Assistência Social e Direitos Humanos

AABB Comunidade realiza Dia da Cultura em Guaçuí

Evento foi realizado na noite desta quinta-feira (29) e apresentou expressões da cultura do Estado do Espírito Santo

Por Comunicação Guaçuí , fonte Assistência Social Guaçuí
Publicado em 30/08/2019 às 15:53  •  atualizado há 4 dias

O programa AABB Comunidade de Guaçuí realizou, na noite desta quinta-feira (29), o seu Dia da Cultura. O programa é mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Renda (Semasdh), sendo uma prioridade na administração da prefeita Vera Costa, que tem mantido a parceria com a Fundação Banco do Brasil (Fenabb). A Prefeitura de Guaçuí é a única do Estado que ainda mantém o programa em atividade.

Sobre o Dia da Cultura, o coordenador do programa AABB Comunidade de Guaçuí, Jonny Machado da Silva, coloca que o Estado do Espírito Santo traz “um emaranhado de histórias e belezas” que não podem se perder no tempo. “É preciso rememorar a cultura de nosso Estado e, por isso, o AABB Comunidade veio lembrar essas culturas e apresentá-las aos presentes”, destaca.

Orientados por seus educadores, os meninos e meninas que participam do programa, em Guaçuí, apresentaram números de dança, como Maculelê, Samba de Roda, Boi Pintadinho – se referindo ao município de Muqui que mantém essa expressão cultural até hoje – e também coral. Um evento que foi aberto ao público, contando com a presença de pais e outros convidados, entre estes representantes da sociedade e parceiros do AABB Comunidade.

Segundo Jonny Machado, a equipe do programa planejou cada detalhe de evento, para representar todas as atividades culturais apresentadas, tanto na decoração dos espaços como no figurino utilizado nas apresentações. Foram expostos trabalhos realizados nas atividades do AABB Comunidade de Guaçuí, com quadros pintados com os casarios antigos da cidade, “bem como a boneca Abayomi, que é um símbolo da diversidade cultural de nosso país”. “Foram apresentados, ainda, as mulinhas que acompanham o Boi Pintadinho, os estandartes da Folia de Reis e as bonecas negras que lembram as várias raças e etnias”, conta o coordenador.

No final do evento, foi servido um lanche aos convidados. Entre estes, estavam presentes a secretária municipal de Assistência Social, Josilda Amorim, o secretário municipal interino de Educação, Liomar Luciano de Oliveira – Mazinho, os vereadores Licinho e Paulinho do Vitalino, além do pessoal da equipe da Semasdh e do AABB Comunidade, e o avaliador da Fundação Banco do Brasil, Reinaldo.

O Programa de Integração AABB Comunidade tem por objetivo principal promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, por meio de ações educacionais que favorecem a inclusão sócio-produtiva e ampliam a consciência cidadã, no contraturno das escolas. Neste sentido, o referido programa consiste numa proposta sócio-educativa desenvolvida nas AABBs, integrando família, escola e comunidade.

O Programa funciona com recursos enviados pela Fenabb que são utilizados para a compra do material utilizado nas atividades para as crianças e adolescentes matriculados. Já a Prefeitura de Guaçuí entra com os profissionais que trabalham no programa, além de alimentação e limpeza do local. Enquanto a AABB do município cede as instalações, recebendo uma verba por criança matriculada.

AABB Comunidade realiza Dia da Cultura em Guaçuí

Os meninos e meninas que participam do programa, em Guaçuí, apresentaram números de dança, como Maculelê, Samba de Roda, Boi Pintadinho e também coral. (Comunicação Guaçuí)

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO  Nº 008/2024

Noticia JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 008/2024 TERMO DE FOMENTO ENTRE O MUNICÍPIO DE GUAÇUÍ – ES, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, DIREITOS HUMANOS, TRABALHO E RENDA E CASA DO CAMINHO há 7 dias  •  Assistência Social e Direitos Humanos