Meio Ambiente

Secretarias de Meio Ambiente de Guaçuí e Afonso Cláudio realizam reunião técnica de trabalho

Os visitantes vieram a Guaçuí conhecer de perto as ações exitosas da Semmam na coleta seletiva, licenciamento ambiental, paisagismo e educação.

Por Comunicação Guaçuí, fonte Secretaria de Meio Ambiente
Publicado em 19/06/2021 às 10:29  •  atualizado há 3 dias

Em uma reunião técnica de quase nove horas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), recebeu nesta quinta-feira (17), a secretária municipal de Meio Ambiente de Afonso Claudio, Senhora Valéria Hollunder Klippel, que também é a primeira-dama daquele município e o biólogo auxiliar de chefia Pedro Henrique Charpinel Giestas, onde foram recebidos pelo secretário da pasta Roberto Martins.

A pauta foi alinhar ações a respeito do Licenciamento Ambiental, as ações de paisagismo e jardinagem e principalmente a Coleta Seletiva que está sendo organizada naquele município. Durante o encontro os dois secretários discutiram em detalhes cada procedimento analisando as causas e efeitos dentro das experiências exitosas desenvolvidas em Guaçuí.

Inicialmente os visitantes foram recebidos pelo prefeito Marcos Luiz Jauhar que deu as boas-vindas aos visitantes, e após, seguiram para a sede da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Guaçuí - ASGUAMAR, onde puderam conhecer na prática as ações rotineiras da associação como: coleta, separação dos resíduos, prensa, armazenamento e separação dos fardos até a comercialização.

Os visitantes fizeram vários questionamentos anotando cada detalhe se familiarizando com as experiências de cada associado.

Após a visita à sede da Asguamar aconteceu a reunião de trabalho na sede da Semmam, onde o secretário Martins disponibilizou um relatório de cem páginas descrevendo todas as ações da coleta seletiva em Guaçuí até os dias atuais, incluindo cópia de processos da aquisição dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), o contrato firmado com a Asguamar dentre outros.

Também foi amplamente discutido as atividades de paisagismo e jardinagem e educação ambiental desenvolvidas em Guaçuí.

A secretária Valéria ao final dos trabalhos agradeceu a recepção e o intercâmbio realizado, “quero agradecer ao prefeito Jauhar ao secretário Roberto Martins, pela incrível recepção. Foi um dia extremamente produtivo, com aquisição de muitos conhecimentos para a secretaria municipal de Meio Ambiente de Afonso Cláudio, em assuntos que Guaçuí é referência hoje é referência. Assim, estamos juntos empenhados em tornar Afonso Cláudio um município cada vez mais sustentável”, finalizou.

Segundo Martins, a visita foi altamente técnica e proveitosa. “Foi uma visita altamente eficaz onde pudemos perceber dificuldades comuns entre as duas secretarias, onde destaco o profissionalismo, a vontade, a perseverança e amor em defesa da vida e do meio ambiente por parte de nossos visitantes. Foi uma honra, um aprendizado e estamos ao dispor para juntos vencermos os desafios propostos”, afirmou Martins.

Na sede da ASGUAMAR os visitantes puderam conhecer na prática as ações rotineiras da associação. (Comunicação Guaçuí)

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA A Semmam conquistou o 2º lugar no Prêmio Farol do Bem Sustentabilidade com Projeto Inovador de Arborização e Paisagismo. há 4 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA