Cultura, Turismo e Esporte

Bandas e fanfarras na Praça João Acacinho em Guaçuí

O domingo está sendo de tradição na Praça João Acacinho, em Guaçuí, com o 1º Encontro de Bandas realizado pelo município

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Fotos (1 a 10 - Marcos Freire/PMG; 11 a 19- Leo Ola/PMG)
Publicado em 24/07/2017 às 09:16  •  atualizado há 1 mês

Bandas e fanfarras tomaram conta da Praça João Acacinho, em Guçuí, na manhã de domingo (23), em programação que se estende durante o dia, até o final das apresentações das agremiações. Além da anfitriã da festa, a Lira Santa Cecília, de Guaçuí, também estão presentes bandas do Espírito Santo e vindas de municípios de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O encontro é uma realização da Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, em parceria com Lira do município.

A programação começou com uma alvorada às 5 horas da manhã do domingo e depois seguiu com banda de fanfarra até culminar com o desfile das agremiações que se reuniram na praça próxima à sede da Prefeitura, onde foi montado o local de apresentação. Segundo a Secretaria, o Encontro de Bandas de Guaçuí vem resgatar uma atividade que tem muita tradição no município.

O secretário municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Leonardo Ridolfi, destaca que a finalidade é dar oportunidade para um intercâmbio cultural entre os municípios que participam do evento, além de oferecer um lazer cultural à população em geral.  “O evento tem também importância para o turismo local, trazendo muitos visitantes de outras localidades”, destaca o secretário.

O maestro da Corporação Musical Santíssima Trindade, de Ponte Nova (MG), José Paulo Gomides, coloca que projetos como os de Guaçuí são muito bons, mas devem, principalmente, promover a confraternização entre os grupos. “A gente vem fazer música, mas também conhecer pessoas, aprender, trocar informações e conhecer novas maneiras de tocar”, afirma.

Já o maestro da Lira Santa Cecília, de Guaçuí, Herley Oliveira Silva, destaca que um evento como este, realizado em seu município, é muito importante, porque os músicos precisam estar sempre tocando. “Isso incentiva o surgimento de novos alunos e novos músicos na cidade”, enfatiza. Também estão em Guaçuí, além da banda de Ponte Nova e da anfitriã, a sua homônima, Lira Santa Cecília, de Varre Sai (RJ), a Lira da Esperança, de Lajes do Muriaé (RJ), a Corporação Musical Santo Antônio, de Rio Doce (MG), Fanfarra de Ibitirama (ES) e Lira Carlos Gomes, de Alegre (ES). Cada uma recebe um certificado pela participação no evento.

Recordações

Crianças, jovens e adultos de várias gerações acompanham as apresentações na Praça João Acacinho. Ana Barbosa Sana, de 85 anos, era uma das admiradoras de bandas e fanfarras no meio do público presente. Ela elogia a iniciativa do município e diz que música é sempre importante na vida de todos. “Tudo fica melhor com música, porque a música é a alma de uma celebração”, afirma. “E tudo isso também me traz muitas recordações”, completa.

Ela veio acompanhada de seu filho, João José Barbosa Sana, 59 anos, que também se diz amante da boa música. “A iniciativa de eventos como esse é muito importante e deve ser feito sempre”, destaca. “Quem canta seus males espanta e precisamos destes momentos de paz e esperança para o mundo”, acentua.

(28) 99992-5504 - Marcos Freire

Bandas e fanfarras na Praça João Acacinho em Guaçuí

As bandas se reuniram para a apresentação na Praça João Acacinho, próximo à sede da Prefeitura de Guaçui.

Encontro de Bandas em Guaçuí

Noticia NOVOS CONSELHEIROS DO TURISMO TOMAM POSSE E DISCUTEM PLANOS DE DESENVOLVIMENTO PARA OS PRÓXIMOS ANOS  há 25 dias  •  Cultura, Turismo e Esporte

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ INSTALA PLACAS DE ALERTA NAS CACHOEIRAS DO CABOCLO E TREMEDEIRA Além das Cachoeiras do Caboclo e Tremedeira, em breve serão instaladas placas informativas nas demais cachoeiras e pontos turísticos do município. há 1 mês  •  Cultura, Turismo e Esporte

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ CELEBRA CONCLUSÃO DAS OBRAS DE ILUMINAÇÃO NO CAMPO DE SÃO TIAGO  há 3 meses  •  Cultura, Turismo e Esporte