Governo e Articulação Institucional

SEXTA ENTREVISTA DO PROGRAMA GUAÇUÍ EM AÇÃO

Por COMUNICAÇÃO, fonte SECRETARIA DE GOVERNO
Publicado em 06/06/2022 às 15:41  •  atualizado há 5 dias

Na manhã do último sábado (04) aconteceu a quinta entrevista do Programa Guaçuí em Ação. A secretária de Saúde, Juliana Miranda e o secretário de Meio Ambiente, Roberto Martins, representando o prefeito Jauhar, estiveram na rádio 90.5 FM levando informações sobre a saúde do município.

Para abrir a entrevista, a secretária Juliana Miranda explicou que no período de 2021 até o início de 2022 todas as ações da saúde foram direcionadas ao enfrentamento da pandemia, as medidas de segurança, higienização e principalmente avançar na imunização, para que população tivesse a liberdade que estão tendo hoje. A cobertura vacinal do município é maior do que a média prevista pelo estado e pelo ministério de saúde.

Após a baixa no número de casos o município está retornando com os serviços que ficaram paralisados durante a pandemia, como, transporte sanitário, cirurgias eletivas, exame de média e alta complexidade, entre outras ações, como NASF, acompanhamentos, serviço de fisioterapia, atendimento aos acamados entre outros. “Estamos enfrentando o grande desafio de dar conta da grande demanda reprimida. Hoje temos uma demanda de 3 por 1, com os mesmos recursos financeiros e a mesma quantidade de profissionais, sendo hoje esse o nosso  maior desafio em fazer saúde. Considero que não temos que fazer nada novo, precisamos reativar tudo da forma que era antes da pandemia”, concluiu Juliana.

O secretário de Meio Ambiente, Roberto Martins explicou sobre a parceria entre as Secretarias, que após reunião no mês de março do ano corrente a Secretaria de Saúde, por meio do SAE/CTA estabeleceram uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente visando dentro das normas legais, dar a destinação correta a caixas e bulas que não tiveram nenhum contato direto com os medicamentos, para serem encaminhadas para reciclagem. Após a parceria quase 1000 caixas e bulas ganharam destinação correta.

Dentre outros assuntos abordados durante a entrevista, a secretária de Saúde também falou sobre como a gestão conseguiu acabar com a fila de marcação de exames, a famosa fila da madrugada.  Após estudarem algumas situações o município criou um agendamento virtual. Caso o médico prescreva algum exame laboratorial, que seja de cobertura do SUS, ao sair da consulta a coordenadora agenda o exame daquele paciente no sistema, e já marca o dia e horário que ele deve ir carimbar esse pedido de exame. Nesse sistema são agendados somente exames de rotina, que podem esperar até dois meses para serem feitos, não são considerados urgentes.  Os pacientes urgentes, oncológicos, pré-operatórios, gestantes, hemodiálises, e cardiopatas graves, podem se dirigir ao prédio da Veneranda  e carimbar os exames, a qualquer dia e horário.

O Programa Guaçuí em Ação foi desenvolvido com propósito de levar aos cidadãos guaçuienses informações sobre ações que estão sendo desenvolvidas pela administração. Todo primeiro sábado do mês, o prefeito Marcos Luiz Jauhar, acompanhado de convidado estará na rádio 90,5 levando informações sobre o município para toda população.

Clique aqui para assistir o programa na íntegra

SEXTA ENTREVISTA DO PROGRAMA GUAÇUÍ EM AÇÃO

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ RECEBE EQUIPE DO TRIBUNAL DE CONTAS PARA ORIENTAÇÕES PÓS-ENCHENTES  há 18 horas  •  Governo e Articulação Institucional

Noticia ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL REALIZA REUNIÃO COM MORADORES DO BAIRRO HORTO FLORESTAL PARA DISCUTIR REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA  há 6 dias  •  Governo e Articulação Institucional