Cultura, Turismo e Esporte

Aberta Fase municipal dos Jogos Escolares em Guaçuí

Os jogos foram abertos em solenidade realizada no Teatro Municipal Fernando Torres, na manhã desta segunda-feira

Por Comunicação Guaçuí , fonte Esportes Guaçuí
Publicado em 01/04/2019 às 11:47  •  atualizado há 2 dias

Com o Teatro Municipal Fernando Torres lotado, foi aberta a fase municipal dos Jogos Escolares 2019, em Guaçuí, que é organizada pelo setor de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Semcultes). A abertura contou com a participação de alunos e educadores das escolas participantes, além de autoridades. A fase municipal define as equipes que vão representar o município na fase regional da competição.

A solenidade começou com a exibição de um vídeo que mostrou momentos de outras edições da competição em Guaçuí e com uma apresentação de alunos da Escola Municipal Isaura Marques da Silva. Depois, alunos entraram com as bandeiras de cada instituição de ensino e as bandeiras do Brasil, Espírito Santo e Guaçuí.

E já na parte final, houve uma apresentação de alunos da Escola Municipal Deocleciano de Oliveira e, em seguida, um momento de emoção, quando o professor Roberto Medeiros entrou com a Tocha Olímpica e acendeu a Pira que foi colocada em cima do palco, sob aplausos de todos os presentes. Grande incentivador dos esportes do município, quando estava em atividade – até perder a visão (ele, inclusive, foi guiado para poder conduzir a tocha) –, Roberto foi homenageado e falou sobre a importância do esporte na vida de todos. “Eu agradeço a todos pelo reconhecimento do trabalho que realizei durante 15 anos como educador e pelo que fiz no esporte”, disse.

O secretário municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Leonardo Ridolfi, colocou que o trabalho está sendo realizado, visando levar equipes para disputar o maior número de modalidades possíveis na fase regional e agradeceu os apoios. “Agradeço a todos que nos apoiam, às escolas e à equipe da Secretaria que trabalhou muito para realizar esses jogos, os quais desejamos e esperamos que corram em paz”, afirmou. Ele também encerrou a solenidade chamando diretores e outros representantes de escolas presentes para declarar abertos os Jogos Escolares em Guaçuí.

O secretário municipal de Educação, Vanderson Pires Vieira, parabenizou à Semcultes pela organização e às escolas, afirmando que a competição deve ser marcada pela boa educação. “Devem ser jogos feitos por pessoas educadas que saberão disputar a competição com lealdade e respeito pelo adversário, o que vale também para as torcidas, e tenho certeza que será assim”, disse.

Também estavam presentes a secretária municipal de Governo e Articulação Institucional, Maria Alice Moulin, o superintendente de Esportes da Semcultes, Judney Vargas, e o presidente da Câmara Municipal, Laudinho Neto.

Escolas

Vão participar desta fase as escolas municipais Isaura Marques da Silva (Caic), Deocleciano de Oliveira e Elvira Bruzzi, além das escolas estaduais Antônio Carneiro Ribeiro e Monsenhor Miguel de Sanctis – Escola Viva – e também o Colégio São Geraldo (particular). As partidas começam nesta segunda-feira, a partir de 13h30, no Ginásio Municipal Zilton Vicente de Vasconcelos.

Serão realizados jogos de futsal masculino infantil e juvenil, futsal feminino juvenil, voleibol feminino infantil e juvenil, handebol masculino juvenil e basquete masculino juvenil. As partidas seguirão até a sexta-feira (5), começando às 8 horas, a partir de terça-feira (2). Apenas o jogo de basquete entre a Escola Isaura Marques da Silva e a Escola Viva irá acontecer na quadra poliesportiva do Colégio São Geraldo. Confira tabela dos jogos abaixo.

Tabela

Segunda-feira (1/4)

13h30 – Colégio São Geraldo x EMEF Isaura Marques da Silva (FMI)

14h30 – EEEM Antônio Carneiro Ribeiro x EMEF Elvira Bruzzi (FMI)