Prefeitura

Alunos participam de atividade pedagógica em Vitória

29

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 22/05/2017 às 20:50  •  atualizado há 1 mês

Um grupo de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Anísio Teixeira” passaram por uma experiência diferente que possibilitou um grande aprendizado. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a comunidade e a cultura surda de Vitória - ES, e conviver com a realidade dos alunos da capital através de uma festa julina realizada no Centro de Atendimento ao Surdo (CAS), no bairro de Santo Antônio.
 
O grupo de estudantes guaçuienses tem como professora Rosemárcia Fernandes Marins e faz parte do Atendimento Educacional Especializado (AEE). De acordo com a professora, todos os estudantes ficaram maravilhados, empolgados e felizes ao verem pessoas surdas em comunicação completa e fluente, usando a língua do surdo, de sinais, aqui no Brasil denominada Língua Brasileira de Sinais (Libras). “Os estudantes constataram que o surdo é um cidadão que estuda, trabalha, dirige veículos e motos, constitui família e vive como o cidadão ouvinte”, afirmou a professora.
 
Segundo a professora, por cada cidade que o grupo passou no trajeto para a capital, o motorista responsável pelo grupo parava e esperava para que fossem dadas informações básicas para o reconhecimento do lugar. “Nosso motorista foi um excelente profissional, e pudemos contar com a paciência, a ajuda e a simpatia”, acrescentou.
 
A tecnologia ajudou os alunos a se orientarem. “Por meio do GPS procurei atuar geograficamente e dar aos alunos uma noção de distância de um lugar a outro, para posteriormente trabalharmos em sala com o mapa do estado e com as fotos que tiramos durante a viagem”, disse Rosemárcia.
 
O passeio na capital foi gratificante para os estudantes, pois possibilitou que eles conhecessem o a cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, o Palácio Anchieta, sede do executivo estadual, e a Basílica de Santo Antônio e depois a cidade de Vila Velha e o convento da Penha. “Toda a viagem foi extremamente profícua em várias áreas, mas, principalmente no contato de nossos alunos com a cultura surda. Eles próprios puderam constatar que o surdo é um ser capaz e independente, e não um indivíduo que precisa viver à margem da sociedade”, enfatizou a professora.
 
A viagem dos alunos teve o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação com a secretária Maria do Rosário Araújo Carvalho Mendonça, a superintendente pedagógica, Penha da Conceição e Rita Fonseca.
 
 
Texto: ASSESSORIA DE IMPRENSA OFICIAL / SERRANA FILETTI
Fotos: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
 
 
Informações Adicionais
Secretaria Municipal de Educação
(28) 3553-1294
 
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da PMG
(28) 3553-3344

Fotos

Alunos participam de atividade pedagógica em Vitória

https://guacui.es.gov.br/noticia/2017/05/alunos-participam-de-atividade-pedagogica-em-vitoria-wxylg.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade