iniciativa e os resultados. Iniciativas assim além de embelezar ainda mais a cidade, estimula as pessoas a valorizar e respeitar ainda mais o espaço público que é de todos. “Quando oferecemos uma homenagem tão significativa como esta, gera nas pessoas o sentimento de pertencimento, a vontade de cuidar de nossa Guaçuí com mais carinho”, informou.
 
Saiba mais:
 
Com recorde absoluto de vendas, a SunPatiens (Impatiens hybrida) tem sido reconhecida mundialmente como a melhor planta florífera ornamental em sua categoria, rendendo premiações no Japão, Estados Unidos, Itália e Reino Unido.
 
Desenvolvida pela Sakata Seed Corporation no Japão pelo método de melhoramento genético convencional (ou seja, sem uso de organismos geneticamente modificados), a variedade levou mais de 10 anos de pesquisa para ser criada.
 
Desde o seu lançamento comercial, a SunPatiens obteve a apreciação de paisagistas e entusiastas de jardinagem em todo o mundo, sobretudo na Ásia, América do Norte, Europa e América do Sul. Ao todo, são 30 variedades, que somam mais de 100 milhões de plantas vendidas pela empresa.
 
No Brasil, a flor já vem sendo cultivada em todas as regiões do país, pois possui grande adaptabilidade e tolerância às variações climáticas - calor intenso, chuvas e geadas leves. O seu alto vigor de planta, as cores vibrantes, a longa durabilidade e o florescimento durante o ano todo fizeram da SunPatiens uma das melhores opções para projetos paisagísticos, jardins, canteiros e vasos de parques e instituições públicas
 
Todas as variedades de SunPatiens são protegidas pela Lei Nacional de Proteção a Cultivares nº 9.456/97, Decreto 2.366/97, portanto a multiplicação é somente permitida com a autorização da Sakata. Atualmente a propagação e comercialização das mudas são feitas pela Bio Plugs (Atibaia/SP) que possui a licença do detentor da genética.
 
Maiores informações:
Marcos Louzada - Sítio Sant’ana, Guaçuí.
E-mail: mflouzada@uol.com.br
 
Filmagem/uso livre: https://youtu.be/pFmjytlZN_w
 
 
 
Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-1387
 
 
 
*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.

Fotos

Canteiro no centro de Guaçuí ganha novo paisagismo em homenagem ao Dia das Mães

https://guacui.es.gov.br/noticia/2017/05/canteiro-no-centro-de-guacui-ganha-novo-paisagismo-em-homenagem-ao-dia-das-maes.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade