Melhoria no atendimento do SAMU é tema de reunião nesta sexta-feira (23)
Representantes do executivo e legislativo municipal, do Consórcio Público da Região Pólo Sul (CIM - Pólo Sul), Avante Social, Pronto Socorro e Santa Casa de Guaçuí participaram da reunião.
Por Comunicação Guaçuí, fonte Secretaria de Saúde
Publicado em 23/07/2021 às 15:39 • atualizado há 15 horas
Uma reunião sobre o funcionamento do SAMU em Guaçuí foi realizada na manhã desta sexta-feira (23), no plenário na Câmara Municipal, contando com a presença de representantes do executivo e legislativo municipal, do Consórcio Público da Região Pólo Sul (CIM - Pólo Sul), responsável pelo serviço nos municípios do Sul do Estado, e da Coordenadora do SAMU - Região Sul - Avante Social, Mônica Torres de Miranda.
Melhorias no atendimento do SAMU foram discutidas na reunião. "O que nós queremos é agilidade. Resolução dos problemas", destacou o prefeito, Marcos Luiz Jauhar. Todos os vereadores presentes tiveram a oportunidade de expor suas opiniões e apresentar solicitações de moradores da cidade.
A diretora executiva do Consórcio Público da Região Polo Sul - CIM POLO SUL, Katiuscia Scarpini Pavão, explicou aos presentes que o SAMU é um protocolo nacional e a implantação nos municípios seguem uma determinação do Ministério Público. "Todos os municípios devem contar com os serviços do SAMU, seja por meio do consórcio, seja com recursos próprios".
O SAMU 192 faz parte da rede de Urgência e Emergência do Estado. É um serviço de socorro que funciona 24 horas, por meio de orientações e do envio de unidade móvel e equipe capacitada para realização do atendimento.
Quanto à melhoria no tempo de resposta aos atendimentos do SAMU a diretora executiva do CIM - Polo Sul, informou que o consórcio encaminhou para a Secretaria de Estado de Saúde (SESA) um ofício solicitando a descentralização da central de regulação e a aquisição de equipamentos que possibilitem identificar a localização do solicitante. "Estamos pleiteando com a SESA a possibilidade de regionalizar. Precisamos descentralizar a central de regulação", destacou.
Também participaram da reunião, representantes do Pronto Socorro e da Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí e o comandante do Corpo de Bombeiros, Capitão José.
O SAMU começou a funcionar em Guaçuí no dia 29 de março. Confira abaixo quando se deve acionada o SAMU ou o Corpo de Bombeiros:
Fotos

Melhorias no atendimento do SAMU foram discutidas na reunião. (Comunicação Guaçuí)












https://guacui.es.gov.br/l/cbbg1.html
Publicações relacionadas

Noticia PALESTRA EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA SAÚDE há 3 dias • Saúde

Noticia BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 29/12/2024 a 05/04/2025 há 3 dias • Saúde

Noticia PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÇUÍ PROMOVE CONSCIENTIZAÇÃO NO ABRIL VERDE E ABRIL AZUL há 9 dias • Saúde

Noticia BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 29/12/2024 à 29/03/2025 há 11 dias • Saúde

Noticia BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 29/12/2024 A 22/03/2025 há 17 dias • Saúde

Noticia BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 29/12/2024 A 15/03/2025 há 25 dias • Saúde

Noticia BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 29/12/2024 A 09/03/2025 há 1 mês • Saúde

Noticia BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 29/12/2024 À 22/02/2025 há 1 mês • Saúde

Noticia CRONOGRAMA FUMACÊ há 1 mês • Saúde

Noticia BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 29/12/2024 À 08/02/2025 há 1 mês • Saúde