Prefeitura

Exército Brasileiro faz homenagem ao veterano de guerra, soldado Agostinho, morador de Guaçuí

Por Comunicação Guaçuí, fonte Prefeitura
Publicado em 25/05/2021 às 13:29  •  atualizado há 1 dia

Uma equipe do 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro de Vila Velha esteve em Guaçuí nesta segunda-feira (24) para homenagear o veterano de guerra, soldado Agostinho Ferreira da Silva, que completou 98 anos de vida. O prefeito, Marcos Luiz Jauhar, participou da homenagem na Praça da Matriz acompanhado do secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Eleon Spala.

"Já me emocionei várias vezes com essa linda homenagem. O Sr Agostinho traz no peito a medalha sangue do Brasil. Ele foi ferido duas vezes na 2ª Guerra Mundial, então hoje quero parabenizá-lo por sua história de vida. Fiquei encantado com cerimônia do exército. Porque hoje, nossa maior autoridade militar em Guaçuí é o Sr Agostinho”. Disse o prefeito.

Em suas falas, o representante do comando do 38º Batalhão de Infantaria - Batalhão Tibúrcio, Capitão Felipe Ferrari, contou uma breve história do exército brasileiro na 2ª guerra Mundial e parabenizou o veterano de guerra, Soldado Agostinho.

“Eles foram onda atrás de onda, sem hesitar e sem questionar, movidos por uma arma que nenhuma força inimiga poderia combater ou vencer. A crença e a fé inabalável e valores como paz, liberdade e democracia. Senhores como esse que está aqui à nossa frente, o soldado Agostinho Ferreira, foram numa empreitada. Saíram do Brasil mais de 25 mil homens e algumas mulheres, para lutar em uma guerra que não os pertenciam. Alguns não retornaram. Ficaram na Itália. Foram mortos. Esse é o motivo pelo qual eu tenho que prestar a mais sincera e honesta continência ao soldado Agostinho Ferreira. Minha eterna gratidão aos serviços prestados pelo senhor à nossa nação”.

Após os parabéns, entoados pela Banda do Batalhão Tibúrcio, Sr Agostinho foi presenteado com uma medalha e um certificado, entregue pelas mãos do Capitão Ferrari.

Também participaram da homenagem, o 2º Maestro da Banda do Batalhão Tibúrcio, Maestro Wilson, o instrutor chefe do Tiro de Guerra 01-013, 1º Sargento Patrique Silva e Silva e o vereador Julinho Tererê.

A homenagem do Exército foi para celebrar os 98 anos de vida do veterano de guerra. (Secultures)

(Comunicação Guaçuí)

Noticia Prefeito de Guaçuí decreta luto oficial pelo falecimento de José Avematias de Oliveira O luto oficial será de três dias em memória ao servidor municipal. há 2 meses  •  Prefeitura

(Comunicação Guaçuí)