GUAÇUÍ APRESENTA PROJETOS EM PROL DO MEIO AMBIENTE NA ALES
Projetos exitosos foram apresentados na última sessão da Tribuna Popular.
Por COMUNICAÇÃO, fonte MEIO AMBIENTE
Publicado em 07/12/2023 às 10:43 • atualizado há 1 dia
Na manhã desta quarta-feira (6), o secretário municipal de Meio Ambiente Roberto Martins, indicado pelo deputado Coronel Weliton, participou da Tribuna Popular, falando sobre ações de preservação estimuladas pela pasta no município. É o caso da “Mostra de Vídeos Curtas Ambiental”, que envolve alunos das escolas públicas e particulares. O “Oscar do Meio Ambiente” premia os melhores trabalhos acerca de temas para serem explorados em vídeo na Semana do Meio Ambiente.
Martins apresentou também o projeto de reciclagem adotado em Guaçuí, que contempla de 8% a 10% (acima de média nacional) dos resíduos produzidos pela cidade de 31 mil habitantes. Além do impacto positivo para o meio ambiente, ele contou que a medida diminuiu o volume de lixo destinado para o aterro em Cachoeiro de Itapemirim. O gasto anual com transporte dos resíduos fica em torno de R$ 1 milhão, onde a reciclagem “recupera” metade desse gasto, sendo esses recursos em sua maioria, injetados no comércio local.
De acordo com o convidado, em 2023, até o mês de outubro foram recicladas 355 toneladas de vários resíduos, além de metal, plástico, material eletrônico e até óleo de cozinha usado (transformado em biodiesel). O trabalho é feito pela associação de catadores, totalizando 16 famílias, que recebem auxílio financeiro da administração municipal.
Outro projeto mencionado foi o “Troca Sustentável”, que tem relação com a reciclagem: o cidadão troca 20 latinhas de alumínio ou 2 litros de óleo de cozinha usado por uma muda de espécie nativa da Mata Atlântica, geralmente um ipê. Um total de seis mil mudas nativas da Mata Atlântica foi distribuído e plantado principalmente na zona rural. Para o secretário, a medida “não só incentiva a questão da reciclagem, como também o aumento da cobertura vegetal”, afirmou.
Fotos

GUAÇUÍ APRESENTA PROJETOS EM PROL DO MEIO AMBIENTE NA ALES
Arquivos disponíveis
https://guacui.es.gov.br/l/cbbFg.html
Publicações relacionadas

Noticia VAGAS ABERTAS PARA AGENTE DE SUPORTE EDUCACIONAL há 1 dia • Educação

Noticia SEMANA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É CELEBRADA COM ATIVIDADE EDUCATIVA PARA CRIANÇAS há 9 dias • Educação

Noticia GUAÇUÍ INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA há 14 dias • Educação

Noticia PAAT AMPLIA OPORTUNIDADES PARA ALUNOS TALENTOSOS DA REDE MUNICIPAL há 15 dias • Educação

Noticia MATRÍCULAS ABERTAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA As inscrições podem ser realizadas até o dia 31/03 nas Escolas Municipais. há 19 dias • Educação

Noticia MEIO AMBIENTE REALIZA O PROJETO “TROCA SUSTENTÁVEL “COM DISTRIBUIÇÃO DE 300 MUDAS NATIVAS DA MATA ATÂNTICA EM GUAÇUÍ há 1 mês • Educação

Noticia UNAC FAMES COM EDITAL ABERTO PARA MEDIADOR PRESENCIAL! há 1 mês • Educação

Noticia PRIMEIRA REUNIÃOS DE GESTORES 2025 DEFINE DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO EM GUAÇUÍ O encontro reúne a equipe pedagógica e gestores escolares para discutir o planejamento do ano letivo. há 1 mês • Educação

Noticia CHAMADA PÚBLICA - PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO há 1 mês • Educação

Noticia 1ª CAPACITAÇÃO DE MERENDEIRAS 2025 A 1ª Capacitação das Merendeiras da Secretaria Municipal de Educação de 2025 foi um evento de grande importância para aprimorar as práticas dos profissionais que atuam com a alimentação escolar em Guaçuí. há 1 mês • Educação