Coletivo Guaçuí em Cena apresenta espetáculo para alunos das escolas municipais e estaduais da cidade
O espetáculo será apresentado para uma plateia reduzida, de 5º e 6º anos, em área aberta, com uso de máscaras e distanciamento.
Por Comunicação Guaçuí, fonte Secretaria de Cultura
Publicado em 15/07/2021 às 08:53 • atualizado há 4 horas
O Coletivo Guaçuí em Cena começou na última quinta-feira (8) uma série de 10 apresentações do espetáculo “A pedra da lua – A lenda das icamiabas”, para alunos das escolas municipais e estaduais da cidade, projeto aprovado no edital 026/2019 de coletivos juvenis - interações estéticas da Secretaria de Estado do Espírito Santo – Secult-ES.
A proposta inicial do projeto era atingir cinco escolas e um total de 2600 alunos, no entanto, devido à pandemia de Covid-19 que impôs muitas restrições, o espetáculo será apresentado para uma plateia reduzida, de 5º e 6º anos, em área aberta, com uso de máscaras e distanciamento.
Os diretores das instituições de ensino consentiram com as apresentações devido ao risco baixo neste município, e ainda, o tema do espetáculo estar relacionado aos conteúdos didáticos das turmas envolvidas.
O texto, inspirado nas lendas contadas por José Wlademiro de Carvalho, escritor e historiador, narra as trajetórias de Guaracy e Jacy, separados por mundos diferentes, que no entanto acabam por se esbarrar num portal místico na Serra do Caparaó.
Durante uma excursão ao Pico da Bandeira, Guaracy se perde do guia e se depara com o portal que tem como guardião o turrão Puchirõ, protetor de um reino místico e é nele que vive a princesa Jacy querendo descobrir a sua história.
Lendas como da “casa queimada” no Pico da Bandeira, das mulheres guerreiras do Caparaó, da constelação das Três Marias e da serpente guayupiá serão contadas pelo coletivo que vem desde o ano passado se preparando para as dez apresentações.
O líder do coletivo e ator, Kaio Serafim, está entusiasmado em reencontrar o público e ainda exercer a possibilidade de uma mini temporada. “É um momento de euforia poder voltar aos palcos, mesmo que esse seja em quadras e pátios escolares, e ter esse encontro direto com o público. Será o momento também de experimentar o que temos estudado e ensaiado de forma prática e concreta”, declara.
No elenco e técnica estão Kaio Serafim, Lucas Almeida, Rafaela Carvalho, Breenda Martins, Luiz Carlos Nascimento, Rainne Medeiros e Matheus Soares. O diretor convidado é Carlos Ola e a cenografia é de João Batista de Moraes. As apresentações acontecem até o dia 27 de julho em seis escolas deste município.
Fotos

“A pedra da lua – A lenda das icamiabas” é o espetáculo que está sendo apresentado para alunos das escolas municipais e estaduais da cidade. (Divulgação)





https://guacui.es.gov.br/l/cbbfX.html
Publicações relacionadas

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE REUNIÃO COM PRODUTORES RURAIS QUE COMERCIALIZARAM PRODUTOS NA FEIRA DOS MUNICÍPIOS Transparência e valorização dos produtores marcam o encontro para avaliar o sucesso do evento. há 9 dias • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia DIA DO EVANGÉLICO CELEBRA FÉ E CULTURA COM DESFILE DE IGREJAS E SHOW DE DELINO MARÇAL O evento foi promovido pela Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, com o apoio do Conselho Municipal de Pastores Evangélicos de Guaçuí (Compeg). há 23 dias • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia DIA DO EVANGÉLICO TERÁ GRANDE PROGRAMAÇÃO EM GUAÇUÍ A comemoração do Dia do Evangélico acontecerá neste sábado (26), com show de Delino Marçal há 28 dias • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia GUAÇUÍ RECEBE OLHEIROS E REALIZA PENEIRA DE FUTEBOL PARA JOVENS ATLETAS DA REGIÃO há 29 dias • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE GUAÇUÍ CONFIRMA SUCESSO DE PÚBLICO Mais de 120 técnicos, produtores e atores, circularam por Guaçuí e apresentaram um pouco de sua arte em 20 espetáculos para um público que atingiu aproximadamente 4 mil pessoas. há 31 dias • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia EQUIPES DE VÔLEI FEMININO DE GUAÇUÍ CONQUISTAM ÓTIMOS RESULTADOS NOS JOGOS ESCOLARES 2023 Com brilhante desempenho, as equipes sagraram-se campeãs da fase regional e conquistaram o honroso 3º lugar na fase estadual, enchendo de orgulho nosso município. há 1 mês • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia DANÇA AFRO-CONTEMPORÂNEA ABRE 23° FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE GUAÇUÍ A 23ª edição do festival começou no último domingo (13) e segue até sábado (19), com peças no Teatro Fernando Torres e também na Praça da Matriz. há 1 mês • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ REALIZA FINAL DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL 2023 Após um confronto acirrado , a equipe CT LK foi coroada campeã vencendo o time da AABB por 2 x 1. há 1 mês • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia 23º FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE GUAÇUÍ ACONTECERÁ ENTRE OS DIAS 13 E 19 DE AGOSTO há 1 mês • Cultura, Turismo e Esporte

Noticia TIME DE BASQUETE DE GUAÇUÍ CONQUISTA EXCELENTES RESULTADOS NOS JOGOS ESCOLARES há 1 mês • Cultura, Turismo e Esporte