Prefeitura

Tiro de Guerra 01-013 realiza aula inaugural da turma de 2021 e prefeito assume diretoria

Devido à pandemia, a cerimônia foi restrita, sem a presença da população.

Por Comunicação Guaçuí, fonte Prefeitura
Publicado em 01/03/2021 às 11:32  •  atualizado há 24 minutos

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (1), na sede do Tiro de Guerra 01-013, a aula inaugural da turma de 2021. Na oportunidade o prefeito, Marcos Luiz Jauhar, assumiu o cargo de diretor do TG.

Ao comando do chefe de instrução, 1° sargento Patrique da Silva e Silva, a cerimônia contou com a presença do vice-prefeito, Wulisses Moreira (Licinho), da presidente da Câmara Municipal, Maria Lúcia das Dores, e do servidor José Adilson.

Devido à pandemia, a cerimônia foi restrita, sem a presença da população. “Gostaria de estar olhando nos olhos dos familiares e amigos dos nossos atiradores, mas a pandemia não permitiu trazer a todos, nesse momento tão sublime na vida do cidadão brasileiro que vai prestar o serviço militar. Rogo a Deus que possamos o quanto antes voltar à nossa normalidade”, declarou 1º Sargento Patrique.

O chefe de instrução do TG também enfatizou a importância desse momento na vida dos jovens que iniciam hoje no Tiro de Guerra. "Trata-se de um momento único, carregado de simbolismos. Que ficará para sempre marcado em suas vidas. Ao ultrapassarem os portões das armas, das inúmeras organizações militares distribuídas em todo território nacional, sintam bater mais forte o coração, como todos que os antecederam, e tenham orgulho do Exército Brasileiro”, disse. Ele também destacou que essa cerimônia simboliza o batismo na vida militar.

Após tomar posse como diretor do TG, Jauhar dirigiu a palavra aos atiradores. "Quero dizer para os senhores o seguinte, não fiquem nervosos. Hoje me lembrei do meu primeiro dia de Polícia Militar, digo aos senhores, vocês estão aqui pra aprender. (...) E para encerrar: não pergunte do que somos capazes, dê-nos a missão", discursou.

O Tiro de Guerra de Guaçuí foi criado em 20 de junho de 1951, por meio da portaria Nº 152 di então Ministro da Guerra, com a numeração inicial de TG 01-278, modificada posteriormente para TG 01-013, sendo regido pelo R-138 – Regulamento para os Tiros de Guerra e Escolas de Instrução Militar que contempla a figura do diretor honorífico e bem como o que lhe compete.

O termo de posse do novo diretor foi assinado pelo prefeito e pelo chefe de instrução do TG.

Jauhar assumiu o cargo de diretor do TG. (Comunicação Guaçuí)